Relatório de Sustentabilidade 2023 do ABC Brasil destaca mudanças climáticas como tema prioritário visando impulsionar clientes na transição para uma economia de baixo carbono

Relatório de Sustentabilidade 2023 do ABC Brasil destaca mudanças climáticas como tema prioritário visando impulsionar clientes na transição para uma economia de baixo carbono

PR Newswire

SÃO PAULO, 24 de julho de 2024

A divulgação segue as diretrizes internacionalmente reconhecidas da Global Reporting Initiative (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), além de apresentar o reporte das informações climáticas conforme recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD)

SÃO PAULO, 24 de julho de 2024 /PRNewswire/ -- O Banco ABC Brasil, (ABCB4), listado no Nível 2 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), acaba de divulgar o Relatório de Sustentabilidade 2023, que relata as principais ações e resultados desenvolvidos pela instituição nos âmbitos ambiental, social e de governança, integrando a estratégia ESG aos negócios do ABC Brasil. A instituição encerrou 2023 com mais de R$ 16,7 bilhões em operações atreladas a critérios ESG, alinhados ao Framework de Finanças Sustentáveis da Companhia.

"Em 2023 percorremos um caminho repleto de impacto positivo, desafios e aprendizados. Estamos confiantes que o melhor está por vir e conscientes da nossa responsabilidade com os clientes, com as pessoas e com os resultados. E seguimos nos reforçando na estratégia de longo prazo sem perder o foco no desempenho do ano", finaliza Sérgio Lulia Jacob, CEO do ABC Brasil. 

Para reforçar o compromisso com as pautas de ESG, o banco aderiu, no início desse ano, ao pacto global da ONU e seus 10 princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

De acordo com a Vice-Presidente de Talentos, Marca e ESG do ABC Brasil, Izabel Branco, o tema Mudanças Climáticas foi definido como um dos temas prioritários pelo nosso Conselho de Administração e foram colocadas em prática ações estruturantes, para guiar e impulsionar os negócios de forma sustentável ao longo dos próximos anos.

Em 2023, o ABC Brasil mensurou, pela primeira vez, as suas emissões financiadas, decorrentes das suas atividades de empréstimos e financiamentos, conhecidos como Escopo 3. "As emissões financiadas são consideradas as emissões mais relevantes na operação de instituições financeiras. No ABC Brasil, essa mensuração está sendo a base para a estratégia de descarbonização, nos permitindo conectar os clientes mais intensivos em carbono a soluções que os impulsionem a transição para uma economia de baixo carbono", segundo Fabiana Silva, Head de ESG do ABC Brasil.

Como próximos passos do plano de descarbonização do ABC Brasil, a instituição está automatizando a mensuração para monitorar de forma contínua as emissões financiadas, além de aprimorar a qualidade dos dados.

Sobre o ABC Brasil

O ABC Brasil é um banco múltiplo, especializado na oferta diversificada de serviços para empresas. Listado no Nível 2 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), é um dos únicos do país a contar com suporte de um controlador internacional e autonomia local. Em 2024, ano em que completa 35 anos, apresentou ao mercado seu novo posicionamento, baseado nos atributos de solidez e relacionamento com cliente. Com o direcionamento de que as relações humanas constroem valor, inspirou a criação do ROR (Return on Relationship), uma forma de potencializar o sucesso dos negócios e da marca, com base no endereçamento das necessidades dos clientes e vínculos duradouros de lealdade e confiança. Além disso, o foco no cliente levou o ABC Brasil a expandir seu portfólio, que hoje inclui corretagem de seguros, comercialização de energia, recuperação de crédito e banco de investimentos.

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/relatorio-de-sustentabilidade-2023-do-abc-brasil-destaca-mudancas-climaticas-como-tema-prioritario-visando-impulsionar-clientes-na-transicao-para-uma-economia-de-baixo-carbono-302205510.html

FONTE Banco ABC Brasil

Voltar noticias em Português no Mundo