Iniciativa conjunta liderada pela Greenwood Sustainable Infrastructure (GSI) com a Ocean Man First Nation para construir um dos maiores projetos de energia solar do Canadá

Iniciativa conjunta liderada pela Greenwood Sustainable Infrastructure (GSI) com a Ocean Man First Nation para construir um dos maiores projetos de energia solar do Canadá

PR Newswire

ESTEVAN, Saskatchewan, 24 de janeiro de 2024

GREENWOOD SUSTAINABLE INFRASTRUCTURE

Parceria da Iyuhána Solar com a GSI, a Saturn Power e os povos indígenas canadenses Ocean Man First Nation recebeu o maior PPA de serviço público de energia solar do Canadá desde 2015 para desenvolver, construir e operar um projeto solar em Saskatchewan. 

ESTEVAN, Saskatchewan, 24 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ -- A Greenwood Sustainable Infrastructure LLC (GSI), uma das subsidiárias de energia renovável do Libra Group, anunciou que a Iyuhána Solar (Iyuhána), uma parceria liderada pela GSI com a Saturn Power Inc. e a Ocean Man First Nation, recebeu um contrato de compra de energia (PPA, Power Purchase Agreement) para construir e operar uma instalação de energia solar de 100 megawatts (MWac) em escala serviço público em Saskatchewan, Canadá. Desenvolvido em parceria com a Ocean Man First Nation, o projeto será uma das 10 maiores instalações de energia solar do Canadá em termos de tamanho.

Sob os termos de um PPA exclusivo, o maior com uma empresa de serviços públicos no Canadá desde 2015, a Iyuhána planeja investir cerca de $200 milhões (CAD) para construir a instalação de energia solar, que será operada por ela, fornecendo a energia gerada à principal empresa de serviços públicos municipais, a SaskPower, por 25 anos. Localizada no município rural de Estevan, no sudeste de Saskatchewan, essa instalação de energia solar livre de emissões produzirá energia suficiente para o equivalente a cerca de 25.000 residências.

"Estamos orgulhosos de trazer o poder transformador da energia solar para Saskatchewan, trabalhando com parceiros como a Ocean Man First Nation", disse Mazen Turk, CEO da GSI. "Essa colaboração exclusiva mostra o poder da  energia renovável para aproveitar os recursos e capacitar as comunidades de forma responsável. Esse trabalho é fundamental para o nosso espírito como uma empresa do Libra Group e esperamos continuar ajudando a apoiar um futuro de energia limpa em todo o Canadá e além".

Como sócia-fundadora, a Ocean Man First Nation terá uma participação acionária na Iyuhána Solar. Os membros das tribos também receberão treinamento especializado para manter as instalações de energia solar e oportunidades de emprego no projeto. Além disso, em parceria com duas das principais instituições acadêmicas de ensino superior de Saskatchewan, a Iyuhána oferecerá bolsas de estudo, estágios e projetos de pesquisa direta em energia limpa para beneficiar a comunidade. 

"Nossa parceria com a GSI e a SaskPower trará grandes oportunidades para a Ocean Man First Nation, incluindo emprego e receita que proporcionarão estabilidade e sustentabilidade para nossas tribos", disse a chefe Connie Big  Eagle, da Ocean Man First Nation. "Estamos orgulhosos de que esse projeto, capaz de gerar energia limpa, será conhecido como Iyuhána Solar, que, em Nakotah, significa "todos" ou "todos nós". Isso deriva da nossa crença Nakotah de que tudo e todos estão relacionados e, portanto, devemos cuidar uns dos outros."

Enquanto o investimento em energia renovável cresce em todo o Canadá, o mix de fornecimento de energia limpa de Saskatchewan tem consistido predominantemente em energia hidrelétrica e eólica. Esse é o primeiro de muitos projetos de energia solar planejados na província; até 2035, a SaskPower planeja apoiar cerca de 3000 MW de nova capacidade de energia renovável na região.

"Essa nova instalação de energia solar desempenhará um papel importante em nosso caminho para o zero líquido até 2050 ou antes disso", disse Rupen Pandya, presidente e CEO da SaskPower. "Estamos orgulhosos de nossa colaboração contínua com os povos indígenas e do papel fundamental que eles estão desempenhando na expansão bem-sucedida da energia renovável em nossa província."

A GSI é uma das quatro subsidiárias de energia renovável do Libra Group, um grupo empresarial global de propriedade privada que engloba 20 empresas em seis setores, incluindo energia renovável, marítimo, aeroespacial e outros. O portfólio de energia renovável do Grupo abrange aproximadamente 3,5  gigawatts (GW) de projetos próprios,  desenvolvidos ou com desenvolvimento pendente em 10 países, incluindo projetos de energia solar, eólica, armazenamento de baterias e energia derivada de resíduos. Essa é a segunda parceria com uma comunidade indígena liderada por uma subsidiária do Grupo Libra.

"O Libra Group tem orgulho dessa parceria inovadora, que se uniu por meio de valores compartilhados e do compromisso de promover o crescimento econômico e resultados positivos para as comunidades", disse o CEO do Libra Group, Manos Kouligkas. A sustentabilidade é fundamental para nossos negócios globais, e esperamos continuar alavancando  sinergias em nossos seis setores em 60 países com agilidade e impacto." 

No ano passado, a GSI adquiriu os portfólios de desenvolvimento solar e de baterias da Saturn Power Inc., incluindo sua equipe de desenvolvedores experientes e um pipeline de aproximadamente 1,4 gigawatt (GW) de projetos de energia solar e de armazenamento de energia em estágio inicial e final. Atualmente, a GSI está presente em todo o Canadá e em 12 estados dos EUA. 

Sobre a Greenwood Sustainable Infrastructure

A Greenwood Sustainable Infrastructure (GSI) é uma das subsidiárias de energia limpa do Libra Group. A GSI é uma empresa de energia renovável centrada no desenvolvimento, na construção e na operação de projetos de geração distribuída e de energia solar em escala de serviços públicos e de armazenamento de bateria na América do Norte. Em janeiro de 2024, a empresa  desenvolveu aproximadamente 388 MW CC em 71 projetos de energia renovável, muitos dos quais ainda pertencem ou são operados pela GSI, e tem um pipeline de projetos adicionais de 1,6 GW. A equipe experiente da GSI tem um histórico comprovado de investimentos em ativos de energia e parcerias com vários investidores de primeira linha. Para obter mais informações sobre a Greenwood  Sustainable Infrastructure (GSI), acesse: http://www.greenwoodinfra.com/

Sobre a Ocean Man First Nation

A Ocean Man First Nation é um governo das tribos Nakota, Cree e Saulteaux no sudeste de Saskatchewan. A OMFN é liderada pela chefe Connie Big Eagle e pelo Conselho e conta com uma população de 565 membros. A Ocean Man First Nation criou uma empresa de energia renovável em 2019 chamada Second Wind Power. O nome Second Wind Power reflete a história da Ocean Man First Nation de realocação, restabelecimento e recomeço como uma nova comunidade desde 1989. 

Sobre o Libra Group

O Libra Group é um grupo empresarial global de propriedade privada que abrange 20 empresas predominantemente centradas nos setores aeroespacial, de energia renovável, marítimo, imobiliário, de hospitalidade e de investimentos diversificados. Com ativos e operações em quase 60 países, o Grupo aplica a força de sua rede global e de seus recursos para oferecer percepções intersetoriais e crescimento em escala. Para obter mais informações, acesse www.libra.com

Para saber mais sobre o futuro energético da SaskPower, acesse: www.saskpower.com/futuresupply 

Brittany Bortolon, (519) 994-6863, brittanyb@durrellcomm.com; Rachael Marshall, rachaelm@durrellcomm.com

Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/2326005/Greenwood_Sustainable_Infrastructure__GSI__Greenwood_Sustainable.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/iniciativa-conjunta-liderada-pela-greenwood-sustainable-infrastructure-gsi-com-a-ocean-man-first-nation-para-construir-um-dos-maiores-projetos-de-energia-solar-do-canada-302043898.html

FONTE Greenwood Sustainable Infrastructure (GSI)

Voltar noticias em Português no Mundo