Nuvem híbrida é opção para empresas que buscam flexibilidade e escalabilidade

Nuvem híbrida é opção para empresas que buscam flexibilidade e escalabilidade

PR Newswire

SÃO PAULO, 25 de outubro de 2023

SÃO PAULO, 25 de outubro de 2023 /PRNewswire/ -- Dentre as várias possibilidades oferecidas pela computação em nuvem, está a adoção de ambientes híbridos, mesclando serviços de nuvem pública e de nuvem privada, com infraestrutura on-premises. A uni.cloud, empresa provedora de serviços na nuvem, destaca que nessa arquitetura de nuvem híbrida todos os recursos trabalham de forma independente, mas orquestrada, dando suporte às demandas da organização.

Nuvem híbrida proporciona ambiente flexível e ágil

Uma característica da nuvem híbrida é que ela consolida os recursos de TI e facilita a migração de cargas de trabalho entre os diferentes ambientes. Ou seja, é possível mover dados e aplicações de uma nuvem para a outra. Além disso, apesar de englobar serviços diferentes, o gerenciamento é unificado, a partir de uma única ferramenta e interface.

Para especialistas, a nuvem híbrida pode resolver diferentes demandas das organizações.

"Em uma estrutura de nuvem híbrida, a organização ganha um ambiente de cloud computing flexível e ágil. E uma grande vantagem é a possibilidade de fazer adaptações assertivas de acordo com as necessidades do negócio", destaca Arley Brogiato, CEO da uni.cloud, empresa provedora de serviços na nuvem.

Por exemplo, durante um pico de demanda a organização pode direcionar cargas extras para a nuvem pública, de forma rápida e escalável, sem mexer na infraestrutura on-premises.

Da mesma maneira, também é possível escolher onde armazenar determinados dados e aplicações com base em critérios como compliance, privacidade, mitigação de riscos, facilidade para recuperação de dados, otimização de custos e o quão crítica é a carga de trabalho.

Na prática, a empresa ganha controle granular, com benefícios de segurança, escalabilidade e redundância.

Por que as empresas adotam uma infraestrutura de nuvem híbrida

A adoção da computação em nuvem cresce ano a ano. Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), 42% do processamento de dados nas empresas já é realizado na nuvem, e esse percentual deve ultrapassar 50% nos próximos dois anos.

Nesse contexto, a adoção de uma cloud híbrida pode ser tanto uma estratégia calculada quanto um caminho natural da migração para a cloud.

Algumas organizações começam migrando parte das suas cargas de trabalho para a nuvem, mas mantendo outras no data center por questões como custo, logística ou mesmo cultura empresarial.

Veja alguns dos fatores que levam as empresas a adotarem uma nuvem híbrida:

Um ponto de atenção é que definir a arquitetura da cloud híbrida é desafiador, assim como fazer o gerenciamento de múltiplas nuvens e mais o ambiente on-premises. É preciso uma avaliação para definir qual é a melhor estrutura para cada carga de trabalho considerando fatores como segurança, eficiência e custo.

Portanto, seja qual for a escolha da empresa, a jornada para a nuvem deve sempre ser acompanhada por um parceiro de confiança.

"Toda estratégia de nuvem precisa ser bem trabalhada, e o parceiro ideal vai entender e atender às necessidades da organização para que o processo possa fluir sem dores de cabeça", reforça Brogiato.

Ele destaca que a uni.cloud, como Cloud Services Provider, conta com uma rede especializada de parceiros que atuam justamente na implementação de serviços em nuvem. Para saber mais, acesse o site da empresa.

Sobre a uni.cloud

A uni.cloud é um Cloud Service Provider com sede em São Paulo (SP) e uma rede de parceiros em todo o país. A empresa oferece soluções e serviços em nuvem tendo como base quatro pilares: computação, conectividade, segurança e continuidade dos negócios. Acesse uni.cloud ou entre em contato pelo e-mail contato@uni.cloud.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2257474/foto_release_nuvem.jpg

FONTE uni.cloud

Voltar noticias em Português no Mundo