PR Newswire
SHENZHEN, China, 5 de fevereiro de 2024
SHENZHEN, China, 5 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- No dia 30 de janeiro, a Huawei divulgou as 10 principais tendências de rede de carregamento em 2024, com o tema "Carregamento de alta qualidade em qualquer lugar". No evento, Wang Zhiwu, presidente do setor de rede de carregamento inteligente da Huawei, interpretou essas tendências de maneira abrangente sob perspectivas tecnológicas e industriais.
Wang Zhiwu destacou que os veículos elétricos (EVs) superaram as expectativas de crescimento nos últimos três anos. Na próxima década, a previsão é que o número de veículos elétricos nas estradas aumente dez vezes, com uma demanda por carregamento de EVs oito vezes maior. Visto que a rede de carregamento ainda em desenvolvimento permanece como o principal desafio de toda a indústria de EVs, estabelecer uma rede de carregamento de alta qualidade acelerará a adoção dos novos veículos elétricos (NEVs) e fortalecerá a indústria e o ecossistema local.
À medida que o mundo acelera em direção à eletrificação da mobilidade e à neutralidade de carbono, a Huawei divulgou as 10 principais tendências de rede de carregamento em 2024 com base em insights profundos e aspirações por um carregamento de alta qualidade em qualquer lugar, juntamente com parceiros da indústria.
Tendência 1: desenvolvimento de alta qualidade
A indústria trabalha em conjunto para o desenvolvimento de alta qualidade das redes de carregamento, por meio de planejamento e design unificados, padrões técnicos unificados, supervisão governamental unificada e operação e manutenção (O&M) unificadas para os usuários.
Tendência 2: carregamento ultrarrápido abrangente
Com a evolução dos semicondutores de potência de terceira geração e das baterias de tração com alta taxa de carga que utilizam materiais como carbeto de silício e nitreto de gálio, os EVs estão seguindo em direção ao domínio do carregamento ultrarrápido de alta voltagem. A previsão é que, até 2028, os modelos de veículos com carregamento ultrarrápido de alta voltagem representem mais de 60% do total de modelos.
Tendência 3: experiência ideal
Com os NEVs ganhando popularidade rapidamente, os proprietários de veículos de passageiros devem ultrapassar os proprietários de veículos comerciais como os principais usuários. Como consequência, a preferência predominante do carregamento deixa de ser o baixo custo e passa a ser a experiência ideal.
Tendência 4: segurança e confiança
Com a penetração contínua dos NEVs, a explosão do volume de dados na indústria representa grandes desafios para garantir a segurança elétrica e cibernética. Uma rede de carregamento segura e confiável deve ser livre de vazamentos de privacidade, choques elétricos, incêndios acidentais ou interrupções de serviço.
Tendência 5: interação entre veículo e rede
Com a crescente aleatoriedade na geração e consumo de energia, a rede de carregamento desempenhará um papel essencial em um sistema de energia dominado por fontes renováveis. Acompanhando a evolução dos modelos de negócios e tecnologias, a interação entre veículo e rede passará por três fases principais: coordenação unidirecional, resposta unidirecional e interação bidirecional.
Tendência 6: agregação de energia
As instalações de carregamento estão migrando da arquitetura de carregador integrado para a agregação de energia (pooling) para atender aos requisitos de potência de carregamento de diferentes modelos de veículos em vários níveis de SOC. Além disso, o agendamento inteligente atende aos requisitos de carregamento de todos os modelos de veículos e contribui para melhorar o uso de energia da rede, reduzir os custos de construção do local e apoiar a evolução dos veículos a longo prazo.
Tendência 7: carregamento totalmente resfriado a líquido
Em comparação com as instalações de carregamento resfriadas a ar ou parcialmente resfriadas a líquido, as instalações totalmente resfriadas a líquido apresentam uma taxa de falha anual inferior a 5‰, uma vida útil superior a 10 anos e adaptabilidade a vários ambientes, reduzindo significativamente os custos de operação e manutenção (O&M).
Tendência 8: carregamento padrão de corrente contínua
Nos futuros campi com estacionamento e carregamento integrados, a solução de carregamento com corrente contínua de baixa potência será mais popular e amplamente utilizada. Em comparação com os carregadores tradicionais de corrente alternada, a solução de carregamento com corrente contínua alcançará um carregamento otimizado, uma maior utilização da energia da rede e uma evolução de longo prazo da interação entre o veículo e a rede (V2G).
Tendência 9: microrrede no campus
Os campi futuros provavelmente integrarão sistemas fotovoltaicos (PV), sistemas de armazenamento de energia (ESS), carregadores, cargas, veículos e sistemas em nuvem por meio de uma gestão unificada baseada em nuvem para obter benefícios econômicos pela compatibilidade elétrica e com a rede.
Tendência 10: inteligência total
A falta de uma rede de carregamento digital avançada resultou no gerenciamento isolado das redes, estações, dispositivos e veículos. Isso mudará à medida que essas partes isoladas forem integradas a uma rede de carregamento inteligente para facilitar a colaboração entre o veículo e o carregador, a interação entre veículo e rede e a operação e manutenção digitais.
Estamos na vanguarda de uma indústria promissora, prontos para abraçar um futuro cheio de oportunidades enormes. A Huawei continuará a aumentar os investimentos em P&D e tecnologia para desenvolver soluções de redes de carregamento inteligentes que sejam apreciadas pelos proprietários de veículos, confiáveis para os operadores e amigáveis à rede. A Huawei também trabalhará com parceiros, como montadoras e operadoras, para construir um ecossistema e oferecer carregamento de alta qualidade em qualquer lugar para que os proprietários de veículos possam viajar à vontade.
FONTE Huawei