Itaipu participa do lançamento das Cozinhas Solidárias Sustentáveis

Itaipu participa do lançamento das Cozinhas Solidárias Sustentáveis

PR Newswire

FOZ DO IGUAÇU, Brasil, 23 de outubro de 2024

FOZ DO IGUAÇU, Brasil, 23 de outubro de 2024 /PRNewswire/ -- Autoridades do Governo Federal e Itaipu Binacional assinaram um memorando de entendimento para a iniciativa Cozinhas Solidárias Sustentáveis, que prevê o fornecimento de equipamentos de "cozinha limpa" para o preparo de refeições e a instalação de biodigestores. O equipamento transformará resíduos orgânicos em biogás, que será usado para cozinhar alimentos, promovendo assim um ciclo de uso sustentável. O evento foi realizado em paralelo à reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, em Foz do Iguaçu (PR).

Diretor brasileiro de Itaipu, Enio Verri, discursa durante o lançamento do programa

A iniciativa foi criada no âmbito do Programa Cozinha Solidária do Governo Federal, a partir de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério de Minas e Energia e a Secretariat General of the Brazilian Presidency. A ação, que está vinculada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da ONU – energia limpa e acessível e ao ODS 2 – fome zero e agricultura sustentável, conta com o apoio da Itaipu Binacional.

"Esse projeto é de extrema importância, pois aborda um assunto que está na agenda do G20: a transição energética. O número de mulheres feridas é extremamente alto. A existência do projeto de economia solidária é crucial para a socialização dos alimentos. Começaremos com sete cozinhas, mas pretendemos chegar a 100", afirmou Verri.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, que propôs a iniciativa, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem. O texto destacou a importância do projeto. "É inaceitável que mulheres e meninas corram risco de queimaduras, doenças pulmonares e trabalhos desgastantes na busca de insumos, sejam eles alimentos ou combustíveis. Além disso, são mais vulneráveis à violência sexual, já que muitos têm que percorrer longas distâncias para obter, além de comida e água, materiais como lenha e carvão."

Mais de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a fontes de energia limpa. O projeto prioriza cozinhas dirigidas por mulheres, especialmente mulheres negras. As sete unidades selecionadas para receber os biodigestores foram escolhidas considerando a capacidade de oferta de refeições e o espaço para instalação do biodigestor. "As cozinhas solidárias têm o poder de transformar vidas, libertando as mulheres da pobreza e do suicídio e ensinando-as sobre seus valores e direitos. Este projeto não é apenas sobre alimentação; é sobre educação, solidariedade e empoderamento", disse Andréa Elias de Sousa Alves, representante da Sol Nascente Cozinha Solidária.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2536269/Cozinhas_solid_rias_sustent_veis___Foto_Marcos_Labanca__12.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/itaipu-participa-do-lancamento-das-cozinhas-solidarias-sustentaveis-302282282.html

FONTE Itaipu Binacional

Voltar noticias em Português no Mundo