O setor de roupas usadas de Moçambique: Um sustento para milhões de pessoas e um catalisador para o crescimento econômico

O setor de roupas usadas de Moçambique: Um sustento para milhões de pessoas e um catalisador para o crescimento econômico

PR Newswire

MAPUTO, Moçambique, 19 de março de 2025

MAPUTO, Moçambique, 19 de março de 2025 /PRNewswire/ -- Um novo relatório da Consulting For Africa (CFA) e da Abalon Capital Limitada (Abalon), encomendado pela ADPP Moçambique, revelou o papel fundamental que o setor de roupas usadas desempenha na vida cotidiana e na economia de Moçambique. Segundo o estudo, o setor de roupas usadas fornece:

Mozambique's Second-Hand Clothing Industry: A Lifeline for Millions and a Catalyst for Economic Growth

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, ocupando a 183ª posição entre 191 países no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Com cerca de 25% da população do país atualmente desempregada, as conclusões do relatório destacam a importância do setor de roupas usadas como uma fonte crucial de vestuário básico, emprego e finanças públicas. Portanto, qualquer interrupção negativa poderá ter consequências devastadoras para uma população que já se debate com uma pobreza generalizada.

O relatório Current Status of Mozambique's Second-Hand Clothing Market: Opportunities and Challenges (Situação atual do mercado roupas usadas em Moçambique: oportunidades e desafios, em português) é a mais recente pesquisa que avalia a importância global do setor de roupas usadas, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. De maneira crucial, destaca que, no debate mais amplo sobre a utilidade global do comércio de roupas usadas, as realidades econômicas do Sul Global também devem ser consideradas.

Brian Mangwiro, da Abalon Capital, disse: "Milhões de meios de subsistência estão profundamente interligados com o comércio e serviços relacionados com o setor de roupas usadas, não apenas em Moçambique, mas em toda a África. Nossos resultados destacam a importância de realizar um debate informado sobre o setor de roupas usadas, especialmente incorporando os ensinamentos dos países em desenvolvimento. Os formuladores de políticas devem equilibrar o impulso para melhorar a sustentabilidade ambiental com o papel crucial que o setor de roupas usadas desempenha nas economias emergentes. Acima de tudo, os esforços globais de sustentabilidade devem ser informados por uma compreensão clara da cadeia de valor da roupa usada nos países beneficiários de baixos rendimentos".

A Sra. Luisa Diogo, ex-primeira-ministra de Moçambique e diretora não executiva do Conselho de Administração do Absa Bank Group, que participou no painel de alto nível para o lançamento do relatório, disse: "Recebo com entusiasmo este novo relatório, que destaca a importância do setor de roupas usadas para a economia de Moçambique e para o bem-estar do nosso povo. Este setor não se limita apenas ao vestuário; é uma fonte de dignidade e oportunidade, sustentando famílias, criando empregos e contribuindo com receitas fiscais significativas para serviços essenciais como a educação e saúde.

"O relatório descreve as provas tangíveis dos benefícios de grande alcance que o comércio de roupas usadas traz para Moçambique e para o continente africano. Destaca a importância da diversidade econômica para apoiar o crescimento de Moçambique e da África. Acredito firmemente que abraçar o comércio de roupas usadas como parte da economia sustentável será fundamental para alcançar os principais objetivos da África – redução da pobreza, desenvolvimento sustentável e crescimento inclusivo". 

O relatório também refuta a ideia de descarte de roupas usadas, enfatizando que a cultura local se centra na reutilização do vestuário, passando frequentemente as peças de roupa de família ou sendo reutilizadas por costureiros locais. Essa prática destaca ainda mais a importância do setor de roupas usadas na sociedade moçambicana.

O setor de roupas usadas teve um efeito transformador nas perspectivas de muitas famílias, especialmente entre os grupos mais marginalizados, como mulheres e jovens, proporcionando oportunidades de emprego, aprimorando a força de trabalho e sustentando meios de subsistência. Essa constatação é coerente com os relatórios de investigação publicados sobre o setor de roupas usadas em toda a África Subsaariana, particularmente entre os maiores importadores, como Gana, Quênia e Tanzânia.

Restringir o comércio na Europa e em África poderia inadvertidamente beneficiar outros grandes exportadores, em particular a China, que expandiu rapidamente a sua presença no mercado mundial de vestuário com moda "rápida" barata e de baixa qualidade.

À medida que os debates os debates sobre o futuro das importações de roupas usadas se intensificam, esse relatório incentiva discussões políticas informadas sobre as alterações climáticas, a gestão de resíduos e a sustentabilidade ambiental, não só para salvaguardar a viabilidade a longo prazo do setor, mas também para garantir que os esforços globais de sustentabilidade não se tornem um jogo de soma zero.

NOTAS AOS EDITORES 

Para informações adicionais e para consultar o relatório, envie um e-mail para: Derrick Amoako em derrick@aeqglobal.com ou Ana Grube ana@aeqglobal.com.

Sobre a CFA Services

A CFA foi criada em 2007, especializando-se em programas de monetização e de ajuda alimentar: trabalhando com o governo dos EUA, impulsionou os produtos de ajuda alimentar em mercados muito difíceis e em desenvolvimento em todas as partes do mundo, particularmente na África. A CFA realizou estudos de impacto no mercado após a monetização, avaliando o impacto das vendas de produtos alimentares de base na produção alimentar local, o impacto na evolução dos preços, a avaliação da deslocação do comércio, o impacto na disponibilidade e a utilização global da capacidade logística local. A CFA Services é uma sociedade de responsabilidade limitada (equivalente a LLC), totalmente segurada e registrada nas Repúblicas da África do Sul e das Ilhas Maurício.

Sobre a Abalon Capital LDA

A Abalon Capital é uma organização de serviços profissionais que oferece serviços de consultoria em avaliações de mercado, desenvolvimento agrícola, estruturação de negócios, design de negócios para PMEs e consultoria financeira. As suas áreas de intervenção incluem análise e desenvolvimento da cadeia de valor, capacitação, desenvolvimento rural, excelência operacional, análise e remodelação das empresas e o desenvolvimento de planos de investimento estratégicos. Seus clientes incluem empresas (incluindo PMEs), governos, bancos de desenvolvimento, fundações, investidores locais, comunidades e a sociedade civil em geral. Desde sua criação há 10 anos, a Abalon Capital tem trabalhado para as principais agências de desenvolvimento, incluindo o ACNUR, o PAM, a FAO, a OIT, a GAIN, a UE e a iDE Global, entre outras. No âmbito do consórcio, a Abalon possui uma vasta experiência em estudos de mercado, incluindo programas de monetização em colaboração com a CFA Services.

Sobre a ADPP Mozambique

A ADPP Mozambique é uma organização não governamental moçambicana que trabalha nas áreas da educação de qualidade, saúde e bem-estar, agricultura sustentável e ambiente. Criada em 1982, a organização tem crescido de forma constante, expandindo as suas intervenções por todo o país com a implementação de vários projetos. Emprega atualmente cerca de 3.300 pessoas e implementa mais de 60 projetos em todas as províncias do país, beneficiando anualmente cerca de 8,2 milhões de moçambicanos. As atividades da ADPP dependem do financiamento de parcerias que foram criadas e estabelecidas ao longo de mais de 40 anos da sua existência no país.

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/2642303/ADPP_Mozambique.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/pt/comunicados-de-imprensa/o-setor-de-roupas-usadas-de-mocambique-um-sustento-para-milhoes-de-pessoas-e-um-catalisador-para-o-crescimento-economico-302403492.html

Voltar noticias em Português no Mundo