PR Newswire
FRANKFURT, Alemanha, 2 de abril de 2024
FRANKFURT, Alemanha, 2 de abril de 2024 /PRNewswire/ -- Oficiais de justiça e polícia francesa realizaram uma operação em um depósito de um especialista em arte em Paris, seguindo ordens judiciais emitidas em Frankfurt, Alemanha, e Paris, França.
A incursão resultou na descoberta inúmeras pinturas pertencentes a uma coleção de obras da vanguarda russa roubadas da família Khatib. A família Khatib são ávidos colecionadores de arte e orgulhosos proprietários de muitas obras de arte de classe internacional de uma variedade de períodos. Sua coleção de pinturas da vanguarda russa é uma das maiores do gênero e contém obras de artistas famosos como Wassily Kandinsky e Kazimir Malevich.
A incursão da semana passada ocorreu após operações semelhantes realizadas por autoridades alemãs em Frankfurt em 2023, onde as autoridades também apreenderam inúmeras pinturas. As obras de arte apreendidas, no valor de centenas de milhões de euros, foram inicialmente roubadas em dezembro de 2019.
As apreensões fazem parte de um processo judicial de longa duração após o roubo de 1.800 pinturas da vanguarda russa em Wiesbaden, Alemanha, em 2019. Embora as apreensões em Paris e Frankfurt signifiquem que algumas das valiosas obras de arte tenham sido recuperadas, muitas ainda estão desaparecidas.
Os autores do roubo foram identificados, mas continuam foragidos e se recusam a devolver as pinturas aos seus proprietários. Em vez disso, eles estão vendendo a arte em casas de leilão em Paris, Bretanha, Mônaco e Israel. As casas de leilão em questão ignoraram as cartas de cessação e desistência e continuaram com as vendas, tendo sido informadas de que a arte era roubada.
Os esforços para recuperar a coleção de arte são financiados pelo LitFin, um financiador de litígios europeu com sede em Praga. Os procedimentos legais são conduzidos pelo escritório de advocacia global Dentons em Frankfurt e Paris.
Um porta-voz da família Khatib disse: "Com a ajuda da Dentons e da LitFin, vamos em busca dos culpados em qualquer parte do globo. Continuaremos recuperando nossa propriedade e incentivamos qualquer pessoa que esteja considerando comprar obras da vanguarda russa a verificar diligentemente sua procedência e certificar-se de que não seja uma peça roubada pertencente à nossa família".
FONTE The Khatib Family