PR Newswire
DUBAI, EAU, 12 de dezembro de 2023
DUBAI, EAU, 12 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ -- Os Embaixadores Globais da Juventude da Aliança Internacional de Universidades pelo Clima (GAUC) emitiram hoje uma declaração na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), instando os líderes mundiais a se unir e entregar ações para um futuro próspero, resiliente e com emissões líquidas zero.
"Os jovens são a espinha dorsal do futuro de emissões líquidas zero", disse o Prof. LI Zheng, Secretário Geral da GAUC. Para facilitar sua transformação a partir de aprendizes de conhecimentos climáticos em implementar a ação climática, a GAUC lançou a campanha 'Clima x'. Estamos orgulhosos de ver seu crescimento e conquistas por meio da Campanha e gostaríamos de trabalhar continuamente com as múltiplas partes interessadas internacionais para prepará-las a seu papel histórico como futuros líderes na abordagem do desafio das mudanças climáticas."
A declaração marca o auge da jornada da Delegação Juvenil da GAUC COP28, o projeto emblemático da Campanha 'Clima x' a nível internacional. Desde o início da COP28, a delegação da GAUC, composta por 22 delegados de 10 países, preparou um Pavilhão da GAUC na Zona Azul da COP28, liderou um Dia da GAUC na Zona Azul em 3 de dezembro, organizou e discursou em mais de 100 eventos paralelos. e participou ativamente em cerca de 500 negociações, eventos paralelos e parcerias externas.
Alice HO, Diretora Juvenil da GAUC e líder da delegação da GAUC, declarou: "Com o suporte inabalável dos parceiros internacionais, nos sentimos honrados por ter presenciado e contribuído com o processo de governança climática mundial. Aguardamos com expectativa o encerramento bem-sucedido da COP28 e estamos bem posicionados para uma maior cooperação liderada por jovens e ações colaborativas rumo a um futuro com emissões líquidas zero."
A Campanha 'Clima x' também apresenta um Programa de Treinamento de Liderança 'Clima x', onde líderes emergentes da delegação jovem foram selecionados e certificados como o 2º grupo de Embaixadores Juvenis Globais da GAUC. Lançado em junho, o programa de treinamento matriculou cerca de 1.000 estudantes de quase 400 universidades em 78 países e regiões, sendo mais de 80% oriundos do hemisfério sul. Especialistas das universidades membros da GAUC e seus parceiros apresentaram cerca de 50 palestras e oficinas online.
Para transmitir as ações climáticas da geração mais jovem e contribuir com uma COP28 bem-sucedida, os alunos devem preparar três eventos em suas comunidades locais, sendo o terceiro organizado durante a Semana Mundial do Clima da Juventude. Proposto pela GAUC à UNFCCC em fevereiro de 2022, este mecanismo internacional está agendado uma semana antes de cada COP. Até a abertura da COP28, foram organizados 300 eventos liderados por estudantes, envolvendo quase 30.000 pessoas a nível mundial.
"O programa de treinamento expandiu nosso conhecimento quanto às mudanças climáticas, sobretudo em uma perspectiva sinérgica", disse Rounok Jahan Khan, um jovem delegado de Bangladesh. Tais percepções me concederam um compromisso mais profundo na COP28. Nossa jornada coletiva rumo à sustentabilidade não é apenas uma história; é uma epopeia em desenvolvimento."
Além dos estudantes do programa de treinamento, a GAUC também convidou membros de seus Embaixadores Jovens Globais de 2022 a se unir como Mentores Juvenis na delegação. "Nossa Delegação Juvenil da COP28 tem um foco diversificado em temas climáticos, como negociações cruciais sobre o Balanço Mundial, a Meta Mundial de Adaptação, perdas e danos, metano e gases de efeito estufa não CO2 e financiamento climático a longo prazo", disse BAO Rong, Mentor Juvenil da delegação e graduado pela Universidade de Yale.
XIE Zongxu, mentor de jovens da delegação e candidato Ph.D. da Universidade de Tsinghua, enfatizou a importância da cooperação internacional na abordagem das mudanças climáticas. "Como mentor jovem da delegação, sou inspirado pela paixão e dedicação dos líderes emergentes da equipe. Juntos, estamos trabalhando em direção às metas compartilhadas de chegar a um futuro com emissões líquidas zero e formar resiliência contra os impactos climáticos. A diversidade de perspetivas e experiências de nossa delegação nos permite contribuir para uma abordagem holística e abrangente da ação climática."
FONTE Global Alliance of Universities on Climate