Huawei e BJFF ganham GSMA GLOMO por projeto de conservação do salmão da Noruega TECH4ALL

Huawei e BJFF ganham GSMA GLOMO por projeto de conservação do salmão da Noruega TECH4ALL

PR Newswire

BARCELONA, Espanha, 5 de março de 2024

BARCELONA, Espanha, 5 de março de 2024 /PRNewswire/ -- A Huawei e a BJFF receberam o prêmio GSMA GLOMO na semana passada no MWC Barcelona 2024 por "Contribuição Móvel Extraordinária para os ODS da ONU" por uma solução com IA projetada para evitar a extinção do salmão do Atlântico selvagem na Noruega.

Lu Yong, vice-presidente sênior da Huawei e presidente da região europeia da Huawei, recebe o GLOMO no MWC Barcelona 2024

"Estamos muito honrados em aceitar o GSMA GLOMO por nosso projeto TECH4ALL e agradecemos especialmente nossa parceira BJFF pelo seu compromisso e apoio", disse Lu Yong, vice-presidente sênior da Huawei e presidente da região europeia da Huawei. "O projeto do salmão mostra o grande potencial da tecnologia para conservar a natureza e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. A Huawei continuará a usar tecnologias inovadoras para construir um mundo mais verde".

Lançada em 2021 pela iniciativa TECH4ALL da Huawei e desenvolvida com os parceiros locais BJFF, Simula Consulting e Troll Systems, a solução surgiu ao longo de um período de três anos em resposta a uma espécie invasora, o salmão jubarte, que ameaça o salmão local nos rios da Noruega.

A solução, a primeira deste tipo no mundo, filtra o salmão jubarte do sistema fluvial, impedindo-o de seguir rio acima para desovar.

"Estamos muito orgulhosos de colaborar com a Huawei e parceiros neste projeto inovador. A solução tecnológica de ponta que temos em Berlevåg é uma receita de sucesso para deter o salmão jubarte e é inspiradora para ganharmos reconhecimento global no MWC Barcelona 2024", disse Geir Kristiansen, presidente da BJFF. "Este projeto não só protege os nossos rios e o salmão do Atlântico selvagem, mas também mostra como a inovação pode combater desafios ambientais em todo o mundo."

O painel de jurados do GLOMO descreveu o projeto como uma "ideia excelente e escalonável – a aplicação de IA autônoma e tecnologia móvel para resolver um problema com precisão, com excelente execução e resultados impressionantes".

Como funciona a solução

Os peixes são orientados a nadar através de um túnel que atravessa o rio, instalado com uma câmera subaquática e um portão inteligente controlado por um algoritmo.

Os peixes são direcionados através do túnel no rio

O algoritmo identifica diferentes tipos de peixes, reconhecendo, por exemplo, a corcova distinta do salmão jubarte macho e o padrão da cauda da fêmea. Com uma taxa de precisão de identificação superior a 99%, o sistema instrui a comporta a permanecer fechada para filtrar as espécies invasoras em um tanque de retenção, mas abre para permitir que outros peixes nadem rio acima.

O portão automatizado em ação

Entre junho e setembro de 2023, a última época de desova do salmão em um ciclo bienal, projetos piloto nos rios Storleva e Kongsfjord filtraram com sucesso mais de 6.000 salmões jubarte.

O método manual exige que voluntários fiquem no rio, identifiquem o salmão jubarte visualmente e façam a remoção manualmente. Este método não é apenas trabalhoso e demorado, mas muitos peixes são acidentalmente feridos ou mortos no processo. Em comparação, a solução automatizada não fere os peixes e reduz as cargas de trabalho manuais em cerca de 90%.

Contexto

O salmão jubarte foi introduzido nos rios da Noruega na década de 1960 para aumentar o abastecimento alimentar. No entanto, a espécie invasora aumentou rapidamente em número e logo começou a competir com o salmão do Atlântico selvagem por recursos e áreas de desova. Seu impacto fez com que a população das espécies nativas caísse pela metade desde a década de 1980.

Sendo o salmão fundamental para a cultura e economia da Noruega, a questão é uma causa contínua de preocupação nacional.

O sucesso da solução e o seu potencial de expansão em toda a Noruega deram esperança para resolver a ameaça de extinção do salmão do Atlântico selvagem.

Os GLOMOs 

O evento de premiação GSMA GLOMO acontece todos os anos no MWC e homenageia os "melhores dos melhores no ecossistema móvel e além". Decididos por 200 juízes independentes, 30 prêmios estão em disputa em seis categorias. A Huawei levou para casa sete GLOMOs no MWC deste ano.

Sobre o TECH4ALL da Huawei

O TECH4ALL é um plano de ação e iniciativa de inclusão digital de longo prazo da Huawei. Impulsionado por parcerias e tecnologias inovadoras, o TECH4ALL visa promover a inclusão e a sustentabilidade no mundo digital.

Para obter mais informações, acesse o site do TECH4ALL da Huawei em https://www.huawei.com/en/tech4all 
Siga-nos no X em https://twitter.com/HUAWEI_TECH4ALL 

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2354481/Lu_Yong_Huawei_Senior_Vice_President_President_European_Region_Huawei.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2354482/Fish_directed_tunnel_river.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2354483/The_automated_gate_action.jpg 

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/huawei-e-bjff-ganham-gsma-glomo-por-projeto-de-conservacao-do-salmao-da-noruega-tech4all-302080674.html

FONTE Huawei

Voltar noticias em Português no Mundo