PR Newswire
BOSTON, 4 de Outubro de 2023
Reitora, médica e estudiosa da Universidade Estadual de Ohio traz para a Universidade de Boston sua paixão pelas artes e ciências humanas, juntamente com duas décadas de liderança no ensino superior
BOSTON, 4 de Outubro de 2023 /PRNewswire/ -- A Universidade de Boston anunciou hoje que Melissa L. Gilliam, vice-presidente executiva e reitora da Universidade Estadual de Ohio, uma distinta educadora, estudiosa, cientista pesquisadora e médica, será a 11ª Presidente da Universidade. Ela assumirá o cargo em 1º de Julho de 2024.
Líder nacional no recrutamento de professores, no sucesso dos alunos e defensora da diversidade e inclusão, Gilliam também é professora de obstetrícia, ginecologia e pediatria, cuja pesquisa se concentra no desenvolvimento de intervenções para promover a saúde e o bem-estar dos adolescentes. Além da sua formação em ciência e medicina, Gilliam, que estudou Literatura Inglesa em Yale e filosofia e política em Oxford, diz que foi criada para abraçar a importância social das artes e da cultura. Seu falecido pai, Sam Gilliam, foi um pintor abstrato pioneiro conhecido por uma carreira de experimentação e inovação contínuas. E sua mãe, Dorothy Gilliam, foi uma jornalista pioneira e a primeira repórter negra contratada pelo Washington Post. Seus pais incutiram nela uma curiosidade intelectual e uma firme crença na importância do envolvimento cívico e do serviço público.
Boston e a Universidade de Boston, serão um território familiar para Gilliam. Ela se formou na Faculdade de Medicina de Harvard e, em um de seus projetos de verão lá, colaborou com pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, juntando-se a eles no Equador em um projeto que visava compreender a saúde dos idosos.
"Estou realmente animada com o grau de engajamento da Universidade de Boston na cidade e como o engajamento tem sido uma marca fundamental da Universidade de Boston", disse a Dra. Gilliam. "Estou ansiosa para ouvir as pessoas, aprender e escutar. Eu lidero ouvindo, colaborando e capacitando outras pessoas. Essa é a melhor maneira de administrar grandes organizações, de deixar todos entusiasmados, engajados, capacitados e fazendo mais do que acham que são capazes de fazer. Essa filosofia é fundamental para a governança compartilhada, um componente essencial de uma universidade próspera".
Gilliam sucede a Robert A. Brown serviu desde 2005 como 10º presidente da Universidade de Boston, até deixar o cargo no verão. Seu mandato de 18 anos viu a Universidade de Boston quadruplicar sua doação, abrir suas portas para um órgão estudantil mais diverso e se estabelecer como uma das principais instituições de pesquisa urbana privada e líder global no combate a doenças infecciosas. Kenneth Freeman, presidente interino da Universidade de Boston desde a saída de Brown, permanecerá no cargo até Gilliam começar em Julho e a ajudará na transição para o cargo durante a primavera.
A nomeação dela encerra uma busca que durou mais de um ano e rendeu cerca de 400 candidatos potenciais de todo o mundo. Centenas de estudantes, professores, funcionários e ex-alunos participaram no processo partilhando as características e qualificações que esperavam ver no seu próximo presidente. Essa contribuição ajudou a moldar um perfil presidencial e orientou o trabalho do Comitê de Busca Presidencial, composto por 16 pessoas. O Conselho de Curadores da Universidade de Boston votou na quarta-feira para confirmar a nomeação de Gilliam.
"É uma prova das realizações e do dinamismo da Universidade de Boston o fato de termos conseguido atrair candidatos altamente qualificados e com enorme capacidade", disse Ahmass Fakahany, presidente do Conselho de Curadores da Universidade de Boston. "Estamos num momento incrível e conquistamos o direito de sonhar grande e de concretizar o potencial desta Universidade. A contratação da Dra. Melissa Gilliam é um tremendo passo nessa direção."
Saiba mais na história do BU Today (Universidade de Boston Hoje) a Universidade de Boston nomeia Melissa L. Gilliam como sua 11ª Presidente.
Sobre a Universidade de Boston
Fundada em 1839, a Universidade de Boston é uma instituição de ensino superior e pesquisa reconhecida internacionalmente. Com quase 37.000 alunos, é uma das maiores universidades residenciais privadas dos Estados Unidos. A Universidade de Boston (UB) consiste em 17 escolas e faculdades, juntamente com a Faculdade de Ciências da Computação e Dados e uma série de centros e institutos multidisciplinares essenciais para a missão de pesquisa e ensino da Universidade. Em 2012, a UB se juntou à Associação de Universidades Americanas (AAU), um consórcio das principais universidades de pesquisa dos Estados Unidos e Canadá.
Contato para a imprensa:
Rachel Lapal Cavallario
(617) 353-7628
rlapal@bu.edu
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2235402/Boston_University_Melissa_Gilliam.jpg
FONTE Boston University