Conferência Entendendo a China de 2023: Desafios e Oportunidades na Narrativa Chinesa

Conferência Entendendo a China de 2023: Desafios e Oportunidades na Narrativa Chinesa

PR Newswire

GUANGZHOU, China, 8 de dezembro de 2023

GUANGZHOU, China, 8 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ -- A Conferência Entendendo a China, um evento prestigioso organizado pelo Instituto Chinês para Estratégia de Inovação e Desenvolvimento, ocorreu recentemente em Guangzhou, China. A conferência, centrada nos novos esforços da China em meio a mudanças globais sem precedentes – ampliando a convergência de interesses e construindo uma comunidade de futuro compartilhado, contou com um discurso principal de Cui Tiankai, conselheiro do Conselho do Instituto de Relações Exteriores do Povo Chinês e ex-embaixador chinês nos Estados Unidos, durante o almoço. O almoço foi presidido por Zheng Yongnian, presidente do Instituto de Investigação da Grande Baía de Macau, Guangzhou Guangdong Hong Kong e reitor do Instituto de Investigação de Assuntos Internacionais Qianhai da Universidade Chinesa de Hong Kong (Shenzhen).

Cui Tiankai ressaltou a necessidade de uma narrativa precisa para compreender a essência da China. Ele destacou três erros de reconhecimento generalizados sobre a política externa da China: As intenções estratégicas globais da China, a política externa periférica da China e o estilo diplomático da China. Ele também expressou sua inclinação em escolher "Sun Wukong" para personificar o estilo diplomático da China, marcado pela lealdade, firmeza, discernimento entre o bem e o mal, capacidade potente e aspectos culturais chineses distintos.

Em 29 de novembro, antes da conferência, o ex-secretário de Estado dos EUA, Sr. Kissinger, faleceu.

"Muitas pessoas o mencionaram e o homenagearam em seus discursos na Conferência. Seu interesse na estabilidade estratégica global e sua visão abrangente para a liderança mundial são conhecidos," disse o Professor Huang Renwei, vice-presidente distinto do Instituto Chinês para Estratégia de Inovação e Desenvolvimento, diretor-geral executivo do Instituto Fudan para a Rota da Seda e Governança Global:

"A morte do Sr. Kissinger abriu um novo capítulo nas relações internacionais. Kissinger muitas vezes dizia que cada visita à China trazia novas percepções e conhecimentos. Como símbolo de uma era, sua partida não encerrou essa era; pelo contrário, iniciou um novo período nas relações internacionais."

Vídeo - https://mma.prnewswire.com/media/2296403/video.mp4

Vídeo - https://mma.prnewswire.com/media/2296404/Video2.mp4

 

 

FONTE China Institute for Innovation & Development Strategy

Voltar noticias em Português no Mundo