Christopher Chandler, fundador da Legatum, vence o caso de difamação e recebe US $ 8.000.001 em danos por júri

Christopher Chandler, fundador da Legatum, vence o caso de difamação e recebe US $ 8.000.001 em danos por júri

PR Newswire

WASHINGTON, 23 de outubro de 2024

WASHINGTON, 23 de outubro de 2024 /PRNewswire/ -- Um júri federal emitiu um veredicto a favor de Christopher Chandler depois de descobrir que Donald Berlin e sua empresa Investigative Consultants Inc. publicaram declarações falsas sobre ele em um dossiê difamatório. O prêmio de US $ 8.000.001 é o segundo maior veredicto de difamação já proferido em Washington, D.C.

O caso surgiu de um dossiê escrito há mais de 20 anos, que fez alegações falsas e altamente prejudiciais sobre o Sr. Chandler. O Sr. Chandler instaurou um processo de difamação contra o autor do dossiê, o Sr. Berlin, em um tribunal federal em Washington, DC, e em setembro de 2023, o tribunal concedeu a moção do Sr. Chandler para julgamento sumário, sustentando que as alegações eram falsas e difamatórias por uma questão de direito. Isso significa que as alegações eram inquestionavelmente infundadas e inteiramente falsas. "Berlim simplesmente elaborou um relatório que era uma fabricação por atacado", escreveu o tribunal. Mais detalhes sobre a decisão podem ser encontrados aqui.

Um ano depois dessa decisão divisora de águas, um júri de DC ouviu evidências mostrando que Berlin publicou seu falso dossiê com um desrespeito imprudente pela verdade. Entre outras coisas, o júri ouviu que Berlin fabricou o relatório cortando e colando artigos de notícias sobre empresas não relacionadas e, em seguida, inserindo o nome do Sr. Chandler para intencionalmente passar o negócio legítimo do Sr. Chandler como uma empresa criminosa. O advogado do Sr. Chandler emitiu um sinal de pontuação final em uma batalha de seis anos pela verdade e justiça: "Não há nada que possamos fazer que impeça que essas acusações ecoem pela eternidade. Mas em nosso sistema, nesta democracia, cada um de vocês tem o poder de proferir um veredicto que também ecoa pela eternidade."

O júri considerou que Berlim agiu maliciosamente ao publicar as falsas alegações e concedeu ao Sr. Chandler US $ 8.000.001 em danos compensatórios e punitivos. O veredicto do júri transmite uma mensagem clara de que as mentiras têm consequências, particularmente quando são vendidas por um salário, manchando a reputação duramente conquistada de um homem inocente. Seu veredicto ressalta a crença de que esse comportamento simplesmente não é aceitável em uma sociedade moral e justa.

Este caso não apenas resultou na vitória completa e na exoneração do Sr. Chandler, como também criou uma nova lei para outras vítimas de assassinato de caráter, inclusive estendendo o prazo prescricional de um ano de D.C. em casos de difamação para incluir circunstâncias em que a difamação só é descoberta anos após o fato, e criando precedentes em que vítimas de danos infundados à reputação não são levadas a julgamento quando a falsidade é irrefutável.

Ao longo dos seis anos que levou para concluir este caso, Berlim teve inúmeras oportunidades de simplesmente se desculpar e se retratar publicamente de suas falsas alegações, mas se recusou a fazê-lo.

Pretende-se que o veredicto concedido seja aplicado para financiar os programas filantrópicos patrocinados pela Fundação Legatum, transformando assim algo destrutivo em um recurso que pode ajudar e construir outros.

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/christopher-chandler-fundador-da-legatum-vence-o-caso-de-difamacao-e-recebe-us--8-000-001-em-danos-por-juri-302284812.html

FONTE Legatum Limited

Voltar noticias em Português no Mundo