O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA rejeita petição para listar macacos de cauda longa sob a Lei de Espécies Ameaçadas

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA rejeita petição para listar macacos de cauda longa sob a Lei de Espécies Ameaçadas

PR Newswire

WASHINGTON, 8 de outubro de 2024

WASHINGTON, 8 de outubro de 2024 /PRNewswire/ -- Em 7 de outubro de 2024, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA ("USFWS" ou "o Serviço") se recusou a aceitar uma petição apresentada pelo People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e outros grupos de defesa para listar macacos de cauda longa ("LTM") (Macaca fascicularis) sob a Lei de Espécies Ameaçadas ("ESA"). 

A decisão encerra uma revisão do USFWS, na qual o Serviço concluiu que a petição não apresentava informações confiáveis para apoiar os impactos às populações de LTM ou à espécie como um todo devido a ameaças potenciais, seja de forma isolada ou cumulativa, a ponto de a espécie justificar uma inclusão na lista.

Os macacos de cauda longa são amplamente utilizados em pesquisas biomédicas em todo o mundo devido à sua grande semelhança com os seres humanos. Seis dos 25 medicamentos prescritos mais utilizados foram desenvolvidos com a ajuda de macacos de cauda longa.1 A pesquisa com esses animais tem sido fundamental para os avanços na medicina regenerativa,2 imunologia,3 câncer,4 desenvolvimento de vacinas,5 e farmacologia.6 O National Institutes for Health (NIH) publicou recentemente uma revisão confirmando a importância dos LTMs na realização de pesquisas biomédicas.

A decisão do USFWS segue uma decisão recente da International Union for Conservation of Nature (IUCN) de reconsiderar a designação "Ameaçada" do LTM em resposta a uma petição da National Association for Biomedical Research (NABR) contestando a decisão de listagem pela IUCN.7 A IUCN orientou os autores que realizaram uma revisão de status (Hansen et al. 2022) a reavaliar sua avaliação para abordar questões científicas levantadas pela NABR em sua petição. 

A petição da NABR mostrou que a revisão de 2022 de Hansen et. al., que a IUCN usou como base para sua decisão de elevar o status do macaco de cauda longa, distorceu os dados científicos existentes. Uma outra petição apresentada pelo Dr. Hank Jenkins, que permanece pendente perante a IUCN, afirma que os autores de Hansen et al. (2022) possuem conflitos de interesse que exigem uma investigação mais aprofundada pela IUCN.   

"A NABR está satisfeita com o fato de o USFWS ter se recusado a aceitar a petição apresentada pela PETA e outros grupos de defesa com base em sua consideração das melhores informações científicas disponíveis", disse Matthew R. Bailey, presidente da NABR. "As informações científicas disponíveis mostram claramente que esta espécie não está ameaçada de extinção e não justifica uma nova revisão de status. A NABR espera trabalhar com o USFWS para garantir a integridade de seus processos científicos."

O status de conservação do macaco de cauda longa e o envolvimento da PETA em programas governamentais foram recentemente objeto de uma audiência do Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados dos EUA em setembro de 2024. Testemunhas nesta audiência relataram que a PETA e outros grupos de defesa dos animais tentaram indevidamente influenciar as investigações governamentais de entidades privadas e governos estrangeiros por razões políticas.

Mais informações sobre a petição NABR estão disponíveis on-line em www.nabr.org.  

Sobre a National Association for Biomedical Research
Fundada em 1979, a National Association for Biomedical Research (NABR) é a única associação sem fins lucrativos 501(c)(6) dedicada a políticas públicas sólidas para o uso humanitário de animais em pesquisa, educação e testes biomédicos. Os membros incluem mais de 340 universidades, escolas médicas e veterinárias, hospitais universitários, empresas farmacêuticas e de biotecnologia, grupos de pacientes e sociedades acadêmicas e profissionais que confiam na pesquisa animal humanitária e responsável para promover a saúde humana e animal global. Saiba mais sobre nós em www.nabr.org.

1 FBR's Role of LTMs in Research Fact Sheet 01-2024 FINAL (Ficha informativa sobre o papel dos LTMs na pesquisa da FBR 01-2024 FINAL), disponível on-line em https://fbr-cms-bucket.s3.us-west-1.amazonaws.com/FBR_s_Role_of_LT_Ms_in_Research_Fact_Sheet_01_2024_FINAL_802d17fd7d.pdf?updated_at=2024-02-26T16:44:17.000Z
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8848615/#:~:text=Non%2Dhuman%20primates%20play%20a,organs%20affected%20by%20degenerative%20diseases. regenerative medicine (Medicina regenerativa)
3 https://www.nature.com/articles/s41577-018-0005-7 immunology (Imunologia)
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9808758/#:~:text=Furthermore%2C%20NHP%20naturally%20develop%20cancers,and%20patients%20with%20human%20cancer. cancer research/therapies (Pesquisa/tratamentos contra o câncer)
5 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5886327/ behavioral pharmacology (Farmacologia comportamental)
6 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8402317/ COVID 19 vaccine development (Desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19)
7 Consulte Hilborn, R., & Smith, D. R. (2023). Is the long–tailed macaque at risk of extinction? (O macaco de cauda longa está em risco de extinção?) American Journal of Primatology (Jornal Americano de Primatologia), e23590.  https://doi.org/10.1002/ajp.23590

Contato: Eva Maciejewski
emaciejewski@nabr.org
(202) 967-8305

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1138543/NABR_Logo_1.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/o-servico-de-pesca-e-vida-selvagem-dos-eua-rejeita-peticao-para-listar-macacos-de-cauda-longa-sob-a-lei-de-especies-ameacadas-302270577.html

FONTE National Association for Biomedical Research

Voltar noticias em Português no Mundo