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BEIJING, 26 de fevereiro de 2024
BEIJING, 26 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- As regiões de nível provincial da China definiram suas metas de crescimento econômico para 2024, com números que variam de 4,5 a 8%. Entre elas, mais de 20 regiões têm como objetivo ultrapassar 5% de crescimento do PIB.
Notavelmente, essas províncias compartilham prioridades importantes, como "novas forças produtivas", "aumento do consumo" e "melhoria do ambiente de negócios".
O conceito de "novas forças produtivas" refere-se a uma nova forma de forças produtivas, derivadas de avanços e inovações contínuos em ciência e tecnologia, que impulsionam os setores emergentes estratégicos e os futuros setores em uma era cada vez mais inteligente e de informações.
As províncias identificaram setores específicos para ancorar as novas forças produtivas, incluindo a biofabricação, a economia de baixa altitude e áreas emergentes, como a tecnologia quântica e as ciências da vida.
Esforços para integrar dados com aplicações práticas também estão sendo feitos para reforçar a economia digital. A província de Zhejiang, por exemplo, tem como meta um aumento de 9% no valor agregado de seus principais setores digitais e está buscando garantir que 85% das principais empresas passem pela transformação digital.
Da mesma forma, várias províncias do interior do oeste estão procurando capitalizar suas vantagens em termos de capacidade de computação para promover a digitalização do setor. Por exemplo, a Região Autônoma de Ningxia Hui tem como objetivo atualizar de forma inteligente os setores tradicionais e capacitar digitalmente as pequenas e médias empresas, aspirando que a economia digital compreenda mais de 36% do PIB regional.
Além disso, a promoção do desenvolvimento do setor privado tornou-se um foco importante. Várias províncias planejam alavancar políticas financeiras para apoiar empresas privadas em grandes inovações tecnológicas, incentivar sua participação em projetos científicos importantes e direcionar o investimento privado para a infraestrutura.
Este ano, Jiangsu planeja implantar políticas especializadas para estimular o investimento privado, enquanto Guangxi deve orientar as instituições financeiras a aumentar o apoio aos primeiros empréstimos de crédito para empresas privadas. Além disso, Hainan criará um fundo comum para ajudar empresas com ótimo crédito, mas com dificuldades financeiras temporárias.
Enquanto isso, províncias e municípios como Jiangxi, Liaoning, Chongqing e Shanxi estão aprimorando suas estruturas regulatórias para proteger os direitos de investimento. O objetivo é eliminar as barreiras indiretas à entrada no mercado, garantindo igualdade de condições para empresas de todos os tipos.
Atraídas pelo ambiente de negócios acolhedor e aprimorado, juntamente com o vasto mercado consumidor, as empresas financiadas por estrangeiros estão confiantes em suas perspectivas de investimento de longo prazo na China.
Grandes corporações multinacionais de vários setores, incluindo a KFC e a Standard Chartered, aumentaram recentemente seus investimentos na China. O país continua sendo o principal destino de investimentos por oferecer oportunidades promissoras de inovação, suporte industrial abrangente e criação de um ambiente de negócios propício.
Em 2023, o investimento direto alemão na China aumentou 4,3%, atingindo um recorde de 11,9 bilhões de euros (US$ 12,7 bilhões), de acordo com dados oficiais do Bundesbank analisados pelo instituto IW. Além disso, a participação da China no total de investimentos da Alemanha no exterior subiu para 10,3% no ano passado, marcando o nível mais alto desde 2014.
Mercado consumidor em expansão
Desde 2023, o mercado consumidor da China tem apresentado uma recuperação robusta. No ano passado, as vendas totais de bens de consumo no varejo atingiram 47,15 trilhões de yuans (cerca de 6,63 trilhões de dólares americanos), um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior, de acordo com o National Bureau of Statistics. As vendas no varejo on-line tiveram um aumento de 11%, com as vendas on-line de produtos físicos constituindo 27,6% do total das vendas no varejo.
O surgimento de novos modelos de consumo, como o comércio eletrônico, expandiu a gama de canais de vendas disponíveis no mercado de consumo, oferecendo aos usuários uma experiência mais variada, observou Pan Helin, pesquisador da Universidade de Zhejiang.
A revitalização do mercado de consumo também se refletiu no setor de viagens. Durante o feriado do Festival da Primavera deste ano, houve um alto nível de entusiasmo por viagens. Os dados mostram que o número de visitantes dos principais locais culturais e turísticos em todo o país chegou a 123 milhões, marcando um aumento de 22,8% em comparação com o mesmo período de 2023.
O aumento das viagens e das atividades culturais durante o Festival da Primavera também impulsionou um aumento nos gastos com entretenimento, especialmente no setor cinematográfico. A partir das 13h15 de sexta-feira, a receita de bilheteria do feriado do Festival da Primavera na China (incluindo a pré-venda) ultrapassou 7 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 983,3 milhões), de acordo com a Dengta Pro, o braço de análise de dados da principal plataforma de ingressos de filmes da China, a Taopiaopiao.
Pan observou que a crescente demanda dos consumidores por uma qualidade de vida mais alta e experiências mais ricas significa uma mudança nos padrões de consumo. Essa tendência, aliada a um entusiasmo crescente por atividades de compras e lazer, indica uma recuperação constante no mercado consumidor da China.
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FONTE CGTN