PR Newswire
TÓQUIO, 28 de novembro de 2023
TÓQUIO, 28 de novembro de 2023 /PRNewswire/ -- Em 23 de novembro, às 13h30min, uma cerimônia de homenagem póstuma oficial da Soka Gakkai foi realizada no Toda Memorial Auditorium, em Tóquio, para Daisaku Ikeda, presidente honorário da Soka Gakkai e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), que faleceu em 15 de novembro, aos 95 anos. A cerimônia foi transmitida ao vivo para mais de mil centros Soka Gakkai em todo o Japão.
Após a recitação de porções do Sutra de Lótus e o canto do Nam-myoho-renge-kyo, o vice-presidente sênior Hiromasa Ikeda expressou agradecimento em nome da família Ikeda, e a líder feminina nacional Kimiko Nagaishi e o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, prestaram homenagens.
Harada afirmou que as mensagens de condolências recebidas de figuras famosas em todo o mundo atestam a maior conquista de Ikeda em "forjar laços, unir as pessoas e conectar a bondade inerente em seus corações, transcendendo raça, ideologia e religião". Ele enfatizou que os membros da Soka Gakkai estão determinados a dar continuidade ao legado de Ikeda de abrir um caminho para a paz, visando o 100º aniversário da organização em 2030.
Na sua homenagem, o embaixador Anwarul K. Chowdhury, ex-subsecretário-geral e alto representante da ONU, escreveu: "Ele deu à humanidade esperança e orientação para enfrentar com coragem a complexidade e os desafios do mundo de hoje. Presto homenagem à sua energia criativa e sua expansão intelectual para elaborar e articular as dimensões dos valores e ideais humanos com o objetivo de despertar o que há de melhor entre cada um de nós."
Daisaku Ikeda foi um filósofo budista, construtor da paz, educador, autor e poeta que dedicou sua vida à promoção da paz através do diálogo e liderou o desenvolvimento internacional da organização budista Soka Gakkai. Ele nasceu em Tóquio em 2 de janeiro de 1928 e testemunhou os horrores da Segunda Guerra Mundial quando era adolescente. A morte do seu irmão mais velho em combate em Mianmar alimentou o seu ódio eterno pela guerra.
Em 1947, Ikeda conheceu Josei Toda, pacifista e líder da Soka Gakkai que havia sido preso pelo governo militarista durante a guerra. Ikeda tomou Toda como seu mentor e ajudou a difundir o Budismo Nichiren, que visava construir uma sociedade baseada no respeito pela dignidade fundamental e pela igualdade de todas as pessoas. Ikeda também promoveu o conceito de "revolução humana" – transformação dirigida internamente que desencadeia mudanças sociais.
Em maio de 1960, Ikeda foi empossado como terceiro presidente da Soka Gakkai aos 32 anos. Ele encorajou as pessoas que lutavam em meio às duras realidades da vida a acreditar que possuíam a capacidade de transformar seu destino.
A partir da década de 1970, Ikeda conduziu diálogos entre culturas com figuras proeminentes, incluindo o historiador britânico Arnold Toynbee e o antigo presidente soviético Mikhail Gorbachev, a fim de encontrar soluções comuns para os problemas complexos que a humanidade enfrenta. Mais de 80 desses diálogos foram publicados em livro.
Ele também promoveu o intercâmbio interpessoal entre a China e o Japão, acreditando que o envolvimento construtivo com a China era fundamental para a estabilidade regional. Em meados da década de 1970, também se envolveu na diplomacia cidadã entre a China, a União Soviética e os EUA, para ajudar a acalmar as tensões da Guerra Fria.
Defensor apaixonado da abolição das armas nucleares, Ikeda acreditava firmemente no papel central das Nações Unidas como fórum para a paz. De 1983 a 2022, foi autor de propostas anuais de paz, oferecendo sugestões concretas para a construção de uma cultura de paz duradoura.
Leia a homenagem completa: https://www.daisakuikeda.org/
A Soka Gakkai é uma organização budista comunitária global com 12 milhões de membros. Daisaku Ikeda (1928-2023) foi presidente da Soka Gakkai de 1960 a 1979 e presidente fundador da SGI a partir de 1975.
Contato:
Yuki Kawanaka
International Office of Public Information
Soka Gakkai
+81-80-5957-4919
kawanaka[at]soka.jp
FONTE Soka Gakkai