Mês de Conscientização da Dermatite Atópica: conheça as causas e os cuidados que precisam ser adotados por quem tem essa condição

Mês de Conscientização da Dermatite Atópica: conheça as causas e os cuidados que precisam ser adotados por quem tem essa condição

PR Newswire

SÃO PAULO, 23 de setembro de 2024

Conversamos com uma médica dermatologista, que destacou os sintomas e os melhores ativos para amenizar os efeitos desta doença inflamatória que afeta a pele

SÃO PAULO, 23 de setembro de 2024 /PRNewswire/ -- Setembro é conhecido como o Mês de Conscientização da Dermatite Atópica, uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por coceira, ressecamento, vermelhidão e lesões cutâneas recorrentes que ocorrem em surtos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta condição afeta cerca de mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo e é considerada a doença inflamatória da pele mais comum1.

A dermatite acomete principalmente as dobras do corpo, como a região frontal dos cotovelos, atrás dos joelhos, pescoço, além de áreas como mãos, pés e rosto, podendo variar de acordo com a idade e a gravidade do quadro. Desta forma, os sintomas podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, prejudicando o sono, a saúde mental e o bem-estar geral, especialmente quando são intensos e frequentes.

Quais são as principais causas?

De acordo com a médica dermatologista Daniela Pimentel (CRM-SP 112165), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica resulta de uma complexa interação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos.

"Entre as principais causas está a predisposição genética, especialmente em famílias com histórico de doenças alérgicas, como asma ou rinite alérgica. Outro fator é a barreira cutânea fragilizada. Pessoas com dermatite atópica geralmente possuem uma pele mais permeável, o que facilita a perda de umidade e a entrada de alérgenos e irritantes, desencadeando inflamações e reações adversas", explica a médica.

A especialista também ressalta que alterações imunológicas também contribuem para a doença. "O sistema imunológico de quem tem dermatite atópica tende a reagir de forma exagerada a estímulos comuns, como fatores ambientais, incluindo poluição e clima seco, resultando em inflamação crônica e coceira, o que pode agravar significativamente os sintomas", completa a dermatologista.

Estratégias de skincare para amenizar a dermatite atópica

Segundo a SBD2, o objetivo do tratamento da dermatite atópica é o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências. Por causa do ressecamento da pele, a base do tratamento é o uso de emolientes ou hidratantes. Isso porque a hidratação da pele é fundamental para restaurar a barreira que está deficiente na dermatite atópica.

"A dermatite atópica requer atenção contínua. Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina de cuidados para a pele que ajude a acalmar a inflamação, hidrate-a profundamente e fortaleça sua barreira cutânea. Nesse sentido, a escolha dos produtos e dos ingredientes certos são essenciais para minimizar os sintomas e prevenir os surtos", explica a Dra. Pimentel.

Dentre os ativos que podem contribuir para a pele de pessoas com tendência à dermatite atópica estão as Ceramidas, uma substância presente naturalmente na nossa pele, fundamental para reforçar a barreira de proteção natural da pele, ajudando a manter a hidratação e bloquear a entrada de agentes irritantes, e o Ácido Hialurônico, por oferecer hidratação profunda e duradoura, sem obstruir os poros, especialmente para quem tem pele atópica ou ressecada que perde água facilmente.

A médica ressalta ainda que a Niacinamida (Vitamina B3) e o Pantenol (Pró-vitamina B5) também podem ajudar. "A niacinamida ajuda a acalmar inflamações e melhora a função da barreira da pele, tornando-a menos propensa a irritações. Já o pantenol é conhecido por suas propriedades calmantes e cicatrizantes, ajudando nas áreas afetadas pela dermatite", destaca.

"Com esses ingredientes e uma rotina de cuidados adequada, é possível melhorar a saúde da pele e proporcionar mais conforto para quem convive com a dermatite atópica", conclui a Dra. Pimentel.

Conheça os produtos da linha Cetaphil Pro AD Restoraderm, indicados para peles sensíveis com tendência atópica:

O Cetaphil Pro AD Restoraderm Creme Hidratante mantém a pele hidratada por 48 horas após 1 aplicação3, o que ajuda a aliviar o ressecamento e o prurido da pele sensível4. Também age na recuperação significativa da barreira cutânea em 24 horas5. Pode ser utilizado a partir dos 3 meses de idade.

A Cetaphil Pro AD Restoraderm Loção Hidratante, que teve sua fórmula aprimorada com a tecnologia AD-Resyl6-7, fundamental na manutenção do microbioma da pele8, alivia a coceira9 e fornece hidratação duradoura10. Também pode ser utilizado em crianças a partir dos 3 meses de idade11* – 100% das mães relataram que o produto ajudou a reduzir a sensibilidade da pele do seu filho com o uso contínuo durante 21 dias12*.

O Cetaphil Pro AD Restoraderm Sabonete Líquido é mais adequado para a pele com eczema do que utilizar apenas água13. O produto, de uso diário, ajuda a aliviar o desconforto da pele atópica14-15 e é de fácil enxágue, deixando a pele macia e suave, proporcionando uma sensação de limpeza saudável15-16. Pode ser utilizado a partir dos 3 meses de idade.

A Cetaphil Pro AD Fast Control Espuma Hidratante age de maneira rápida no controle do prurido17*. Foi formulado especialmente para uso na pele sensível em momentos de exacerbação de ressecamento e irritação18**. Além disso, 98% dos usuários sentiram que o produto é absorvido rapidamente pela pele19***. Pode ser utilizado a partir dos 7 meses de idade.

Vale ressaltar que, antes de iniciar os cuidados com qualquer ativo, é essencial seguir as orientações de um médico dermatologista.

Referências:

*Estudo realizado com 44 participantes   
**Relacionado ao ressecamento da pele   
***Estudo realizado com 41 participantes durante 28 dias   
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9457191/ acessado em 3 de setembro de 2024     
2. https://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-atopica, acessado em 3 de setembro de 2024   
3.  RD.03.SPR.105314 / P614 
4. RD.27.SPR.204713 P3021 (FIL 1808)   
5. RD.53.SPR.204717 P3021 (FIL 1808)   
6.  Role of Antimicrobial Peptides in Skin Barrier Repairin Individuals with Atopic Dermatitis   
7. Cinical Efficacy of Oligofructans from Ophiopogon japonicus inReducing Atopic Dermatitis Flare-ups in Caucasian Patiente   
8. RD.06.SPR.18152   
9-10.  Sponsor Project No. 429 I 40066   
11. Safety and Tolerability of a Body Wash and Moisturizer When Applied to Infants and Toddlers with a H   
12. Sponsor Reference B211310RD 205038 P3021 (FIL 1807)   
13. Skin pH: From Basic Science to Basic Skin Care   
14. RD.06.SPR.18151   
15. GLI.04.SRE.US10154   
16. Tolerability and cosmetic acceptability of a body wash in atopic dermatitis-prone subjects   
17. Efficacy of a MoistUI-izing Foam im Skin Barrier. Regeneration and Itch Relief in Subjects Prone to   
18. RD.03.SPR. 108812 
19 RD.03.SPR.104187/P614

Sobre a Galderma 

A Galderma é uma das empresas líderes em dermatologia, presente em aproximadamente 90 países. Oferecemos um portfólio inovador, embasado em ciência, com marcas e serviços premium que abrangem todo o universo do mercado dermatológico em rápido crescimento, por meio dos negócios de Estética Injetável e Skincare Dermatológico & Dermatologia Terapêutica. Desde a nossa fundação, em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano - a pele - atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores, em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, por entender que a pele em que estamos molda nossas vidas. Para mais informações: www.galderma.com

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2512985/Linha_Cetaphil_Pro_AD.jpg

 

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/mes-de-conscientizacao-da-dermatite-atopica-conheca-as-causas-e-os-cuidados-que-precisam-ser-adotados-por-quem-tem-essa-condicao-302256078.html

FONTE Galderma

Voltar noticias em Português no Mundo