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SÃO PAULO, 5 de setembro de 2024
Em White Paper produzido sobre o tema, companhia ainda traz insights e recomendações para aprimorar a experiência do usuário
SÃO PAULO, 5 de setembro de 2024 /PRNewswire/ -- As experiências digitais de instituições financeiras são fundamentais no atual cenário global de pagamentos. De acordo com a demanda do consumidor, detalhes como o design de aplicativos podem gerar um desempenho financeiro superior. De cooperativa de crédito locais a bancos nacionais, fintechs e bancos digitais, muitas instituições financeiras oferecem serviços bancários digitais em app, com recursos que variam desde funcionalidades de serviços simples até ecossistemas abrangentes de finanças pessoais.
Olhando para esse cenário e pensando na demanda do consumidor, a área de Consumer Experience da Mastercard divulgou uma análise feita com 160 experiências digitais de bancos pelo mundo. Com os dados obtidos a partir dela, a companhia criou um White Paper com algumas recomendações importantes para aprimorar a qualidade de aplicativos.
De acordo com a pesquisa da Mastercard, feita com base em uma análise de 160 experiências digitais pelo mundo, mais de 72% de todos os consumidores bancários usam um aplicativo bancário móvel, com 59% dos consumidores utilizando exclusivamente para todas as suas necessidades bancárias. Ainda, há uma previsão de que mais de 4,2 bilhões de consumidores utilizem aplicativos de instituições financeiras até 2026.
Com isso, os aplicativos bancários estão elevando cada vez mais o padrão: 81% dos consumidores afirmam que os serviços bancários por demanda podem motivá-los a trocar de instituição financeira. Além disso, o design e a construção de recursos de aplicativos bancários são uma prioridade do consumidor; 84% dos consumidores afirmam que valorizam o design da experiência no aplicativo tanto quanto valorizam os próprios recursos dos aplicativos.
A iniciativa, intitulada Mastercard Digital FirstTM, proporciona aos emissores dicas de como criar experiências de qualidade em aplicativos bancários para o consumidor. Tais dicas geram, comprovadamente, maior engajamento e melhores resultados financeiros. De acordo com a pesquisa, existe um conjunto de recursos do aplicativo que são essenciais para alcançar excelência em engajamento e desempenho.
Esses recursos podem ser agrupados em quatro pontos críticos na jornada do usuário, chamados "Momentos que importam" e a companhia preparou um guia de quatro recomendações para melhorar a experiencia de bank apps:
1. Aquisição
É a jornada de onboarding do consumidor, incluindo solicitação, decisão e criação de conta em tempo real. Projetar uma experiência de aquisição intuitiva aumenta a confiança do consumidor no aplicativo e sua funcionalidade na rotina digital. Os recursos para esse pilar são:
2. Uso Recorrente
O Uso Recorrente trata da transação do consumidor em vários canais usando a conta do banco. A Mastercard baseia sua atuação no mercado de meios de pagamento em uma estratégia 'multirail', uma expressão criada para falar sobre as diferentes formas de pagamentos, incluindo cartões e outras soluções.
A companhia habilita uma ampla variedade de recursos de pagamento (incluindo produtos integrados e serviços e soluções de valor agregado) em sua rede multirail entre correntistas, comerciantes, instituições financeiras, empresas, governos e outros participantes, oferecendo aos clientes um parceiro estratégico para suas necessidades de pagamento.
Como exemplo, temos o Click to Pay, uma opção de pagamento digital para o e-commerce que oferece mais segurança, graças à tecnologia de tokenização, e simplicidade ao dia a dia, uma vez que o consumidor só precisa cadastrar seu cartão de crédito ou débito uma única vez e diretamente com seu emissor.
3. Gerenciamento
São ferramentas e informações para facilitar a supervisão e o controle da conta do consumidor. Ao estabelecer a autonomia do cliente, a confiança na conta e na segurança dela aumenta.
Ao ter o controle de visualização e cópia de credenciais de cartão no aplicativo, o consumidor é capaz de reduzir as etapas necessárias para usar a conta em comércio eletrônico no telefone, promovendo o uso da conta digital.
4. Engajamento
Capacidades para promover um engajamento mais profundo do consumidor com o programa de cartão, além das transações. Trazer benefícios periféricos para o aplicativo cria valor percebido pelo consumidor na conta e no aplicativo.
* O Digital First White Paper apresentou uma pesquisa de 160 aplicativos de serviços digitais de emissores globais e os dados de desempenho financeiro proprietários da Mastercard de seus portfólios. Este trabalho foi conduzido de novembro de 2022 a julho de 2023.
Para mais detalhes, acesse: www.mastercardservices.com
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FONTE Mastercard