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SÃO PAULO, 19 de janeiro de 2024
Especialista da Linx apresenta as principais tendências para o segmento em 2024
SÃO PAULO, 19 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ -- O ano de 2024 acabou de começar e o setor de Food Service está se preparando para abraçar transformações significativas, impulsionadas pela tecnologia. Essas mudanças prometem não apenas revolucionar a experiência do cliente, mas também a eficiência e inovação desse tipo de negócio. No centro desse movimento está a ascensão da estratégia omnichannel, que integra diferentes canais para criar uma experiência unificada, e o unified commerce, próximo passo estratégico, que traz a integração de todos esses canais em uma única plataforma.
De acordo com Samuel Costa Carvalho, diretor comercial da vertical de Food na Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, essa modalidade tem se destacado, proporcionando jornadas mais suaves para os clientes, seja para aqueles que desejam fazer pedidos online e receber em casa ou para os que preferem desfrutar de uma refeição em um restaurante físico. As possibilidades de atendimento e meios de pagamento são amplas, e a tecnologia assume o papel de colocar o cliente no centro da experiência, como protagonista.
Além disso, o autoatendimento se destaca como peça-chave para este ano, principalmente, por conta da agilidade, uma vez que os próprios clientes cadastram suas compras. Para estabelecimentos menores, os tablets surgem como uma alternativa financeiramente mais acessível, mantendo os benefícios do autoatendimento, mas com um investimento compatível com o tamanho do negócio.
"Uma das tendências mais fortes para 2024 é o lançamento de pedidos nos restaurantes por meio de dispositivos móveis. De maneira simplificada, trata-se do uso de soluções que permitem o registro de pedidos via celular, tablet ou mesmo maquininha, trazendo muito mais eficiência ao processo, eliminando demoradas etapas entre o pedido e o pagamento ao final da refeição. Isso não só reduz filas e economiza tempo, mas também aumenta a produtividade da equipe", explica o executivo.
Ainda nesse aspecto, a robótica e a automação também devem se popularizar. Já existem restaurantes pelo mundo que utilizam robôs para preparar e servir bebidas e pratos simples, mas são os assistentes virtuais com hologramas que, em breve, ganharão mais espaço. "Essa tecnologia acelera processos operacionais e ainda chama atenção dos consumidores, ajudando nas estratégias de marketing e vendas. Com essa mudança ganhando o setor, os gestores precisam aprimorar seus conhecimentos tecnológicos e em comunicação, além de sua capacidade para motivar, engajar e treinar seus colaboradores em atividades mais estratégicas e menos operacionais", completa Samuel.
Outra tendência que deve ganhar os restaurantes são os programas de fidelização de clientes que vão além dos tradicionais cartões físicos de fidelidade. Segundo Carvalho, a tecnologia pode ser empregada para a gestão desses programas, permitindo o cadastro rápido do cliente e proporcionando uma visão intuitiva de seu perfil de compra. "Essas soluções tecnológicas permitem o envio de mensagens personalizadas e benefícios adaptados ao perfil do cliente, o que ajuda a criar uma experiência única e contribui para a atração e um novo engajamento nesse vínculo. A inteligência artificial (IA) ajuda a desenvolver programas de fidelidade cada vez mais avançados, baseados na análise criteriosa de dados e no perfil de consumo dos clientes, tornando esses programas cada vez mais interessantes ao cliente e rentáveis ao estabelecimento", afirma o diretor.
Do lado da economia ambiental, sustentabilidade é a palavra de ordem para a atual e próximas gerações e, nesse aspecto, a tecnologia desempenha um papel de destaque. Soluções que permitem um controle detalhado do estoque — incluindo fichas técnicas de preparo dos alimentos — reduzem desperdícios e melhoram a gestão, proporcionando ao cliente porções padronizadas e evitando excessos ou escassez de alimentos.
Falando sobre gestão, Samuel destaca que os restaurantes precisam ficar atentos aos meios de pagamento. Além de aceitar os tradicionais cartões de crédito e débito, é importante possibilitar a compra via PIX e carteiras digitais, pois o cliente não busca autonomia apenas no momento de registrar o seu pedido, o cliente precisa ter a comodidade de escolher o meio de pagamento mais adequado para finalizar a sua compra.
"Além de disponibilizar diversas opções de pagamento, os varejistas devem investir em soluções tecnológicas voltadas à gestão, que consolidem em um único lugar todos os valores recebidos por diferentes meios, proporcionando uma visão estratégica do faturamento do estabelecimento. Outra tendência emergente é a integração dos serviços financeiros ao software de gestão, uma inovação que otimiza tarefas e evita erros de digitação ou pagamentos indevidos e atrasos", explica o executivo.
Segundo ele, já existem no mercado soluções que permitem aos varejistas visualizar saldos e extratos, efetuar pagamentos, gerar boletos, realizar transferências, consultar e integrar títulos automaticamente por meio do DDA, entre outras atividades financeiras, sem a necessidade de acessar ou fazer login no internet banking. "Essas soluções permitem que o usuário visualize um espelho do seu internet banking diretamente no ERP, conduzindo suas atividades bancárias de forma eficiente. Os benefícios incluem uma redução de até 40% no tempo gasto ao acessar o internet banking e uma diminuição de até 80% no risco de acesso não autorizado à conta e aos dados financeiros", finaliza.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa
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FONTE Linx