European Day, em Bruxelas, debate desafios do acordo Mercosul-UE em contexto de mudanças no comercio global

European Day, em Bruxelas, debate desafios do acordo Mercosul-UE em contexto de mudanças no comercio global

PR Newswire

SÃO PAULO, 8 de abril de 2025

SÃO PAULO, 8 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- Com o avanço do processo de ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia em fase avançada, a pressão aumenta para que empresas brasileiras se preparem para um novo cenário nas relações econômicas entre os dois blocos — que juntos somam mais de 718 milhões de habitantes e um PIB de US$ 22 trilhões.

O avanço desse processo coincide com a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas a países de diferentes regiões, o que estimula a União Europeia a buscar novas alianças estratégicas. Nesse contexto, o acordo com o Mercosul, assinado em dezembro de 2024 e previsto para entrar em vigor em 2026, ganha protagonismo como ferramenta de reequilíbrio no comércio global.

Para discutir os impactos e oportunidades desse cenário, a Imagem Corporativa realiza, em 15 de abril, no Hotel Renaissance, em Bruxelas, a edição 2025 do European Day — evento que contará com transmissão online e tradução simultânea para convidados no Brasil.

O European Day 2025 é um fórum promovido pela Imagem Corporativa, consultoria de comunicação estratégica com atuação internacional, que há anos organiza esse evento como espaço qualificado de debate entre Brasil e Europa em temas econômicos, políticos, sociais, ambientais e tecnológicos.

Tradicionalmente realizado em São Paulo, o encontro será sediado pela primeira vez na capital política da União Europeia, onde se concentram as etapas finais do processo de ratificação do acordo, atualmente em fase de revisão jurídica e tradução técnica antes de seguir para o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu.

O evento reunirá especialistas de cinco países (Brasil, Bélgica, Alemanha, Áustria e Espanha), representantes da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, FEB, universidades, think tanks e empresas com atuação internacional. A programação será dividida em quatro painéis: Agronegócio, Indústria e Serviços, Meio Ambiente e Compras Governamentais.

"O momento é de planejamento. Mesmo empresas que não pretendem exportar devem se preparar para a chegada de competidores europeus ao mercado nacional. Há exigências regulatórias e ambientais que precisam ser compreendidas", afirma Ciro Dias Reis, CEO da Imagem Corporativa.

Entre os painelistas confirmados estão: Aloysio Nunes (Apex), Stefan Pinter (Suzano), John Bazill e Colombe Warrin (Comissão Europeia), Oscar Guinea (ECIPE), Mariana Fleischhauer (FGV-Europe), Stephan Wilken, Leonardo Fleck (Santander), Olivier Joris (Fédération des Entreprises de Belgique), Joris Bulteel (White Corporate Affairs) e Pavel Cardoso (ABIC).

Clique aqui e garanta sua vaga!

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/european-day-em-bruxelas-debate-desafios-do-acordo-mercosul-ue-em-contexto-de-mudancas-no-comercio-global-302423457.html

FONTE Imagem Corporativa

Voltar noticias em Português no Mundo