Décadas de internacionalização têm retorno positivo com o reconhecimento da UnionPay no mundo todo

Décadas de internacionalização têm retorno positivo com o reconhecimento da UnionPay no mundo todo

PR Newswire

XANGAI, 18 de janeiro de 2024

XANGAI, 18 de janeiro de 2024  /PRNewswire/ -- A UnionPay, uma das maiores marcas de pagamento do mundo, está embarcando em um novo capítulo de desenvolvimento, após sua aceitação global alcançar 183 países e regiões e o número de cartões emitidos fora do continente chinês ultrapassar recentemente os 230 milhões.

Graças aos 20 anos de iniciativas de internacionalização, a UnionPay pode oferecer mais "soluções chinesas" para o setor global de pagamentos.

Em 18 de janeiro de 2004, com aprovação do Banco Popular da China, a UnionPay lançou serviços de cartão em Hong Kong, marcando o início das iniciativas de internacionalização das marcas de cartões bancários chineses.

Em 2012, foi criada a UnionPay International, dedicada aos negócios internacionais. Sua estratégia internacional evoluiu de "onde os chineses vão, os serviços de cartão da UnionPay acompanham" para uma abordagem mais abrangente de "rede global, marca internacional", com o objetivo de atender melhor à resolução da China em se abrir mais e estabelecer padrões elevados no setor de pagamentos.

Com a recente introdução dos serviços de cartão da UnionPay em El Salvador, sua aceitação global agora engloba 66,4 milhões de estabelecimentos on-line e físicos fora do continente chinês. Os cartões UnionPay foram emitidos em 81 países e regiões fora da China continental. Atualmente, a UnionPay International já colaborou com mais de 2.600 instituições no mundo todo.

Primeira opção entre os turistas 

Com a rápida evolução do setor de pagamentos na China nas últimas duas décadas, a UnionPay International aprimorou ativamente suas capacidades de serviços de rede, diversificou sua oferta de produtos e melhorou os cenários de pagamento para oferecer serviços financeiros de alta qualidade a residentes chineses e internacionais envolvidos em atividades de comércio e cooperação.

Durante as festas de Ano Novo, os turistas chineses celebrando em todo o mundo encontraram o distintivo logotipo tricolor da UnionPay nos mais diversos locais, seja nas ruas de Hong Kong e Macau ou nos estabelecimentos de Bangkok, Tóquio, Abu Dhabi e muito mais.

De acordo com um relatório da Nielsen, a UnionPay se tornou a marca de cartões internacionais mais aceita globalmente. Desde a primeira transação da UnionPay em Hong Kong, os cartões UnionPay são aceitos em 183 países e regiões ao redor do mundo, com 99 deles oferecendo suporte aos produtos de pagamento móvel da UnionPay. As taxas de aceitação da UnionPay na Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte e outras regiões aumentaram para aproximadamente 80%.

Em Hong Kong e Macau, na China, centenas de milhares de comerciantes, milhões na Coreia do Sul e quase todos os comerciantes que aceitam código QR na Malásia e no Sri Lanka suportam o app UnionPay.

Com base na praticidade, a UnionPay International colaborou de forma extensiva em vários setores para criar um ecossistema robusto para pagamentos com UnionPay, oferecendo aos titulares dos cartões mais conveniência e facilidade durante as transações.

Apenas em 2023, órgãos de turismo na Austrália, África do Sul, Singapura, Tailândia, Arábia Saudita, o grupo internacional de lojas duty-free DFS, a plataforma de viagens Trip.com e a agência de reembolso de impostos Planet Tax Free, entre outros, colaboraram com a UnionPay International, aprimorando suas capacidades de pagamento em cenários como reservas de hotéis, transporte, refeições e compras.

Atualmente, os serviços de pagamento da UnionPay são aceitos por mais de 5.000 escolas no exterior, pelos 10 principais grupos hoteleiros do mundo, por companhias aéreas renomadas, por empresas de transporte transfronteiriço, como a China-Laos Railway, além de transportes públicos em destinos turísticos populares no exterior.

A colaboração em pagamentos transfronteiriços entre bancos comerciais e a UnionPay International oferece opções personalizadas aos residentes. Diversos bancos comerciais introduziram produtos de cartões UnionPay distintos, como cartões de cashback transfronteiriços, Prestige Asia, cartões temáticos "Tour South Korea", entre outros, atendendo a diferentes segmentos de clientes. Conectados à plataforma de pagamentos de rede do app UnionPay, os aplicativos de bancos comerciais também podem usar códigos QR da UnionPay diretamente em cenários de aceitação internacional.

Expansão global

Desde a retomada da movimentação transfronteiriça, eventos internacionais como a Feira de Cantão e a Exposição Internacional de Importação da China foram realizados com sucesso no país, tornando fundamental fornecer serviços de pagamento de qualidade para visitantes estrangeiros na China.

Atualmente, fora da China continental, mais de 230 milhões de cartões UnionPay foram emitidos em 81 países e regiões, e 180 carteiras locais da UnionPay foram criadas em 35 países e regiões. Esses diversos produtos de pagamento da UnionPay abrangem várias funções, incluindo passagem de cartão, escaneamento e saques em dinheiro, atendendo às necessidades de pagamentos cotidianos e transfronteiriços, consolidando a UnionPay como uma das marcas de pagamento preferidas pelos visitantes na China.

Essa jornada começou com a aceitação do cartão UnionPay em Hong Kong, China, onde o Banco da China (Hong Kong) emitiu o primeiro cartão UnionPay local no mesmo ano. Isso foi uma marca para a localização dos negócios da UnionPay International e o ponto de partida para explorar serviços de pagamento para residentes no mundo todo.

Atualmente, a Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau emitiu um total de 30 milhões de cartões UnionPay. Nos países e regiões envolvidos na Iniciativa Cinturão e Rota, o número acumulado de emissões alcançou 170 milhões de cartões. Em países como Emirados Árabes Unidos, Quênia, Mongólia, Singapura e Cazaquistão, a UnionPay se tornou o cartão de pagamento preferido, sendo escolhido por estudantes, trabalhadores e professores locais e integrando-se à vida cotidiana.

Esses cartões podem ser usados em quase todos os terminais de ponto de venda e cenários na China, incluindo transporte público, compras no app Taobao, reserva de passagens na agência de viagens Trip.com, solicitações de carros no app Didi e pedidos de comida no app Meituan.

Com base em sua experiência na promoção de pagamentos por código QR domesticamente, a UnionPay continuou a expandir seus serviços de pagamento móvel para residentes fora da China continental.

Em 2018, a versão do app UnionPay para Hong Kong-Macau foi lançada em Hong Kong. Posteriormente, a UnionPay International inovou os modelos de cooperação, oferecendo suporte para que carteiras internacionais associem cartões UnionPay ou emitam cartões UnionPay virtuais em seus apps. Dessa forma, os usuários podem usar produtos locais conhecidos para pagamentos na China continental, sem a necessidade de criar contas adicionais ou baixar apps domésticos. A autenticação pode ser realizada por instituições locais, eliminando a necessidade de fornecer informações pessoais confidenciais a plataformas de terceiros.

Solução chinesa líder

Ao fornecer serviços de pagamento de alta qualidade para residentes no exterior, a UnionPay International colabora com bancos centrais, redes de pagamento nacionais e alianças de pagamento de vários países para estabelecer padrões técnicos para redes de pagamento, códigos QR e cartões com chip. Dessa forma, ela contribui para a oferta de mais "soluções chinesas" no setor de pagamentos globais.

Adaptando-se às tendências de desenvolvimento industrial, a UnionPay International procura ativamente novas estratégias para criar vantagens de rede global por meio do desenvolvimento de cartões e pagamentos móveis.

Nos últimos anos, muitos países aceleraram o desenvolvimento de redes de pagamento locais e promoveram a interoperabilidade entre diferentes redes. Desde 2023, a UnionPay International tem colaborado com redes locais em 15 países e regiões no exterior para promover a interoperabilidade de códigos QR. Dezesseis projetos foram implementados ou estão em andamento, incluindo redes de pagamento de países do Sudeste Asiático, como a PayNet da Malásia, a NAPAS do Vietnã, a Bakong do Camboja e a LAPNet do Laos. "Como resultado, o alcance de aceitação dos códigos QR da UnionPay fora da China continental aumentou para 6,5 milhões de comerciantes em 45 países e regiões. Isso consolida a UnionPay como um produto de pagamento com grandes vantagens na região Ásia-Pacífico.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2316542/image_825383_32511551.jpg 

 

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/decadas-de-internacionalizacao-tem-retorno-positivo-com-o-reconhecimento-da-unionpay-no-mundo-todo-302037746.html

FONTE UnionPay International

Voltar noticias em Português no Mundo