RIKEN seleciona modelo do sistema Quantinuum H1 para plataforma híbrida de supercomputação quântica em grande escala no Japão

RIKEN seleciona modelo do sistema Quantinuum H1 para plataforma híbrida de supercomputação quântica em grande escala no Japão

PR Newswire

BROOMFIELD, Colorado, e LONDRES, 9 de janeiro de 2024

O acordo permite à RIKEN e aos seus colaboradores o acesso no local ao computador quântico líder mundial na captura de iões da Quantinuum 

Acelera o desenvolvimento de aplicações para computadores quânticos e supercomputadores pelos líderes de projeto RIKEN, SoftBank, Universidade de Tóquio e Universidade de Osaka

BROOMFIELD, Colorado, e LONDRES, 9 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ -- A Quantinuum, a maior empresa integrada de computação quântica do mundo, e a RIKEN, a maior instituição de investigação do Japão e que abriga um centro líder mundial de computação de alto desempenho (HPC), anunciaram um acordo segundo o qual a Quantinuum disponibilizará o acesso à tecnologia de computação quântica de captura de iões H1-Series de alto desempenho à RIKEN. Segundo o acordo, a Quantinuum irá instalar o hardware no campus da RIKEN em Wako, Saitama.

Quantinuum's System Model H1 Ion-trap Quantum Computer

A implementação fará parte do projeto da RIKEN para construir uma plataforma quântica híbrida de alto desempenho composta por sistemas informáticos de nível superior, tais como o supercomputador Fugaku e os computadores quânticos. A plataforma integrada de hardware apoiará um programa de investigação de software em grande escala no qual investigadores da RIKEN - juntamente com os colaboradores Softbank, Universidade de Tóquio e Universaidade de Osaka - desenvolverão as ferramentas e aplicações de software necessárias para integrar os computadores quânticos e supercomputadores de forma mais eficaz.

Como objetivo do projeto, a RIKEN e seus colaboradores procuram demonstrar as vantagens de tais plataformas computacionais híbridas para implantação como serviços num futuro pós-5G. Este projeto é encomendado pela New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO), uma agência nacional de investigação e desenvolvimento sob a tutela do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

"Temos a honra de ter sido selecionados para fazer parte deste projeto ambicioso e avançado no Japão", afirmou o Dr. Rajeeb Hazra, CEO da Quantinuum. "A Quantinuum tem um histórico como líder comercial em computação quântica e esperamos trazer o nosso conhecimento técnico e operacional e contribuir para alcançar os objetivos do projeto. O nosso computador quântico H-Series está concebido de forma única para permitir desenvolvimentos inovadores por parte de investigadores de todo o mundo[1]. Estamos entusiasmados com o facto deste acordo permitir aos investigadores da RIKEN e de outras instituições japonesas beneficiarem de toda o poder e capacidade do nosso computador quântico H-Series".

"Os computadores quânticos avançados da NISQ estão agora a passar para uma área mais prática, à medida que o número de qbits aumenta e a fidelidade é melhorada. Do ponto de vista do HPC, os computadores quânticos são dispositivos que aceleram aplicações científicas convencionalmente executadas em supercomputadores e permitem uma computação que ainda não pode ser resolvida por supercomputadores. A RIKEN está empenhada em desenvolver software de sistema para computação quântica híbrida, alavancando as suas capacidades de investigação científica abrangente e experiência no desenvolvimento e operação de supercomputadores de ponta, como o Fugaku", disse o Dr. Mitsuhisa Sato, Diretor Adjunto do Centro de Ciência Computacional da RIKEN / Diretor, da Quantum HPC Collaborative Platform Division.

Para saber mais, visite: https://www.quantinuum.com/hardware/h1

[1]. Análise dos computadores quânticos com captura de iões da série H da Quantinuum. https://vimeo.com/884132330/29a123cefc?share=copy

Sobre a RIKEN 

A RIKEN, uma Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento, é a maior instituição de pesquisa do Japão, conhecida pela investigação de alta qualidade numa variedade de disciplinas científicas. Fundada em 1917, inicialmente como uma fundação de investigação privada, a RIKEN cresceu rapidamente em tamanho e âmbito, englobando hoje uma rede de centros e institutos de investigação de classe mundial em todo o Japão.

Sobre a Quantinuum 

A Quantinuum, a maior empresa quântica integrada do mundo, é pioneira em computadores quânticos poderosos e soluções avançadas de software. A tecnologia da Quantinuum promove inovações na descoberta de materiais, cibersegurança e IA quântica de última geração. Com quase 500 funcionários, incluindo mais de 370 cientistas e engenheiros, a Quantinuum lidera a revolução da computação quântica em todos os continentes.

A marca comercial Honeywell é utilizada sob licença da Honeywell International Inc. A Honeywell não faz representações ou garantias relativamente a este serviço.

Fotografia: https://mma.prnewswire.com/media/2314416/Quantinuum.jpg

FONTE Quantinuum

Voltar noticias em Português no Mundo