Grandes empresas globais prometem apoio histórico para triplicar a energia nuclear

Grandes empresas globais prometem apoio histórico para triplicar a energia nuclear

PR Newswire

HOUSTON, 14 de março de 2025

Nos bastidores da CERAWeek 2025 em Houston, grandes empresas se unem pela primeira vez para lançar um compromisso intersetorial pioneiro a fim de enfatizar o papel essencial da energia nuclear no aumento da segurança energética, resiliência e fornecimento contínuo de energia limpa.

O grupo, que inclui Google, Amazon, Meta e Dow, junta-se a 14 grandes bancos globais e instituições financeiras, 140 empresas da indústria nuclear e 31 países no apoio à meta de triplicar a capacidade nuclear global até 2050.

HOUSTON, 14 de março de 2025 /PRNewswire/ -- Hoje, um grupo intersetorial de grandes usuários de energia assinou um compromisso apoiando a meta de pelo menos triplicar a capacidade nuclear global até 2050. Esta é a primeira vez que grandes empresas além do setor nuclear se reúnem para apoiar publicamente uma expansão extensa e concentrada da energia nuclear para atender à crescente demanda global de energia. Eles também pedem que outros usuários de energia apoiem a meta de triplicar a capacidade nuclear. A convocação coletiva, facilitada pela Associação Nuclear Mundial, reúne empresas globais que reconhecem sua necessidade de energia limpa, firme e abundante para impulsionar seu crescimento futuro, ao mesmo tempo em que cumprem as metas de maior resiliência e segurança energética. Este grupo de empresas reconhece o apoio do governo e defende a igualdade de acesso ao financiamento para a energia nuclear.  

Os signatários fundadores da CERAWeek incluem: Amazon, Google, Meta, Dow, Occidental, Allseas e OSGE. Espera-se que o Compromisso ganhe mais apoio nos próximos meses, refletindo o crescente interesse em energia nuclear de indústrias tão diversas como naval, aeronáutica e a de petróleo e gás.   

O Compromisso reconhece o potencial da energia nuclear de se expandir para além da eletricidade da rede tradicional, fornecendo energia abundante e contínua para apoiar operações bem-sucedidas e competitivas em termos de custos para os usuários de energia. Continua destacando como a energia nuclear pode fornecer energia limpa para o aumento da eletrificação e uma série de atividades econômicas e processos industriais, incluindo o setor de tecnologia, sinergias com a indústria de petróleo e gás e o fornecimento de calor de processo industrial – para o qual a energia nuclear é a fonte limpa mais confiável e escalável.

Durante a CERAWeek, muitas das empresas, juntamente com os formuladores de políticas e a indústria nuclear em geral, se reuniram para discutir como a energia nuclear se encaixa nos planos estratégicos futuros de seus negócios, porque oferece uma fonte abundante e confiável de energia necessária para suas operações em crescimento. Essa promessa demonstra a demanda e o apoio à inovação, ao investimento e à colaboração para alcançar as ambições globais da indústria e dos países.

Citações de organizações de apoio

Lucia Tian, chefe de tecnologias de energia limpa e descarbonização do Google, disse: "Estamos orgulhosos de assinar um compromisso de apoio à triplicação da capacidade nuclear até 2050, pois a energia nuclear será fundamental na construção de um futuro energético confiável, seguro e sustentável. O Google continuará a trabalhar ao lado de nossos parceiros para acelerar a comercialização de tecnologias nucleares avançadas que podem fornecer a energia limpa 24 horas por dia necessária para atender à crescente demanda por eletricidade em todo o mundo."

Brandon Oyer, chefe de energia e água das américas da Amazon Web Services, disse: "Acelerar o desenvolvimento da energia nuclear será fundamental para fortalecer a segurança de nossa nação, atender às demandas futuras de energia e enfrentar as mudanças climáticas. A Amazon apoia o compromisso da Associação Nuclear Mundial e se orgulha de ter investido mais de US$ 1 bilhão no último ano em projetos e tecnologias de energia nuclear, o que faz parte do nosso compromisso mais amplo do Compromisso Climático de ser carbono líquido zero até 2040."

Urvi Parekh, diretor de energia global da Meta, disse: "À medida que as economias globais se expandem, a necessidade de um fornecimento de energia confiável, limpo e resiliente é primordial. A energia nuclear, com sua capacidade de fornecer energia contínua, pode ajudar a atender a essa demanda crescente. "Estamos entusiasmados em nos unir a esse esforço multiorganizacional com a Triplicação do Compromisso Nuclear para reiterar nosso compromisso com a energia nuclear."

Edward Stones, vice-presidente de negócios da Dow Energy & Climate, disse: "A energia é a força vital da fabricação global e, portanto, investir e expandir o acesso à energia nuclear limpa, confiável e competitiva em termos de custos é fundamental para o progresso industrial. A Dow considera a energia nuclear, especialmente a promissora tecnologia de energia nuclear modular avançada, uma fonte competitiva de longo prazo de energia segura, firme e limpa."

Sama Bilbao y Leon, diretor geral da Associação Nuclear Mundial, que representa a indústria nuclear global e liderou a iniciativa do Compromisso, disse: "O apoio sem precedentes anunciado hoje por algumas das empresas mais influentes do mundo para pelo menos triplicar a capacidade nuclear global até 2050 envia um sinal claro para acelerar as mudanças políticas, financeiras e regulatórias que permitem a rápida expansão da energia nuclear. A mudança global em direção a mais destaques nucleares é a única maneira de fornecer a energia limpa e abundante necessária para impulsionar o crescimento e a inovação em tecnologia, uma série de outras indústrias e toda a economia."

Laurent Odeh, diretor comercial da Urenco, que fornece urânio enriquecido para abastecer reatores existentes e novos, disse: "Será muito mais difícil abordar as preocupações ambientais e, ao mesmo tempo, facilitar o desenvolvimento econômico no mundo sem a energia nuclear de base confiável e 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse apoio de grandes usuários de energia é outro sinal para que os governos viabilizem novos projetos nucleares, para que possamos acelerar a construção e atender às necessidades energéticas da indústria e do público."

Nota aos editores

O anúncio acontecerá no evento da Associação Nuclear Mundial na Innovation Agora na noite de quarta-feira. Se estiver na CERAweek, pode participar do evento aqui.

A energia nuclear gera 9% da eletricidade mundial a partir de 439 reatores de energia.

Além da eletricidade, os reatores nucleares têm sido usados para dessalinização, aquecimento urbano e calor de processo, com 750 anos de experiência em operação de reatores.

O consumo global de energia deve continuar crescendo em torno de 4% ao ano, de acordo com a Agência Internacional de Energia. 

Sobre triplicar a capacidade global de energia nuclear

Lançada inicialmente no Simpósio Nuclear Mundial em setembro de 2023 e em parceria com a Emirates Nuclear Energy Corporation antes da COP28 em Dubai, a meta de triplicar a capacidade de energia nuclear até 2050 ganhou o apoio de 31 países por meio da Declaração para Triplicar a Energia Nuclear e de mais de 140 empresas do setor nuclear por meio de um compromisso da indústria. Catorze das maiores instituições financeiras do mundo apoiaram a meta em setembro de 2024. Agora, eles foram acompanhados por um grupo intersetorial de grandes usuários de energia que endossaram o mesmo objetivo, publicamente em uma conferência que abrange todo o setor de energia.

O Compromisso de Grandes Usuários de Energia foi liderado pela World Nuclear Association e seus parceiros estratégicos dentro da iniciativa Net Zero Nuclear, incluindo o Coanfitrião do Evento CERAWeek Urenco Group e a Cameco Corporation.

Se sua empresa depende de energia limpa e firme para o crescimento futuro, agora é a hora de agir. Junte-se a nós na defesa da expansão da energia nuclear e assine o Compromisso dos Grandes Usuários de Energia. Para mais informações sobre como aderir ao Compromisso, entre em contato com pippa.eames@world-nuclear.org 

Sobre a World Nuclear Association

A World Nuclear Association é a organização internacional que representa a indústria nuclear global. Sua missão é promover uma compreensão mais ampla da energia nuclear entre os principais influenciadores internacionais, produzindo informações confiáveis, desenvolvendo posições comuns do setor e contribuindo para o debate sobre energia, bem como para preparar o caminho para a expansão dos negócios nucleares.

Para mais informações, acesse world-nuclear.org

Contato com a mídia: Henry Preston via press@world-nuclear.org

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/grandes-empresas-globais-prometem-apoio-historico-para-triplicar-a-energia-nuclear-302402172.html

FONTE World Nuclear Association

Voltar noticias em Português no Mundo