PR Newswire
BRUXELAS, 7 de abril de 2025
Novas estimativas do Atlas de Diabetes da IDF destacam a crescente ameaça do diabetes, com quase um em cada nove adultos vivendo com a doença.
BRUXELAS, 7 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- Globalmente, quase um em cada nove adultos (589 milhões) está vivendo com diabetes. Destes, estima-se que 252 milhões ainda não estão cientes de que têm a doença, colocando-os em maior risco de complicações graves e morte prematura. Muitos serão diagnosticados quando já tiverem uma ou mais das complicações associadas e tiverem perdido oportunidades de prevenir ou retardar seu início. Esses resultados alarmantes são da 11ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation, divulgado hoje no início do Congresso Mundial de Diabetes da organização em Bangkok, Tailândia.
As estimativas mais recentes da IDF mostram que:
À medida que o número de pessoas que vivem com diabetes continua a aumentar, o mais recente Atlas de Diabetes da IDF enfatiza a necessidade urgente de melhorar a prevenção, a detecção precoce e a intervenção para enfrentar o fardo que o diabetes coloca sobre indivíduos, comunidades, sistemas de saúde e economias. Em 2024, as despesas globais com saúde relacionadas ao diabetes ultrapassaram um trilhão de dólares americanos pela primeira vez, acima dos US $ 966 bilhões em 2021.
Publicado pela primeira vez em 2000, o Atlas do Diabetes da IDF oferece insights sobre o impacto do diabetes nos níveis nacional, regional e global, com base nas melhores evidências disponíveis. A 11 ª edição reflete novas metodologias que incorporam tendências nos gastos com saúde, taxas de prevalência regionais e um foco no diabetes não diagnosticado.
Comentando sobre a nova edição, a professora Dianna Magliano, que co-preside o Comitê do Atlas de Diabetes da IDF, juntamente com o professor Edward Boyko, disse: "Os novos dados fornecem fortes evidências que devem desencadear ações e promover iniciativas para melhorar a vida de muitos milhões que agora vivem com diabetes e incentivar mais a detectar diabetes em pessoas em risco". O professor Boyko acrescentou: "Abordar a tendência crescente exigirá maior conscientização, foco na prevenção e vigilância contínua da prevalência do diabetes para apoiar o monitoramento preciso do impacto global do diabetes".
O diabetes está associado a complicações graves, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, danos nos nervos e perda de visão. Os dados mais recentes mostram que as pessoas que vivem com diabetes tipo 2, que é responsável por mais de 90% de todo o diabetes, têm um risco 84% maior de insuficiência cardíaca do que as pessoas que não têm a doença.
A International Diabetes Federation alerta que o aumento alarmante da prevalência de diabetes exige ação imediata. Os governos devem investir em programas de saúde preventiva, especialmente em regiões onde o diabetes geralmente não é diagnosticado, para detectar precocemente pessoas com alto risco e ajudar a retardar ou evitar o aparecimento do diabetes e suas complicações relacionadas.
Falando no lançamento, o presidente da IDF, professor Peter Schwarz, disse: "As descobertas ressaltam a necessidade urgente de uma ação nacional e global mais ousada para combater o diabetes. Com mais de 4 em cada 10 pessoas com diabetes ainda não diagnosticadas, os governos devem priorizar a triagem, o diagnóstico precoce e a educação. Abordar a crescente onda de diabetes exigirá colaboração em vários setores e disciplinas. Os governos, o setor de saúde, a educação, a tecnologia e os setores privados têm um papel a desempenhar. As consequências de ignorar ou não prestar atenção suficiente ao desafio do diabetes são muito significativas. A inação diante dessa pandemia não é uma opção."
Para explorar as descobertas globais, regionais e nacionais apresentadas no Atlas de Diabetes da IDF 11 Edição, visite https://diabetesatlas.org/.
Sobre a International Diabetes Federation
A International Diabetes Federation (IDF) é uma organização que reúne mais de 240 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países e territórios. Sua missão é melhorar a vida das pessoas com diabetes e prevenir o diabetes em pessoas em risco. www.idf.org.
Sobre o Atlas de Diabetes da IDF
O Atlas do Diabetes da IDF é o recurso oficial sobre o impacto global do diabetes. Publicado pela primeira vez em 2000, é produzido pela International Diabetes Federation (IDF) em colaboração com um comitê global de especialistas científicos. Contém estatísticas sobre prevalência de diabetes, mortalidade relacionada ao diabetes e gastos com saúde nos níveis global, regional e nacional. A 11ª edição foi produzida graças a bolsas educacionais da Sanofi, Novo Nordisk e MSD. https://diabetesatlas.org/.
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/2657497/International_Diabetes_Federation_Logo.jpg
FONTE International Diabetes Federation