PR Newswire
MADRI, 7 de fevereiro de 2024
Orange, Telefónica e Vodafone irão abrir suas redes móveis para desenvolvedores ao redor do mundo, permitindo a criação de serviços digitais mais seguros
MADRI, 7 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- As principais operadoras móveis da Espanha, Orange, Telefónica e Vodafone, anunciaram hoje o lançamento de dois novos serviços criados para ajudar os desenvolvedores a combater fraudes online e proteger identidades digitais dos clientes de telefonia móvel.
Como parte da iniciativa mundial Open Gateway da GSMA, as operadoras anunciaram o lançamento de dois serviços API (Application Programmable Interface) de rede com foco em aprimorar a segurança digital: Verificação de números e troca de SIM . Estas APIs irão permitir que equipes de desenvolvedores e parceiros criem novos níveis de inteligência de autenticação, verificação e segurança de clientes em redes de telefonia móvel. Isto irá ajudar as empresas, como instituições financeiras e varejistas online, a combater a fraude de identidade, ao melhorar a autenticação do usuário e aumentar a segurança.
Estes novos serviços estarão disponíveis no Mobile World Congress (MWC), a ser realizado em Barcelona, Espanha, de 26 a 29 de fevereiro.
Os últimos números do Ministro do Interior da Espanha mostram que os casos de crimes cibernéticos relatados aumentaram 72% em 2022 em comparação a 2019, sendo quase 90% deles referentes a fraudes online. O crime cibernético representa atualmente cerca de um quinto de todos os crimes registrados no país.
Lançada há um ano no MWC Barcelona, a iniciativa Open Gateway da GSMA revela uma mudança de paradigma no modo como o setor internacional de telecomunicações concebe e traz ao mercado novos aplicativos móveis e serviços digitais e imersivos. Os novos serviços de verificação de números e troca de SIM também tornarão a autenticação online mais simples e rápida para os clientes online, já que os aplicativos móveis, os serviços em nuvem e as redes de conectividade estarão todos acessíveis por meio de APIs.
O Open Gateway da GSMA é uma estrutura comum e aberta entre operadoras para facilitar a criação de aplicativos e serviços mais seguros por desenvolvedores e provedores de nuvem, bem como a comunicação perfeita entre si. Isto é feito mediante pontos de acesso únicos e programáveis a redes móveis, conhecidos como APIs. Da Argentina à China, dos EUA à Austrália, 42 grupos de operadoras móveis internacionais, representando 237 redes móveis e 65% das conexões mundiais, já são parte da iniciativa.
Para continuar lendo o comunicado à imprensa completo, siga este link.
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1882833/4439377/GSMA_Logo.jpg
FONTE GSMA