PR Newswire
DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 11 de outubro de 2023
DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 11 de outubro de 2023 /PRNewswire/ -- O Fórum Global da Banda Larga Móvel (Global Mobile Broadband Forum, MBBF) anual da Huawei teve início ontem em Dubai. O evento começou com uma discussão transmitida ao vivo entre o presidente rotativo da Huawei, Ken Hu, e o diretor geral da GSMA, Mats Granryd, sobre o estado atual do desenvolvimento do 5G e as projeções futuras.
"A tecnologia está mudando muito rápido e novas demandas estão aparecendo todos os dias", disse Hu. "Portanto, nossas redes precisam continuar evoluindo também. Nosso setor como um todo precisa se preparar para o futuro e maximizar o valor dos investimentos no 5G — e é por isso que estamos trabalhando tanto no 5G Advanced".
O 5G tem progredido a passos largos
Hu e Granryd concordaram que o 5G teve um progresso notável em termos de implementação de redes, adoção, serviços ao consumidor e aplicações industriais. Até o momento, mais de 260 redes 5G foram implementadas em todo o mundo, cobrindo quase metade da população mundial. O 5G é a tecnologia móvel de crescimento mais rápido já vista, tendo alcançado um bilhão de conexões apenas três anos após seu lançamento. Em comparação, o 4G levou seis anos para atingir o mesmo marco.
De acordo com Hu, o 5G se tornou um novo motor de crescimento para as operadoras móveis no mercado consumidor. O 5G já representa a maior parte do tráfego de rede para as principais operadoras móveis do mundo. Em particular, os aplicativos baseados em vídeo estão mudando os hábitos de consumo, gerando um aumento de três a cinco vezes no tráfego de rede e um aumento médio de 10% a 25% na receita média por cliente.
O 5G também ajudou as redes de comunicações móveis a se expandirem para o mercado vertical da indústria — uma de suas maiores diferenças em relação ao 4G. Atualmente, existem mais de 50.000 aplicações industriais de 5G em todo o mundo e mais de 10 milhões de conexões 5G em ambientes industriais.
"Nos últimos quatro anos, identificamos os principais cenários de uso de aplicações industriais, como controle remoto, transmissão de vídeo, visão de máquina e posicionamento, onde podemos maximizar o valor do 5G", continuou Hu. "Também identificamos setores como mineração, portos e manufatura onde podemos ampliar o uso do 5G".
Granryd observou: "O 5G está impulsionando a transformação digital em todos os setores e gerando grandes oportunidades. Em 2030, o 5G adicionará US$ 1 trilhão à economia global, com benefícios distribuídos por todos os setores".
Novos recursos, modelos e ecossistemas: liberando todo o potencial do 5G
Ao comentar sobre os próximos passos do 5G, Hu mencionou várias iniciativas importantes voltadas para o consumidor que podem ajudar as operadoras móveis a alcançar o sucesso contínuo em seus negócios. Isso inclui expandir continuamente a cobertura da rede, melhorar a experiência do usuário e explorar modelos de preços mais flexíveis.
Quanto ao mercado B2B, Hu sugeriu que o setor deveria aproveitar as aplicações 5G reconhecidas para impulsionar a adoção do 5G em escala em mais setores. Ao longo desse processo, as operadoras de telefonia móvel podem se posicionar melhor para aproveitar novas oportunidades de digitalização, aumentando seus recursos em nuvem, o desenvolvimento de aplicações industriais e a integração de sistemas de ponta a ponta.
"Olhando para o futuro, temos muito trabalho a fazer", disse Hu. "Precisamos aprimorar nossos recursos, evoluir a tecnologia, criar uma melhor experiência do usuário, aumentar a adoção na indústria e maximizar o valor de nosso investimento no 5G".
Para ajudar a enriquecer ainda mais o ecossistema de aplicações do 5G, a GSMA propôs a iniciativa Open Gateway como uma forma de apoiar a inovação intersetorial. A Open Gateway é uma estrutura de APIs comuns que dará acesso universal aos recursos de rede das operadoras, permitindo que desenvolvedores e provedores de serviços em nuvem melhorem e criem novos serviços digitais.
"Agora temos aproximadamente 240 operadoras móveis inscritas, representando mais de 62% dos assinantes móveis do mundo", disse Granryd. "A Open Gateway é uma forma dos desenvolvedores, hiperescaladores e outros usarem de forma mais eficaz os recursos das redes e criarem APIs comuns que possam ser compartilhadas por toda a comunidade de operadoras. É como o que fizemos com o roaming na era do 2G, mas para as API. É muito, muito empolgante".
"Precisamos ativar o ecossistema", afirmou Hu. "Particularmente para os desenvolvedores de aplicativos. A Open Gateway é uma ótima maneira de ajudar os desenvolvedores a fazer uso total das redes, criando maiores oportunidades de desenvolvimento para o 5G nos mercados de digitalização do consumidor e do setor".
O Fórum Global da Banda Larga Móvel 2023 é organizado pela Huawei, juntamente com seus parceiros do setor: GSMA, GTI e SAMENA. Realizado em 10 e 11 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, este fórum anual reúne operadoras de rede móvel, líderes verticais do setor e parceiros de ecossistema de todo o mundo para explorar o sucesso da comercialização do 5G e acelerar o uso comercial do 5.5G. Para mais informações, acesse: https://www.huawei.com/en/events/mbbf2023.
FONTE Huawei