Projeto pedagógico contemporâneo: Colégio Pentágono reforma espaços da Educação Infantil para impulsionar o protagonismo do aluno

Projeto pedagógico contemporâneo: Colégio Pentágono reforma espaços da Educação Infantil para impulsionar o protagonismo do aluno

PR Newswire

SÃO PAULO, 28 de março de 2024

Com inspiração em projetos arquitetônicos finlandeses, novos ambientes devem contribuir para o desenvolvimento das crianças

SÃO PAULO, 28 de março de 2024 /PRNewswire/ -- Flexível, ergonômico, lúdico, natural e iluminado. São muitas as características que compõem um ambiente de aprendizagem na primeira infância, porém, acima de tudo, o espaço precisa ser um laboratório de experiências para as crianças. Em 2024, o Colégio Pentágono inaugura o novo espaço da Educação Infantil da unidade Morumbi. Com a assinatura do escritório de arquitetura Studio Barbour, as mudanças têm o objetivo de promover novas vivências que, com certeza, impactarão no desenvolvimento das crianças.

A Educação Infantil é uma etapa essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças. Nesse sentido, os espaços e ambientes que elas frequentam precisam ser pensados para que elas possam explorar, brincar, descobrir e aprender em segurança. "Escolhemos o Studio Barbour, renomado por seus projetos educacionais e corporativos, para criar um espaço de aprendizagem inovador onde as crianças possam ser protagonistas. O espaço faz parte do contexto da aprendizagem", diz Patrícia Nogueira, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Pentágono.

Inspirado em escolas finlandesas, os novos ambientes do Pentágono são eficientes, funcionais, adaptados e, acima de tudo, lúdicos. "A experiência que as crianças têm do mundo é muito diferente da nossa. Quando nós, adultos, olhamos para um banco, vemos um banco. Já a criança enxerga um lugar para subir, um lugar para fazer um lanche, um túnel, uma nave, qualquer coisa", explica Alberto Barbour, empresário e arquiteto do escritório Studio Barbour. "Quando projetamos e construímos esse mundo novo para as crianças explorarem, estamos também expandindo muitas possibilidades de como cada item do mobiliário, do espaço, de uma forma atrativa, será usado para diferentes atividades e funções".

O projeto nasceu do forte alinhamento entre a arquitetura e o projeto pedagógico da escola. Em contato direto com diretores, coordenadores e professores, os arquitetos mapearam as necessidades dos educadores e das crianças. A equipe do escritório de arquitetura construiu, partindo do conceito de metodologias ativas do Pentágono, espaços mais amplos, com varandas integradas, paisagismo próprio e móveis escolares adaptados para cada idade. Mais do que salas de aulas, a educação infantil do Colégio propõe verdadeiros espaços de aprendizagem multifuncionais para enriquecer e potencializar o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.

Estímulos e cores 
Sabendo que muitas crianças passam bastante tempo na escola, o projeto arquitetônico também levou em conta as várias funções que os espaços precisam ter e proporcionar. Com grandes portas de vidro conectando as salas com varandas e pátio, os espaços de aprendizagem possuem muito contato visual com a área externa. "Ao contrário do que dizem, uma janela ou porta que permite olhar para fora está longe de ser uma distração. Todos nós, crianças e adultos, precisamos descansar nossos olhos e fazemos isso trocando a distância focal", explica Alberto.

No projeto da Educação Infantil do Colégio Pentágono, as cores também exercem essa função de descanso focal. Em contraste com os móveis e a parede branca, a paleta de cores foi escolhida para criar um equilíbrio nos espaços e dar mais vida aos lugares, além de carregar a ludicidade tão importante para a primeira infância.

Além disso, para as crianças que ainda não sabem ler, colocar a cor específica de uma sala funciona como um sistema de comunicação visual que induz à auto orientação. "Quando precisar ir para a sala de música, por exemplo, conhecendo as cores, elas terão autonomia para encontrar a sala sozinha, mesmo sem entender o que está escrito nas placas."

Espaços adaptados
Cada sala de aula e espaço de aprendizagem foi projetado pensando na faixa etária das crianças que utilizarão o local. Para as turmas do G2/G3, o layout foi pensado para incentivar e acolher as crianças menores em grupo. As mesas são menores e dispostas em círculos para o aprendizado coletivo, além de tapetes para atividades no chão. "Com mobiliário menor e adaptado para a faixa etária dos estudantes, ampliamos a sensação de acolhimento. Quando estão em um ambiente pensado para elas, as crianças se sentem seguras para explorar", afirma Patrícia Nogueira.

Já para as turmas do G4 e G5, o layout começa a apresentar carteiras individuais, sem tirar a possibilidade do trabalho em grupo. "Dependendo da atividade, os estudantes poderão desenvolver projetos coletivos ou trabalhar a autonomia e o protagonismo em uma tarefa individual. Em todos os espaços, priorizamos essa multifuncionalidade que acompanha as mais diversas atividades propostas para a primeira infância", completa Patrícia.

O playground traz os elementos mais instigantes e que induzem à criatividade. "Temos balanços e triciclos, mas também temos opções multifuncionais que permitem uma alternância entre o coletivo e o individual. Com o passar do tempo, eles vão descobrindo que são os protagonistas e definidores do que é o brincar no playground", diz Alberto Barbour. Para complementar, o piso emborrachado é apropriado para que as crianças tenham a liberdade de explorar o espaço em segurança.

A sala de música se integrou com o anfiteatro, resultando em um novo espaço que se expande e se torna um estúdio onde a criança terá a liberdade para fazer barulho. Já a sala de artes, com seu mobiliário diferente, é um espaço para o estudante criar, sujar, inspirar e desenvolver trabalhos diversos. Na oficina maker, itens, ferramentas e materiais de papelaria estão à disposição para os alunos construírem projetos orientados pelos professores.

Características técnicas da reforma

Sobre o Colégio Pentágono 

O Colégio Pentágono é uma das melhores escolas de São Paulo, referência no ensino integral dos alunos, com evolução gradual do brincar na infância para aquisição de conteúdo ao longo do Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, o Pentágono ocupa um lugar de destaque entre as escolas que mais aprovam nos processos seletivos de universidades nacionais e internacionais. Fundado em 1971 por Nancy Izzo, o Pentágono tem três unidades – Alphaville, Morumbi e Perdizes – e prepara estudantes, de 3 a 18 anos, para terem espírito crítico e autoconhecimento. Com mais de 50 anos de vida, a escola continua sua trajetória comprometida com a excelência acadêmica e a formação integral dos alunos. De orientação humanista, o propósito do ensino é permitir a liberdade de manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação, tornando o aluno o protagonista do conhecimento. Para garantir a excelência pedagógica, a escola investe na formação dos professores, com incentivo para o desenvolvimento das capacidades tecnológicas e atualização constante do que há de mais moderno na educação e suas disciplinas. Com importantes diferenciais, o Pentágono é referência na formação do inglês como segundo idioma, com atividades do learn&play, na Educação Infantil e Anos Iniciais, e do Bridges, nos Anos Finais e Ensino Médio. Também prepara para certificações específicas (Cambridge, IELTS e Toefl) e orienta os alunos que querem se graduar nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido. A escola traz inovações metodológicas que favorecem o desenvolvimento das competências que serão exigidas das novas gerações em um mundo de mudanças constantes.

Sobre o Studio Barbour

Design autoral e Inteligência estratégica são as ferramentas e o objetivo prático da atuação do Studio Barbour. Esta abordagem permite ao Studio transitar em diversas escalas e setores expandindo a cada projeto o campo das possibilidades e trazendo ao mundo soluções inovadoras e exclusivas.

À frente do Studio está Alberto Barbour, arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (USP). Engajado nos temas ligados à produção arquitetônica, já foi colunista da Folha de São Paulo, e também atua como palestrante e professor convidado em várias universidades, incluindo a Texas AM University.

Com mais de 20 anos de atuação, o Studio já recebeu diversos prêmios nacionais, dentre eles o AsBEA, ABCEM, além de ser finalista do Akzo Nobel Tomie Ohtake, e segue atuando no âmbito cultural, educacional, institucional ou habitacional, onde quer que seja necessário uma abordagem estratégica e um conceito original.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2374924/IMG_1397.jpg

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FONTE Colégio Pentágono

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