PR Newswire
PEQUIM, 12 de novembro de 2023
PEQUIM, 12 de novembro de 2023 /PRNewswire/ -- A China afirma que continuará defendendo uma abordagem centrada em pessoas e acelerando o progresso na melhoria das capacidades de prevenção, mitigação e socorro de desastres, como em Pequim, a província de Hebei e diversas outras partes do país, que foram atingidas por inundações e desastres geológicos causados por chuvas extremas no fim de julho e início de agosto.
Na sexta-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, visitou as áreas atingidas pelas enchentes deste verão em Pequim e na província de Hebei, onde inspecionou a reconstrução após a inundação. À medida que o inverno se aproxima no norte da China, Xi apelou a esforços redobrados para abordar as lacunas de segurança e reforçar os elos fracos, enquanto acelera o progresso na melhoria dos sistemas de projetos de prevenção de inundações e gestão de emergências.
Em uma escola que serviu de abrigo temporário em Mentougou, em Pequim, Xi conversou com os alunos e disse que está feliz em ver seus rostos sorridentes depois de poder voltar às aulas dentro do prazo. Ele pediu a melhoria da educação de segurança das crianças para aumentar sua conscientização.
O presidente chinês, também secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, se reuniu posteriormente com familiares de mártires que morreram enquanto serviam durante a época das enchentes e expressou suas condolências. Também conversou com membros de base do Partido e quadros que participaram na prevenção de inundações e na ajuda humanitária em desastres.
Aperfeiçoamento dos esforços de prevenção de desastres
Xi também visitou uma aldeia no município de Miaofengshan no fim do dia, onde inspecionou o trabalho de reforço da infraestrutura local.
"Depois de grandes enchentes, devem ser executadas amplas construções e melhorias, ao mesmo tempo que se aprimora significativamente o nível das instalações de conservação de água e controle de inundações", disse Xi às autoridades locais, pedindo uma integração da reconstrução de desastres e do desenvolvimento de alta qualidade.
Também apelou ao aperfeiçoamento científico, apontando especificamente que a revitalização de áreas rurais e a construção da civilização ecológica também devem ser realizadas durante o processo de reconstrução na causa de uma melhoria abrangente das capacidades de prevenção, mitigação e socorro de desastres.
Também destacou a necessidade de avançar nos sistemas de gestão de emergências tanto a nível urbano como rural, a fim de garantir capacidades de auto-resgate e resgate mútuo.
FONTE CGTN