Série do FNCP sobre contrabando recebe Prêmio do Ministério da Justiça

Série do FNCP sobre contrabando recebe Prêmio do Ministério da Justiça

PR Newswire

SÃO PAULO, 24 de janeiro de 2024

Documentários mostram como o contrabando entra no Brasil, alimenta a criminalidade e faz o país perder milhões em impostos

SÃO PAULO, 24 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ -- "Caminhos Proibidos" é uma série documental em três episódios que mostra os prejuízos sociais e econômicos provocados pelo contrabando. Resultado da parceria entre o Estúdio Folha (ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo) o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) e a maior agência de comunicação da América Latina,  a FSB Holding, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria – Destaques do ano 2023.

Concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), o Prêmio é entregue todos os anos a acadêmicos, organizações públicas e privadas que se destacaram no combate à pirataria e na proteção aos direitos de propriedade intelectual.

'Caminhos Proibidos' mostra a facilidade com que os criminosos cruzam as fronteiras brasileiras para trazer produtos ilegais vendidos ou produzidos em outros países. Só em 2022, o país perdeu R$ 410 bilhões para a ilegalidade – entre perdas de 14 setores industriais e sonegação de impostos.

"As consequências de um crime com tantas facetas como o contrabando ficam, muitas vezes, escondidas do debate nacional e essa é a hora de mudarmos isso. É preciso trazer à luz aos prejuízos causados pelo mercado ilegal", diz Edson Vismona, presidente do FNCP. O Fórum atua desde 2006 no enfrentamento ao mercado ilegal e combate à pirataria.

NOVAS ROTAS DO CONTRABANDO

'Caminhos Proibidos' foi apresentada e dirigida pelo jornalista César Galvão, que trabalhou na Globo de 1999 a 2023 e se especializou em coberturas relacionadas à violência e à segurança pública. Ele acompanhou a atuação de agentes responsáveis por fiscalizar os mais de 16.000 quilômetros de fronteiras com 10 países da América do Sul.

Além de expor a facilidade com que produtos ilegais cruzam a fronteira brasileira, a série aborda o uso de novas rotas marítimas do contrabando e a utilização da mesma logística de transporte para  entrada de drogas e armas.

TRIBUTAÇÃO X MERCADO ILEGAL

A série também aborda como o desequilíbrio tributário impulsiona o comércio ilegal no Brasil.

"O desafio foi mostrar a causa e o efeito da ilegalidade. Participar de todo processo, da apuração, gravação e finalização foi muito gratificante. Quem assistir à série pode entender o quanto o contrabando é prejudicial para a sociedade", diz César Galvão.

'Caminhos Proibidos', porém, não se limita a apontar as dificuldades de coibir esse tipo de crime. Por meio de entrevistas e dados, apresenta propostas para minimizar os danos causados aos cofres públicos e à sociedade brasileira.

O Prêmio foi entregue no dia 18, na sede do Ministério da Justiça.

CONFIRA A SÉRIE CAMINHOS PROIBIDOS aqui

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/serie-do-fncp-sobre-contrabando-recebe-premio-do-ministerio-da-justica-302043765.html

FONTE Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP)

Voltar noticias em Português no Mundo