HNA Infrastructure planeja adquirir empresa concessionária no maior aeroporto do Rio, no Brasil

HNA Infrastructure planeja adquirir empresa concessionária no maior aeroporto do Rio, no Brasil

PR Newswire

HAIKOU, China, 17 de julho de 2017

HAIKOU, China, 17 de julho de 2017 /PRNewswire/ -- A HNA Infrastructure (600515) assinou, recentemente, um acordo para adquirir 51% de participação da Rio de Janeiro S.A. (RJA), a acionista controladora da empresa de operação e administração (CARJ) do Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) no Rio de Janeiro, a um preço de aproximadamente R$ 1,07 bilhão, através da compra de participação acionária e pagamento de taxas de concessão. A transação, embora ainda pendente por estar sujeita a múltiplas aprovações regulamentares pelos governos da China e do Brasil, é claramente um passo comprovado da execução da Iniciativa "Belt and Road" ("Cinturão e Estrada") da China.

Como o maior aeroporto internacional no Rio de Janeiro (a segunda maior cidade do Brasil), o Aeroporto do Galeão traz vantagens regionais significativas e potencial incomparável para o desenvolvimento de futuros negócios. Uma vez concluído e após todas as aprovações governamentais serem obtidas, a transação deve ampliar consideravelmente a alocação de recursos externos da HNA Infrastructure, bem como a intensificação de know-how nos negócios de infraestrutura na América Latina.

Como países do BRIC, a China e o Brasil desfrutam grandes benefícios complementares em comum, especialmente porque, recentemente, a China ultrapassou a União Europeia e se tornou o maior mercado de exportação da China, e também porque a China também é, agora, a principal investidora estrangeira no Brasil. Em vista das necessidades mútuas de desenvolvimento, as duas nações assumiram um forte compromisso de ampliar a cooperação. Em julho de 2014, durante a visita de estado do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, os dois governos emitiram a "Declaração Conjunta da República Popular da China e a República Federativa do Brasil para Aprofundar Ainda Mais a Parceria Estratégica Completa entre a China e o Brasil", que propôs que as duas partes deveriam fortalecer a cooperação em campos tais como aviação e infraestrutura. Em 30 de março de 2017, o diretor do Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB -- Asian Infrastructure Investment Bank) Jin Liqun visitou a HNA e observou que o AIIB e a HNA poderiam integrar ainda mais as vantagens dos dois lados e expandir a cooperação através da Iniciativa "Belt and Road" em aeroportos, portos marítimos e logística de alta qualidade e outros projetos de infraestrutura. Conforme o primeiro projeto de ação estratégica da HNA Infrastructure na América Latina, essa transação, apesar de ainda pendente por estar sujeita a aprovações governamentais, está bem posicionada e em linha com a Iniciativa "Belt and Road" da China.

Vale particularmente a pena mencionar a Changi Airports International (CAI), a parceira estratégica da HNA Infrastructure nesse projeto do Brasil, que irá deter 49% da RJA. A CAI é inteiramente controlada pela Changi Airport Group, que está gerenciando todas as operações do Aeroporto Changi de Cingapura, o aeroporto de classe mundial mais premiado e reverenciado do setor, que recebeu a classificação de zero defeitos por 36 anos consecutivos pela Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linhas Aéreas (IFALPA -- International Federation of Air Line Pilots Association).

A CAI tem uma extensa experiência global, que se estende por mais de 50 aeroportos, em mais de 20 países. Ela é bem conhecida pela qualidade de seus serviços operacionais e alto padrão de segurança e é, de fato, um modelo público exemplar de administração global de aeroportos. Sendo associada aos aeroportos de Haikou e Changi, respectivamente, que são dois aeroportos cinco estrelas da Skytrax, entre os quatro únicos aeroportos cinco estrelas da Ásia, a CAI e a HNA Infrastructure são ambas líderes do setor nesse campo. Por isso, a cooperação e parceria da HNA Infrastructure com a CAI deve gerar uma sinergia significativa entre as duas empresas nos empreendimentos de negócios globais das empresas.

Também vale a pena mencionar que a HNA Infrastructure adere, persistentemente, ao espírito empreendedor da HNA Group, especialmente na realização da recente transformação estratégica da empresa. O relatório anual de 2016 da HNA Infrastructure mostra que sua principal receita de negócios atingiu 9,94 bilhões de yuans, um aumento de 14,51% sobre o ano anterior. O lucro líquido atribuível aos acionistas foi de 959,76 milhões de yuans, um aumento de 96,26% sobre o ano anterior. A empresa também registrou um aumento de 486,51% após a dedução de lucros e perdas não-recorrentes. Ao que consta, a HNA Infrastructure vem implementando continuamente a Iniciativa "Belt and Road", tomando projetos de PPP como a direção para desenvolvimentos futuros, e desenvolvendo ainda mais os projetos "Dual Port, One Road" (duplo porto, uma estrada), projetos de GTC completos e outros projetos de infraestrutura, com o objetivo de se tornar a principal operadora, gestora e investidora de infraestrutura no mundo, junto com a Marine Silk Road.

Altamente esperada, mas sujeita a aprovações governamentais finais, essa transação no Brasil tem sido largamente considerada como a grande iniciação da HNA Infrastructure junto com a Iniciativa "Belt and Road".

FONTE HNA Infrastructure

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