A SINOPEC Descobre um Volume Recorde de Petróleo de Xisto no seu Campo Petrolífero de Shengli, na China Oriental

A SINOPEC Descobre um Volume Recorde de Petróleo de Xisto no seu Campo Petrolífero de Shengli, na China Oriental

PR Newswire

ZIBO, China, 2 de abril de 2025

O campo petrolífero de Shengli lidera o progresso da exploração graças à inovação teórica, estimula a redução dos custos e a melhoria da eficiência por meio do progresso tecnológico e aumenta a quantidade e a qualidade com a atualização do equipamento, elevando a exploração e o desenvolvimento do óleo de xisto na China a novos patamares.

ZIBO, China, 2 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- A China Petroleum & Chemical Corporation's (HKG: 0386, "Sinopec" ou "a Empresa") anunciou a descoberta de mais de 140 milhões de toneladas de reservas geológicas comprovadas de óleo de xisto com volumes tecnicamente recuperáveis de 11,3599 milhões de toneladas na zona de demonstração nacional de petróleo de xisto Jiyang, pertencente ao campo petrolífero de Shengli, na província de Shandong, na China Oriental, em 24 de março de 2025. Este é o primeiro campo de petróleo de xisto com reservas geológicas comprovadas superiores a 100 milhões de toneladas a ser certificado pelo Ministério dos Recursos Naturais da China.

A SINOPEC Descobre um Volume Recorde de Petróleo de Xisto no seu Campo Petrolífero de Shengli, na China Oriental. (PRNewsfoto/SINOPEC)

O campo petrolífero de Shengli desenvolveu equipamentos avançados de perfuração automatizada que extraem o petróleo com eficiência e exploraram a otimização de poços horizontais e a tecnologia de perfuração rápida, além da tecnologia de fraturamento hidráulico combinada com corte denso. O ciclo médio de perfuração foi reduzido de 133 dias para 29,5 dias, e o ciclo de perfuração de poços de 6.000 metros chegou a 17,7 dias, com a capacidade de produção de um único poço continuando a estabelecer novos recordes.

"Após 150.000 experimentos em ambientes fechados, desenvolvemos a teoria do enriquecimento do óleo de xisto em bacias de lagos de falhas continentais, redefinindo o entendimento comum tradicional de que o óleo de xisto só pode ser enriquecido e mobilizado quando sua maturidade é superior a 0,9%", comentou Liu Huimin, Vice Presidente e Geólogo-Chefe da filial da Sinopec no Campo Petrolífero de Shengli. "Amparada nessa teoria, a quantidade de recursos de óleo de xisto em Jiyang triplicou após a reavaliação."

O Campo Petrolífero de Shengli enfrentou os desafios de alta temperatura, pressão e vazamento na exploração do óleo de xisto. Com o avanço das teorias de reserva-fratura-pressão, o desenvolvimento de tecnologias 3D de ciclo completo e a criação de uma plataforma integrada de engenharia geológica, ela ampliou a exploração de óleo de xisto de três para sete camadas, melhorando a eficiência da extração e maximizando a recuperação de recursos.

Sun Yongzhuang, Assistente do Presidente do Grupo Sinopec e Diretor Administrativo da Shengli Petroleum Administration Bureau Co., comentou que os recursos estimados de óleo de xisto no campo petrolífero de Shengli atingiram 10,5 bilhões de toneladas, o equivalente aos recursos convencionais de petróleo e gás recuperados nos últimos 60 anos na China. "Após mais de 10 anos de pesquisa incessante e inovações, espera-se que o campo petrolífero de Shengli acrescente 80 milhões de toneladas de reservas comprovadas este ano com a promoção integrada de exploração e desenvolvimento", disse Sun.

A Sinopec está intensificando suas atividades de exploração e desenvolvimento de óleo de xisto, alcançando avanços importantes em várias áreas. Em janeiro de 2021, a empresa testou um poço de óleo e gás de xisto de alto rendimento no campo de gás de xisto de Fuling em Chongqing, onde a produção de óleo de xisto ultrapassou 30.000 toneladas pela primeira vez em 2024. Em dezembro de 2021, a Sinopec identificou uma área propícia de 420 quilômetros quadrados na Depressão Qintong da Bacia Norte de Jiangsu, com reservas de óleo de xisto totalizando 350 milhões de toneladas. Em julho de 2022, um poço da Bacia do Norte de Jiangsu forneceu mais de 30 toneladas de petróleo e 1.500 metros cúbicos de gás natural por dia, ativando 1,1 bilhão de toneladas de recursos de óleo de xisto. A produção de óleo de xisto da Sinopec em 2024 totalizou 705.000 toneladas, um aumento de 308.000 toneladas em relação ao ano anterior.

Jia Chengzao, um Acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e especialista em petróleo e geologia estrutural, disse que o óleo de xisto é um recurso fundamental para o aumento e a estabilização da produção doméstica de petróleo bruto, comentando: "As reservas comprovadas são o principal indicador que sustenta a produção atual. Em janeiro, o Ministério de Recursos Naturais publicou especificações para estimar as reservas de petróleo em formações de xisto, iniciando um novo estágio de normalização e padronização no gerenciamento das reservas de óleo de xisto da China."

Para obter mais informações, acesse http://www.sinopec.com/listco/en/.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2655070/SINOPEC_Discovers_Record_Amounts_Shale_Oil_Its_East_China_Shengli.jpg
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg

Logo (PRNewsfoto/Sinopec)

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-sinopec-descobre-um-volume-recorde-de-petroleo-de-xisto-no-seu-campo-petrolifero-de-shengli-na-china-oriental-302418453.html

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo