Partes interessadas firmam acordos e metas para o 10º Fórum Mundial da Água de 2024

Partes interessadas firmam acordos e metas para o 10º Fórum Mundial da Água de 2024

PR Newswire

BALI, Indonésia, 19 de outubro de 2023

BALI, Indonésia, 19 de outubro de 2023 /PRNewswire/ -- A segunda Reunião de Consulta das Partes Interessadas (RCPI) do 10º Fórum Mundial da Água foi realizada de 12 a 13 de outubro de 2023 em Bali (Indonésia). Os participantes firmaram vários acordos e apresentaram diversas propostas, que serão finalizados no 10º Fórum Mundial da Água em 2024.

Cerimônia de Abertura da 2ª Reunião de Consulta às Partes Interessadas (2nd Stakeholders Consultation Meeting) (PRNewsfoto/Secretariat of the 10th World Water Forum)

O evento reuniu 1094 partes interessadas provenientes de 73 países, incluindo chefes de estado, autoridades nacionais, representantes parlamentares e locais, e organizações civis e comunitárias.

Durante os dois dias da segunda RCPI, as partes interessadas desenvolveram o conceito e analisaram subtemas, tópicos e prioridades regionais do processo temático e regional.

O processo político promoveu o diálogo entre tomadores de decisão de vários níveis, desde chefes de estado até responsáveis ministeriais e parlamentares, autoridades hidrográficas e representantes locais. Todas as organizações que coordenam o processo político compartilharam suas metas e seus roteiros provisórios.

Além disso, foram firmados acordos de cooperação com organizações regionais (Instituto Mediterrâneo da Água, Fórum da Água Ásia-Pacífico, Conselho Asiático da Água e Conselho de Ministros Africano para a Água). Refletindo o compromisso de abraçar as diferentes dimensões regionais, esses acordos reconhecem os vários desafios e soluções para a gestão hídrica do Mediterrâneo, da região Ásia-Pacífico, da África e da América.

Eric Tardieu, vice-presidente do Conselho Mundial da Água, afirmou que os dois dias de discussões permitiram abordar novos assuntos, como o nexo entre clima, água, energia, alimentos, ecossistemas e saúde; soluções baseadas na natureza e em infraestruturas ecológicas; segurança hídrica; integridade ecológica; e circularidade hídrica.

"Também reconhecemos a necessidade de uma integração mais holística de problemas e soluções, como o financiamento de infraestruturas hídricas; a resiliência e segurança hídrica; a justiça e inclusão social na gestão da água; o envolvimento das partes interessadas e a participação pública no planejamento; a importância dos dados para suportar políticas de água; e a conscientização do público em geral", concluiu Tardieu.

Mohammad Zainal Fatah, presidente do Comitê Organizador Nacional do 10º Fórum Mundial da Água, acrescentou que os participantes elaboraram as questões e desafios no âmbito de seis processos temáticos, incluindo segurança hídrica e prosperidade; água para humanos e natureza; redução e gestão de riscos de desastres; governança; cooperação e hidrodiplomacia; financiamento sustentável da água; e conhecimento e inovação.

"Estamos ansiosos para desenvolver uma colaboração contínua e garantir que o 10º Fórum Mundial da Água produza metas mais ambiciosas e garanta compromissos políticos para a gestão sustentável da água".

Contato:

Secretaria do 10º Fórum Mundial da Água

media@worldwaterforum.org

Documentação:

https://drive.google.com/drive/folders/1c9sGdh8PLuI-ao9HwbZIQxTIRogg0y_H?usp=sharing

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2251724/Opening_Ceremony_2nd_Stakeholders_Consultation_Meeting.jpg

 

FONTE Secretariat of the 10th World Water Forum

Voltar noticias em Português no Mundo