PR Newswire
BARCELONA, Espanha, 27 de fevereiro de 2024
Mais de 40 redes de operadoras de telefonia móvel em cinco continentes já lançaram comercialmente serviços de API de rede para a comunidade de desenvolvedores para desbloquear todo o potencial do 5G
BARCELONA, Espanha, 27 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- A GSMA destacou hoje o forte progresso que o setor móvel e os parceiros de tecnologia estão fazendo para liberar todo o potencial das redes 5G e comercializar APIs de rede por meio da iniciativa GSMA Open Gateway.
Um ano desde que o GSMA Open Gateway foi apresentado no MWC 2023, 47 grupos de operadoras móveis, representando 239 redes móveis e 65% das conexões em todo o mundo, já se inscreveram na iniciativa. O GSMA Open Gateway está focado em acelerar o crescimento de serviços e aplicativos digitais, garantindo que eles se integrem perfeitamente a centenas de redes participantes no mundo inteiro. Isso é feito por meio de pontos de acesso únicos e programáveis, que são comuns a todas as operadoras móveis, conhecidos como APIs (Interfaces Programáveis de Aplicativos).
Trabalhando com parceiros de tecnologia e provedores de nuvem, incluindo AWS, Infobip, Microsoft, Nokia e Vonage, uma parte da Ericsson, mais de 40 redes de operadoras móveis já disponibilizaram um total combinado de 94 APIs comercialmente para desenvolvedores corporativos em 21 mercados na Ásia-Pacífico, África, Europa, Oriente Médio e Américas.
Como a fraude on-line e o crime cibernético são um dos maiores problemas enfrentados pelo comércio on-line, a GSMA, as operadoras de telefonia móvel e os parceiros de tecnologia estão concentrando a iniciativa GSMA Open Gateway no combate ao crime on-line. As atividades recentes incluem: As atividades recentes incluem:
• Quatro operadoras do Sri Lankan que lançaram três APIs em uma única plataforma de operadora, fornecendo autenticação robusta para proteger as transações on-line dos clientes;
• Três operadoras brasileiras que lançaram três APIs para combater fraudes;
• Três operadoras espanholas que anunciaram o lançamento de duas APIs antifraude, trabalhando com varejistas on-line;
• Quatro operadoras indonésias que lançaram três APIs para melhorar a segurança on-line e a experiência do cliente;
• Três operadoras sul-africanas que estão combatendo a fraude e o roubo de identidade digital em setores como bancos, finanças, seguros e varejo por meio de duas novas APIs.
• Três operadoras alemãs que disponibilizaram hoje duas APIs para ajudar os desenvolvedores de aplicativos e as empresas a combater a fraude on-line e proteger as identidades digitais dos clientes móveis.
"Foi um ano empolgante para o GSMA Open Gateway e para o setor móvel, em que começamos a construir um ecossistema unificado e a desbloquear todo o potencial das redes 5G. Isso culminou no nascimento de uma nova era de APIs," disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. "Nosso trabalho coletivo para 2024 é nutrir e aumentar essa oportunidade e fornecer acesso onipresente a desenvolvedores corporativos e provedores de nuvem, para que eles possam fazer o que fazem de melhor, que é lançar novos serviços revolucionários que possam maximizar os benefícios das redes 5G."
FOCO PARA 2024: AUMENTO DAS OPORTUNIDADES COMERCIAIS E DE MONETIZAÇÃO
Segundo uma pesquisa da McKinsey, o GSMA Open Gateway e outras iniciativas de API de rede podem gerar um valor significativo para o setor de telecomunicações e para as empresas que usam redes 5G nos próximos seis anos. A previsão é de que, se as operadoras puderem expor mais de suas APIs de rede e inovações às comunidades de desenvolvedores corporativos e provedores de nuvem, elas poderão desbloquear uma oportunidade de mercado adicional de US$ 300 bilhões até 2030.
Tendo construído um forte apoio entre o setor global de operadoras móveis em 2023, a iniciativa GSMA Open Gateway está se concentrando em como pode ajudar os membros a aumentar o envolvimento dos desenvolvedores em 2024. Isso será alcançado por meio do lançamento comercial de novos serviços e do foco em três canais comerciais de entrada no mercado para a adoção da API aberta.
Os três principais canais de entrada no mercado do GSMA Open Gateway são:
1. Network Cloud Marketplace, por exemplo, parceria com provedores de nuvem, incluindo AWS, Google Cloud, Microsoft Azure e Vonage
2. Parceiros/revendedores de tecnologia estratégicos , por exemplo, Infobip, Nokia e Ericsson
3. Operadoras diretas para o mercado por meio de suas divisões empresariais e de inovação
O setor agora está voltando sua atenção para uma série de novos serviços e inovações, incluindo APIs de qualidade sob demanda para permitir voos seguros de drones, robótica, realidade estendida e serviços imersivos de jogos on-line em redes 5G. O roteiro inclui mais desenvolvimento em conectividade para divisão de rede, segurança cibernética e habilitação de nuvem.
Ishwar Parulkar, tecnólogo-chefe de telecomunicações e nuvem de borda da Amazon Web Services na AWS, disse: "O progresso da iniciativa Open Gateway da GSMA no último ano foi muito animador. À medida que entramos na próxima fase de produção de mais APIs pelas empresas de telecomunicações e sua monetização por meio de vários canais de entrada no mercado, o papel de uma abordagem comum e alinhada entre operadoras, hiperescaladores e outros agregadores de canais que o Open Gateway está promovendo se torna ainda mais crítico."
Ankur Jain, vice-presidente do Google Cloud Telco, disse: "O Google Cloud está envolvido com a iniciativa GSMA Open Gateway desde o seu início, e estamos satisfeitos em ver o progresso no sentido de dar aos desenvolvedores acesso simplificado aos recursos de rede de forma aberta, padronizada e agregada. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros e desenvolvedores de CSPs para levar casos de uso inovadores ao mercado."
Ross Ortega, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Microsoft Azure para operadoras, disse: "A Microsoft tem orgulho de defender a iniciativa Open Gateway, ressaltando nosso compromisso de tornar a programabilidade da rede universalmente acessível aos desenvolvedores de aplicativos conectados. Acreditamos que a padronização dos recursos de rede e das APIs é crucial para garantir que os desenvolvedores possam entender e adotar facilmente essas tecnologias. A Conectividade Programável do Azure está na vanguarda desse esforço, alinhando-se estreitamente com os padrões do Open Gateway para preparar o caminho para a integração e a inovação contínuas."
Outros exemplos de como os membros e parceiros do GSMA Open Gateway estão trabalhando juntos para desenvolver novos casos de uso do setor para os desenvolvedores incluem:
• A Nokia e a Liberty Global realizaram testes bem-sucedidos no Porto de Antuérpia, na Bélgica, como parte da iniciativa, fornecendo fluxos de vídeo de alta definição para capitães localizados remotamente, para ajudá-los a manobrar navios em áreas movimentadas.
• A Deutsche Telekom, a O2 Telefónica e a Vodafone estão testando APIs de qualidade sob demanda com a Siemens Energy. A Siemens está usando a API para realizar manutenção remota virtualmente assistida, usando realidade aumentada, que requer uma qualidade de rede consistentemente alta para permitir uma ampla implantação, mesmo em locais sem conectividade estável.
• A VEON anunciou o lançamento do Geolocation Gateway, com a primeira implementação comercial já em vigor no Uzbequistão. Uma cadeia de restaurantes de âmbito nacional no Uzbequistão trabalhou com a Beeline Uzbekistan e a VEON Adtech para expandir seus negócios por meio de marketing de precisão baseado nas APIs do Geolocation Gateway. Os casos de uso potencial futuro incluem detecção de fraudes financeiras e resposta a emergências.
• A Amazon Web Services (AWS) e a Liberty Globalanunciaram uma colaboração para criar uma estrutura de rede como serviço (NaaS) que permite aos desenvolvedores usar e acessar as redes fixas e móveis da Liberty Global como uma plataforma para inovação. As duas empresas se concentrarão em setores como produtividade doméstica, logística/transporte, atendimento/assistência remota para melhorar a vida das pessoas nos mercados da Liberty Global. Os serviços serão baseados nos padrões GSMA Open Gateway e usarão APIs padrão CAMARA para garantir a padronização mundial e uma adoção mais ampla.
• O Azure Programmable Connectivity (APC) da Microsoft foi lançado em uma prévia pública no Mobile World Congress Barcelona 2024, apresentando APIs como verificação de números e troca de SIM, entre outros recursos. A APC, que está construindo um ecossistema robusto de parceiros com operadoras globais como AT&T, BT, Claro, Deutsche Telekom, Orange, MEO, Rogers, Singtel, T-Mobile, Telefônica, TIM Brasil, Verizon e Vivo, pretende ampliar ainda mais seu alcance. Empresas como o Banco Itaú Unibanco e a NAGRA estão adotando a APC para desenvolver aplicativos com reconhecimento de rede, aumentar a segurança e combater fraudes. A Microsoft também está trabalhando com parceiros de tecnologia de rede e agregadores de programabilidade de rede, como a Ericsson e a Vonage, bem como a Nokia e a plataforma Network as Code da Nokia, fazendo progressos concretos na aceleração do ecossistema de programabilidade de rede.
• Desde o lançamento da iniciativa Open Gateway, a Infobipassinou vários acordos de colaboração com operadoras de rede e parceiros do ecossistema para usar a plataforma, incluindo Vivo, Claro, TIM Brasil, Vodafone e Orange Espanha. Novas parcerias com a Telefônica Espanha, Personal Argentina, Veon Group e muitas outras acontecerão em um futuro próximo.
• Desde o lançamento de sua plataforma Network as Code com portal para desenvolvedores no MWC Las Vegas da GSMA em setembro de 2023, a Nokia assinou acordos de colaboração com 10 operadoras de rede e parceiros de ecossistema para usar a plataforma, incluindo BT, DISH, NOS Portugal e Telia. A Nokia está anunciando novos acordos com parceiros CSP na Bélgica e na Argentina como parte de sua presença no MWC Barcelona 2024.
• Em fevereiro de 2024, a Vonage lançou o Vonage Network Registry, um serviço de registro de desenvolvedores pioneiro no mercado para acelerar e simplificar o acesso dos desenvolvedores às APIs de rede. O serviço também facilitará aos CSPs o dimensionamento eficaz do consumo de APIs de rede, padronizando o processo de aprovação e concedendo acesso às APIs dos provedores de rede para provedores de serviços de aplicativos (ASPs). A Vonage está trabalhando com várias operadoras na Europa e na América do Norte, incluindo Deutsche Telekom, Orange, Telefonica, Vodafone, AT&T e Verizon, para liberar recursos de rede programáveis para os desenvolvedores, e com a KDDI no Japão, que está revendendo suas APIs de comunicação. A Vonage também anunciou uma colaboração com a AWS para alavancar as comunicações e as APIs de rede para acelerar a disponibilidade de novas soluções para os desenvolvedores, juntamente com uma nova solução de proteção contra fraudes a ser disponibilizada no AWS Marketplace.
As APIs do GSMA Open Gateway são definidas, desenvolvidas e publicadas no CAMARA, o projeto de código aberto para que os desenvolvedores acessem recursos de rede aprimorados, conduzido pela Linux Foundation, em parceria com o TM Forum.
A INICIATIVA GSMA OPEN GATEWAY: O QUE VER NO MWC BARCELONA 2024:
Os eventos e demonstrações do GSMA Open Gateway disponíveis para serem vistos no MWC Barcelona 2024 incluem:
• "Open Gateway – The Art of What's Possible" é o tema principal da Keynote 1 do MWC no palco principal do Hall 4 na segunda-feira, 26 de fevereiro: 9h30 - 10h45 horário da Europa Central (CET). O diretor-geral da GSMA, Mats Granryd, apresentará o progresso do Open Gateway, antes de o público ouvir os discursos dos principais líderes do setor da China Mobile, Microsoft, Orange, Telefônica e Vodafone sobre o progresso da iniciativa.
• Os CEOs da Deutsche Telekom, Orange, Telefonica e Vodafone discutirão o Open Gateway com a âncora da CNBC Europe, Karen Tso, no final do dia, durante a Keynote 4: Europe's New Horizon (O novo horizonte da Europa).
• Durante seu discurso, Nick Venezia, fundador e diretor de dados da Centillion.AI, discutirá como as operadoras e os desenvolvedores de telefonia móvel podem obter mais valor das APIs 5G e criar parcerias geradoras de receita com marcas globais, trocas de anúncios digitais e empresas de tecnologia de publicidade.
• A sessão da conferência "Gateway to API Heaven" será realizada na segunda-feira, 26 de fevereiro, no MWC Stage B, Hall 6. O diretor de tecnologia da GSMA, Alex Sinclair, juntamente com a AWS, a Axiata, a Bridge Alliance e a Chenosis, será o anfitrião de um mergulho mais profundo no potencial das APIs de rede e na colaboração entre setores.
• O Devcon do Open Gateway:https://www.mwcbarcelona.com/agenda/sessions/4459-open-gateway-devcon será realizado na quarta-feira, 28 de fevereiro, das 15h00 às 19h00 CET, no Partner Theatre 2, Hall 8.0. Para desenvolvedores, por desenvolvedores, os participantes obtêm informações valiosas sobre o potencial das APIs de rede e como elas podem reformular sua abordagem de desenvolvimento.
• A monetização do 5G por meio do Open Gateway será um dos principais focos da 5G Futures Summit no Stage C, Hall 6 quarta-feira, a partir das 9h00 CET. O diretor de redes da GSMA, Henry Calvert, presidirá as palestras e um painel com especialistas da Chenosis, Deutsche Telekom, Microsoft, Telefonica e Vonage.
• O Mobile World Capital Barcelona, usando a plataforma Network as Code da Nokia com portal para desenvolvedores, realizará um GSMA Open Gateway Hackathon em tempo real, com duração de 48 horas, na Talent Arena no Hall 3. Os participantes do hackathon desenvolverão casos práticos de uso que essa nova estrutura de APIs de rede comuns pode trazer para o mercado.
• Além de os membros do GSMA Open Gateway demonstrarem casos de uso de APIs em seus estandes no MWC Barcelona, a GSMA apresentará três demonstrações no estande do GSMA Pavilion, no Hall 4. Essas demonstrações são da Vonage, parte da Ericsson, Bridge Alliance e Liberty Global, Vodafone Ziggo e CableLabs.
Notas aos editores:
Sobre a GSMA
A GSMA é uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e fornecer inovações fundamentais para ambientes comerciais positivos e mudanças na sociedade. Nossa visão é liberar todo o poder da conectividade para que as pessoas, o setor e a sociedade prosperem. Representando operadoras de telefonia móvel e organizações de todo o ecossistema móvel e setores adjacentes, a GSMA oferece aos seus membros três grandes pilares: Connectivity for Good (Conectividade para o bem), Industry Services and Solutions (Serviços e soluções para o setor) e Outreach (Divulgação). Essa atividade inclui o avanço das políticas, o enfrentamento dos maiores desafios sociais da atualidade, a sustentação da tecnologia e da interoperabilidade que fazem a telefonia móvel funcionar e o fornecimento da maior plataforma do mundo para reunir o ecossistema móvel nas séries de eventos MWC e M360.
Convidamos você a saber mais em gsma.com
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1882833/GSMA_Logo.jpg
FONTE GSMA