PR Newswire
AlUla, Arábia Saudita, 10 de fevereiro de 2024
AlUla, Arábia Saudita, 10 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- Após a declaração das Nações Unidas do primeiro Dia Internacional do Leopardo Árabe, em 10 de fevereiro a Comissão Real para AlUla (RCU) continua expandindo sua missão a longo prazo para salvaguardar as espécies de grandes felinos 'em risco crítico de extinção' do mundo físico para o virtual.
Como parte da nova campanha 'Salto de Esperança' da RCU, a edição internacional deste ano do apelo anual à ação para preservar os Leopardos Árabes inclui o lançamento da experiência de jogo 'Quest for Hope' (Busca da Esperança) nas plataformas online Roblox e Decentraland.
Batizada de "Salto de Esperança" em homenagem à destreza física do Leopardo Árabe e à capacidade de capturar suas presas na natureza, a campanha deste ano também enfatiza a necessidade premente de aumentar o número da população selvagem, sendo um "salto" o substantivo coletivo para um grupo de leopardos.
A partir de hoje, a campanha 'Salto de Esperança' irá instalar outdoors atraentes em cidades como Pequim, Londres, Nova York e Paris para mostrar sua ousada ambição, bem como destacar a meta da RCU de regenerar de modo abrangente AlUla, uma vasta faixa no noroeste da Arábia Saudita, como um destino principal mundial em termos de patrimônio cultural e natural.
Na própria AlUla, um evento de passarela comunitária no Dia Internacional do Leopardo Árabe, organizado pela RCU e pela Catmosphere, irá incentivará o público a se conectar com a natureza enquanto seguem uma rota de até 7 km na Trilha da Passarela de Sharaan, chamando a atenção local para a campanha e suas metas a longo prazo no noroeste da Arábia Saudita e mais além.
No espaço digital, uma aventura imersiva, 'Quest for Hope' envolve jogadores internacionais para descobrir o impacto no mundo real do status do Leopardo Árabe como 'Criticamente Ameaçado' na natureza, se unindo a uma missão de preservação virtual para pesquisar paisagens digitais habilmente recriadas que espelham o habitat nativo dos grandes felinos, incluindo as montanhas de AlUla, no noroeste da Arábia Saudita.
O novo jogo envolvente e de última geração complementa o lançamento de um filme de campanha que leva o espectador a um mergulho profundo na situação do Leopardo Árabe, explicando o papel essencial que os leopardos desempenham na restauração do equilíbrio do ambiente natural e permitindo que ecossistemas vitais floresçam.
O Dia do Leopardo Árabe foi lançado pela primeira vez pela RCU em 2022. Em junho de 2023, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução designando 10 de fevereiro como o Dia Internacional do Leopardo Árabe, em apoio à RCU e a seus parceiros de preservação.
A União Internacional para Preservação da Natureza (IUCN) classifica o Leopardo Árabe como 'Criticamente Ameaçado', representando um nível de risco mais grave do que Vulnerável ou Em Perigo. Se a população continuar diminuindo, as próximas etapas da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN serão Extintas na Natureza e, por último, Extintas.
O Programa de Reprodução para Preservação do Leopardo Árabe da RCU alcançou sucessos recentes em garantir uma população saudável de leopardos em cativeiro, recebendo bem o nascimento de sete filhotes saudáveis em 2023 e introduzindo novos 'fundadores' do Leopardo Árabe para aumentar a diversidade genética de seus animais reprodutores e contribuir para o avanço das metas de preservação a longo prazo.
O Dr. Stephen Browne, Vice-Presidente de Vida Selvagem e Patrimônio Natural da RCU, disse: "O Dia Internacional do Leopardo Árabe é uma oportunidade importante para chamar a atenção do mundo à situação do Leopardo Árabe e à missão da RCU de preservar e salvaguardar o ambiente natural de AlUla.
"Embora os sucessos recentes nos deem esperança, reconhecemos que o trabalho de preservação deve continuar para garantir que esta espécie possa um dia prosperar na natureza. Incentivamos a comunidade internacional a se unir a nós no Dia do Leopardo Árabe, participando de atividades que reforcem nossa compreensão e amor por estes magníficos grandes felinos."
Para mais informação sobre o dia, acesse https://www.rcu.gov.sa/en/ArabianLeopard
Nota aos editores:
Sempre se escreve AlUla e não Al-Ula
Sobre a Royal Commission for AlUla
The Royal Commission for AlUla (RCU) foi estabelecida por decreto real em julho de 2017 visando preservar e desenvolver AlUla, uma região de notável relevância natural e cultural localizada no noroeste da Arábia Saudita. O plano a longo prazo da RCU define uma abordagem responsável, sustentável e sensível ao desenvolvimento urbano e econômico, visando proteger o patrimônio natural e histórico da região ao mesmo tempo em que estabelece AlUla como um local desejado para morar, trabalhar e visitar. Isso engloba uma ampla gama de iniciativas nas áreas de arqueologia, turismo, cultura, educação e artes, refletindo o compromisso de cumprir com as prioridades de diversificação econômica, capacitação da comunidade local e preservação do patrimônio definido no programa Vision 2030, do Reino da Arábia Saudita.
Vídeo - https://mma.prnewswire.com/media/2337900/AlUla.mp4
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2337897/AlUla.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2337898/AlUla.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2337899/AlUla.jpg
FONTE The Royal Commission for AlUla (RCU)