PR Newswire
YANBU INDUSTRIAL CITY, Arábia Saudita, 11 de abril de 2025
A colaboração tem como objetivo a construção de um complexo petroquímico e de refino integrado de alto nível
YANBU INDUSTRIAL CITY, Arábia Saudita, 11 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- No 10º aniversário do estabelecimento da joint venture da Refinaria de Yanbu, a China Petroleum & Chemical Corporation ("Sinopec", HKG:0386) e a Saudi Arabian Oil Company ("Aramco") assinaram um acordo-quadro de empreendimento ("VFA") para levar adiante o Projeto de Expansão da Refinaria de Yanbu.
O projeto aproveitará as instalações atuais para construir novas unidades, incluindo um craqueador a vapor de alimentação mista em larga escala de 1,8 milhão de toneladas métricas por ano de planta de etileno, uma planta de aromáticos de 1,5 milhão de toneladas por ano com unidades associadas de poliolefina a jusante, reforçando as sinergias integradas de refino e petroquímica e promovendo um ecossistema inovador em toda a cadeia industrial. Depois de concluída, a expansão aumentará muito a capacidade de produção de produtos petroquímicos de alta qualidade, apoiará a estratégia de diversificação industrial da Arábia Saudita e atenderá à crescente demanda do mercado internacional.
"A Refinaria de Yanbu é uma prova da forte amizade entre a China e a Arábia Saudita, proporcionando benefícios econômicos robustos e avançando na modernização da indústria petroquímica", comentou Zhao Dong, presidente do Grupo Sinopec. "Essa expansão gerará mais sinergias entre a Sinopec e a Aramco, criando uma empresa integrada de refino e petroquímica líder mundial com competitividade global. Juntos, contribuiremos para uma transição energética para baixas emissões de carbono."
O presidente e CEO da Aramco, Amin H. Nasser, enfatizou: "O acordo de expansão de Yanbu amplia a parceria estratégica da Aramco com a Sinopec. Ao priorizar a inovação e a diversificação de produtos, nosso objetivo é reforçar a liderança da Arábia Saudita no cenário global de energia e produtos químicos e, ao mesmo tempo, posicionar Yanbu como um importante centro petroquímico e de refino integrado."
A Refinaria de Yanbu, uma colaboração marcante da Visão 2030 da Arábia Saudita e da Iniciativa Cinturão e Rota da China, encontra-se na Cidade Industrial de Yanbu, na Arábia Saudita. A Refinaria de Yanbu se estende por 5,2 milhões de metros quadrados e processa 430.000 barris por dia de petróleo bruto pesado saudita, produzindo produtos refinados de alta qualidade e produtos químicos de valor agregado para os mercados globais. Considerada um polo energético fundamental no Oriente Médio, a refinaria estimulou a modernização industrial e o envolvimento internacional da Arábia Saudita.
O projeto de expansão marca um novo capítulo na parceria, combinando inovação tecnológica e otimização da cadeia industrial para atualizar os modelos tradicionais de cooperação energética e explorar caminhos de desenvolvimento sustentável.
O projeto de expansão incluirá novas unidades de etileno, aromáticos e poliolefinas na infraestrutura existente, ampliando a capacidade de integração entre o refino e a petroquímica do complexo e expandindo a produção de materiais de alto desempenho. Além disso, incorporará tecnologias avançadas e inovações sustentáveis para apoiar as metas de diversificação econômica e descarbonização da Arábia Saudita.
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/960416/5261250/SINOPEC_Logo.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/sinopec-e-aramco-assinam-acordo-quadro-em-um-empreendimento-para-expansao-da-refinaria-de-yanbu-302426317.html
FONTE SINOPEC