PR Newswire
SÃO PAULO, 3 de abril de 2025
SÃO PAULO, 3 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- O Fórum Econômico e Comercial China-Brasil foi realizado em São Paulo, no Brasil, no dia 28 de março, reunindo autoridades governamentais de alto nível e líderes empresariais de ambos os países. Entre os palestrantes estavam Ren Hongbin, presidente do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT); Luiz Augusto de Castro Neves, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China; e Yu Peng, cônsul-geral da China em São Paulo.
Em seu discurso, Ren Hongbin destacou a parceria duradoura entre a China e o Brasil, enfatizando o compromisso do CCPIT de expandir a colaboração econômica no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (ou BRI, do inglês Belt and Road Initiative, mais conhecida como a Nova Rota da Seda). Liderando uma delegação de empresários chineses, Ren se envolveu em conversas de alto nível com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, explorando novas oportunidades em integração industrial, resiliência da cadeia de suprimentos e inovação multilateral. A China reiterou seu apoio à presidência brasileira dos BRICS em 2024 e ao objetivo mútuo de "50 anos dourados" de cooperação bilateral robusta e solidariedade entre as nações do Sul Global.
Os participantes brasileiros enfatizaram a resiliência e os pontos fortes complementares dos laços econômicos entre as duas nações diante dos desafios globais, incluindo o aumento do protecionismo, as transições em função das mudanças climáticas e as rupturas tecnológicas. As principais oportunidades foram identificadas em energia sustentável, indústrias de alto valor e cadeias de suprimentos integradas, com apelos para que as empresas aproveitem plataformas como a China International Supply Chain Expo (CISCE) para promover o crescimento sustentável.
Coorganizado pelo CCPIT e pelo Conselho Empresarial Brasil-China, o fórum atraiu mais de 100 delegados de agências de comércio, câmaras e empresas, culminando em acordos firmados presencialmente no valor de mais de US$ 2 bilhões, abrangendo agricultura, mineração e participação na CISCE.
Durante a visita, Ren Hongbin chefiou uma delegação de mais de 40 empresas, representando setores-chave como agricultura, processamento de alimentos, finanças, infraestrutura, energia, telecomunicações e saúde. A delegação participou de conversas estratégicas com o governo brasileiro e líderes empresariais enquanto visitava empresas locais para identificar e buscar oportunidades de colaboração.
Para obter mais informações, acesse https://en.cisce.org.cn/
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2656108/image.jpg
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/2427202/5248093/CISCE_Logo.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/forum-economico-e-comercial-china-brasil-se-reune-em-sao-paulo-fortalecendo-os-lacos-bilaterais-302419427.html
FONTE China International Supply Chain Expo