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CAJAMAR, Brasil, 31 de outubro de 2023
Ângelo Vicente, CEO da empresa, comenta alguns desafios do marketing de e-commerce no Brasil
CAJAMAR, Brasil, 31 de outubro de 2023 /PRNewswire/ -- Os gestores de marketing no e-commerce enfrentam grandes desafios em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Entre esses desafios, dois se destacam: o retorno sobre investimento (ROI) e o reconhecimento da marca.
Dados da Statista mostram que o ROI e o reconhecimento da marca foram os principais desafios para os gestores de marketing de e-commerce no Brasil em agosto de 2023. O ROI é o desafio mais significativo, com 87,1% dos entrevistados indicando isso como um problema, enquanto o reconhecimento da marca é um desafio para 12,9% dos entrevistados.
"O ROI é uma métrica fundamental para avaliar a eficácia das campanhas de marketing. No entanto, a maneira como interpretamos o ROI e os elementos que consideramos em sua fórmula podem alterar completamente a percepção do sucesso", explica Ângelo Vicente, CEO da Selia powered by Luft.
Tradicionalmente, muitos gestores de marketing se concentraram nos pedidos captados como uma indicação inicial de interesse. No entanto, nem todos esses pedidos se traduzem em receita devido a situações como ruptura de estoque. Isso levanta uma questão importante: como esses pedidos afetam o ROI?
Segundo o executivo, para enfrentar esses desafios, é importante considerar uma série de reflexões e KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho), listados a seguir:
Geração de Valor para a Marca
O sucesso do marketing não se trata apenas de vendas. O KPI Margem de Contribuição por campanha ajuda a entender o valor real gerado para a empresa além das vendas diretas. Isso pode incluir coisas como a construção de relacionamentos com os clientes, a melhoria da reputação da marca e a criação de oportunidades para vendas futuras.
Brand Awareness
Além do ROI monetário, o reconhecimento da marca é fundamental para o sucesso a longo prazo. KPIs como Pontuação de Sentimento de Marca, Métricas de Engajamento em mídias sociais e Taxa de Lembrança de Marca em pesquisas são indicadores valiosos do impacto das campanhas de marketing na percepção pública da marca.
Precisão na Alocação de Recursos
É importante focar em pedidos realmente faturados ao avaliar o sucesso das campanhas de marketing. O KPI Custo por Aquisição (CPA) considera apenas transações concluídas, proporcionando uma visão mais precisa do retorno sobre o investimento.
Colaboração entre Departamentos
Identificar gargalos operacionais pode ajudar a melhorar a eficiência geral das campanhas de marketing. O KPI Taxa de Pedidos Captados x Pedidos Faturados avalia a eficiência operacional e pode ajudar a identificar áreas para melhoria.
"Em resumo, o ROI não é uma métrica isolada, mas sim uma peça de um quebra-cabeça muito maior que compõe a estratégia de marketing de uma empresa. Ele é apenas um dos muitos indicadores que, quando combinados, oferecem uma visão abrangente e multifacetada do impacto do marketing", avalia Ângelo.
Segundo ele, essa visão completa inclui não apenas a saúde financeira da empresa, mas também a força e o reconhecimento da marca no mercado, e a combinação certa de KPIs pode ilustrar esses dois aspectos cruciais de uma maneira que poucas métricas isoladas podem fazer.
"Ao considerar o ROI em conjunto com outros KPIs, podemos obter uma imagem mais precisa e holística do desempenho do marketing. Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas, levando a melhores resultados no longo prazo", conclui.
Sobre a Selia powered by Luft – Nascida de uma união entre SELIA e Luft Solutions em 2022, que somou a capacidade operacional para e-commerce da Luft Logistics à plataforma de serviços digitais da Selia, a empresa atua na implementação, gestão, operacionalização e atendimento para toda a cadeia do e-commerce, do momento em que o consumidor busca pela marca em qualquer canal digital (site próprio ou marketplace), passando pela recepção dos produtos nos Centros de Distribuição, estratégias de marketing até a entrega dos produtos e pós-venda. Unindo tecnologia e capacidade operacional, de forma escalável, ela atende clientes da indústria ao varejo, de qualquer tamanho e modelo de negócio (B2C, B2B e D2C), com foco na melhor performance de vendas e um customer experience de qualidade. Mais informações podem ser acessadas em https://www.selia.com.br/, Instagram e Linkedin.
Sources: Selia powered by Luft/ Agência Comunicado
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2262141/Angelo_Vicente_Founder_e_CEO_Selia_powered_by_Luft.jpg
FONTE Selia powered by Luft