PR Newswire
SÃO PAULO, 11 de julho de 2024
SÃO PAULO, 11 de julho de 2024 /PRNewswire/ -- Reciclar-se faz parte da trajetória de qualquer negócio que já tenha acumulado alguns anos de história, e esse é exatamente o caso da Eucatex — uma das maiores produtoras de pisos laminados, divisórias, portas, painéis (de MDF e MDP), tintas e vernizes do Brasil e a maior fabricante de chapas de fibra de madeira do mundo. Fundada em 1951, em São Paulo, a empresa é comandada há mais de 25 anos (desde 1997) pelo mesmo presidente, o executivo Flavio Maluf — o que não quer dizer que não tenham sido feitas adequações às exigências do mercado ao longo de todo esse tempo. Muito pelo contrário.
Como bem apontou o CEO da Eucatex, "tudo muda e o mercado avança", bem por isso, recentemente, em março, a companhia redefiniu sua missão, visão, valores, foco e propósito.
Para Maluf, porém, isso nem se trata de uma mudança, mas, sim, de uma evolução que precisa acontecer periodicamente. Ele explicou que, no caso da Eucatex, as missões e os valores da empresa são redefinidos de tempos em tempos, de acordo com aquilo que tem que introduzir de melhorias de gestão dentro do negócio.
A sustentabilidade, o respeito e os cuidados com meio ambiente, por exemplo, sempre fizeram parte das diretrizes do Grupo Eucatex, que usa o eucalipto como sua matéria-prima para a fabricação de seus produtos base madeira, que compõem a maior parte do vasto portfólio da marca. Desde a década de 1960, a companhia atuante nos segmentos de construção civil e indústria moveleira investe em terras e reflorestamento para garantir a autossuficiência de abastecimento — e, ao longo dos anos, tem trabalhado para melhorar seu desempenho em prol da natureza e da sociedade de forma geral, por meio de ações socioambientais. O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um dos exemplos nesse sentido. Ele é desenvolvido desde 1999 pela empresa com o objetivo de disseminar informações sobre a preservação do meio ambiente, e promover a conscientização sobre a importância das ações diárias das pessoas dentro de suas realidades locais.
O PEA recebe alunos da rede pública de ensino dos municípios de Bofete e Salto (SP), para atividades que convidam à reflexão sobre temas ambientais pertinentes às regiões em que a empresa está inserida. Além de promover o debate sobre a fauna, flora, recursos hídricos, silvicultura e resíduos, o Programa mostra os conceitos na prática, com dinâmicas para facilitar a compreensão.
Ações como essas, no entanto, não eram aspectos tão valorizados ou populares até alguns anos atrás — ao menos, não na magnitude que é atualmente. O presidente da Eucatex lembrou que nos anos 2000 não se falava em conceitos como ESG (sigla em inglês para "Meio ambiente, Social e Governança") ou em certificação FSC® (sigla em inglês para "Conselho de Gestão Florestal"), embora a Eucatex tenha conquistado essa certificação em 1996. Cenário que, hoje, é muito diferente.
São coisas que, "muitas vezes, você já praticava, mas não divulgava e, de repente, isso passa a ser uma coisa essencial", ressaltou Flavio Maluf. São justamente situações como essa que, segundo o executivo, exigem uma revisão e alguns ajustes em relação aos propósitos e princípios que norteiam um empreendimento.
Atualmente, a Eucatex tem como propósito criar soluções para o conforto e bem-estar de seus clientes.
"Por que fazemos: [para] oferecer às pessoas soluções que deixem seus ambientes confortáveis e que promovam o bem-estar. Como fazemos: baseados em relações de confiança e responsabilidade socioambiental, unimos nosso conhecimento e criatividade para oferecer soluções que atendem os desejos e superam as necessidades das pessoas. O que fazemos: soluções criativas e inovadoras, com qualidade, que valorizam os ambientes, gerando conforto e praticidade à vida das pessoas", descreve o site oficial da empresa.
"Participar de todas as etapas da vida das pessoas, com soluções criativas, que valorizam seus ambientes de convivência", é a definição atual de visão da empresa para os segmentos de construção civil e indústria moveleira. Enquanto "oferecer produtos práticos e eficientes para o bem-estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e a sociedade" é a missão.
A sustentabilidade, o respeito, o comprometimento, a criatividade, a simplicidade e a resiliência são, por sua vez, os valores que regem o negócio liderado por Flavio Maluf.
O presidente da Eucatex ainda afirmou acreditar que o mundo está, de fato, caminhando em direção à sustentabilidade, mas em um ritmo plausível. Ou seja, conforme for possível ir superando as barreiras financeiras e econômicas para isso — já que investimentos nesse sentido, apesar de promissores, muitas vezes são caros ou até inviáveis em algumas áreas. Além disso, o mundo anda cada vez mais conectado — inclusive, na área industrial, pontuou Flávio Maluf. Nesse segmento, "cada vez mais as máquinas vêm ganhando inteligência artificial, então, vêm tendo menos interferência das pessoas", exemplificou o CEO.
Bom, ao que tudo indica, novos ajustes nas diretrizes institucionais da Eucatex acontecerão, sem problemas, sempre que necessário!
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2458779/Flavio_Maluf__5.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/eucatex-redefiniu-suas-diretrizes-estrategicas--para-o-ceo-flavio-maluf-essas-sao-adequacoes-necessarias-de-mercado-que-precisam-ser-feitas-de-tempos-em-tempos-302194680.html
FONTE Eucatex