PR Newswire
CAMPINAS, Brasil, 8 de novembro de 2023
Recuperação do setor movimenta economia regional e gera empregos e renda
CAMPINAS, Brasil, 8 de novembro de 2023 /PRNewswire/ -- Fatores como localização com fácil acesso por rodovias e aeroporto e infraestrutura dos hotéis e espaços para receber grandes eventos estão impulsionando toda a economia na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Levantamento realizado pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) mostra um total de 227 eventos de grande porte, com mais de 500 participantes - corporativos, shows e congressos – já confirmados até dezembro desse ano nas cidades da RMC, maior quantidade desde 2018.
Campinas, por abrigar grandes espaços e hotéis preparados com infraestutura é o principal destino dos 227 eventos de grande porte já realizados ou confirmados até o final do ano. Ao todo, são cerca de 874 mil participantes, com uma receita somente de hospedagem em hotéis estimada em R$ 120 milhões.
"Os números de 2023 já mostram a recuperação do setor no comparativo de 2019, em todos os segmentos, incluindo o volume de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, que já bateu todos os recordes esse ano", destaca Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB. Ele lembra que cerca de 80% dos eventos são corporativos ou congressos, o que já coloca a RMC como um dos principais destinos no Brasil para eventos e congressos.
"No caso da hotelaria, tivemos, até agora, a recuperação da ocupação média e aumento na diária média, o que mostra um ano bom para o setor de eventos, com expectativa de que 2024 seja igual ou melhor", acrescenta Costa. "Somente em Campinas temos dois centros de convenções, com capacidade para receber mais de 10 mil pessoas, além de espaços menores, enquanto a hotelaria da RMC dispõe de mais de 6 mil quartos, com capacidade para hospedar mais de 15 mil pessoas", acrescenta.
O presidente do Campinas e Região Convention lembra, também, que além da própria rede hoteleira os grandes eventos movimentam cerca de 50 setores, como gastronomia, fornecedores de equipamentos, transportes, dentre outros, além de gerar milhares de empregos, renda e impostos para os municípios.
Um dos casos é o setor de alimentação fora do lar, com mais de 14 mil estabelecimentos em operação. "Os eventos atraem turistas e movimentam bares e restaurantes", diz Matheus Mason, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas. "Nossa estimativa é de que os eventos tenham um impacto de pelo menos R$ 87 milhões para o setor da região, considerando que um terço dos participantes saiam pelo menos uma vez durante a estadia nas cidades para jantar ou confraternizar", aponta.
Camila Coratti, Gerente do Banana Café Campinas, diz que o impacto dos eventos e congresso em Campinas beneficiar os restaurantes. "Por estarmos na região central, verificamos um bom movimento de pessoas de fora na casa, o que é um fator positivo, pois é um público diferente do que frequenta a casa", afirma.
A Rede Vitória Hotéis, com cinco unidades em Campinas, Paulínia e Indaiatuba, também vem sentindo positivamente os reflexos do aumento dos eventos, não apenas nos hotéis, como nos restaurantes do grupo. Considerando hotéis e restaurantes, a rede acumula crescimento de 12% nos três primeiros trimestres de 2023 com uma taxa média de ocupação de 46%, resultado histórico para o grupo ao completar 20 anos.
"Além da ocupação dos hotéis, que responde pelo maior volume do faturamento, outro setor tem sido muito importante para atingimos esses números é o de Alimento & Bebidas, através dos restaurantes do grupo, como Bellini Ristorante, Kindai, Vitorino (Paulínia) e Vick (Indaiatuba)", acrescenta Rodrigo Porto, diretor de Alimentos & Bebidas da Rede Vitória Hotéis.
Fernanda Barreira, diretora de Marketing do Vila Paraíso Restaurante, no Distrito de Joaquim Egídio também ressalta a importância dos eventos como atrativo para a gastronomia regional. "O setor atrai um grande público de visitantes novos, em busca de novidades na fora do horário dos eventos", conta. "E não é apenas os grandes eventos que cresceu na região, os pequenos também tiveram forte alta neste ano, como eventos de empresas e casamentos pequenos", completa.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2270979/ceogeral.jpg
FONTE Campinas e Região Convention & Vistors Bureau