SY Lau, presidente da Tencent Advertising: Vem aí uma de publicidade moderna baseada em Big Data

SY Lau, presidente da Tencent Advertising: Vem aí uma de publicidade moderna baseada em Big Data

PR Newswire

HONG KONG e SHENZHEN, China, 21 de agosto de 2017

HONG KONG e SHENZHEN, China, 21 de agosto de 2017 /PRNewswire/ -- Após os ajustes estruturais da Tencent, o vice-presidente executivo da Tencent, SY Lau, que sempre esteve no centro das atenções, recebeu um novo cargo.  Ele foi nomeado presidente de publicidade da Tencent e presidente de marketing e marca global do grupo. As responsabilidades de Lau serão coordenar o negócio de publicidade com outros setores na empresa. Isso aprimorará a influência de marca da Tencent no mercado global, e ajudará a desenvolver a cooperação estratégica com os parceiros internacionais. Para a Tencent, uma empresa cujo valor de mercado a levou para figurar entre as dez maiores do mundo devido ao valor recorde no preço de suas ações, a nomeação de Lau vai solidificar a força estratégica da Tencent nos setores de informação e entretenimento digital combinando, ao mesmo tempo e com mais profundidade, o conteúdo com a tecnologia.

SY Lau, vice-presidente executivo sênior da Tencent (PRNewsfoto/Tencent)

SY Lau é testemunha de uma nova oportunidade sem precedentes no setor de publicidade para a Internet na China. Nos Estados Unidos, 40% da fatia de mercado em publicidade vem da publicidade on-line. Na China, essa porção pode chegar a 64% este ano. Nos EUA, a publicidade em redes sociais representa cerca de 20% do total da publicidade on-line, enquanto que na China, a publicidade em redes sociais representa apenas algo entre 8%-9%, e mais de 50% disso vem da Tencent. A Tencent possui um potencial incrivelmente grande de mercado.

SY Lau passou a integrar a Tencent em 2006 e experimentou os anos dourados da Tencent quando os negócios dispararam. Tomando a publicidade da Tencent como exemplo, em 2006, a receita com publicidade on-line foi de 267 milhões de yuanes. Sob a liderança de Lau, a receita atingiu 27 bilhões de yuanes em 2016, um aumento de cem vezes mais na receita publicitária da Tencent em somente uma década. As excelentes conquistas de Lau o colocaram na lista das "21 pessoas mais influentes do mundo em marketing e mídia" pela revista americana "Advertising Age" em 2011. Lau também foi o primeiro chinês a vencer o prêmio "Media Person of the Year" concedido pelo Festival Cannes Lions em 2015. Além disso, ele é membro do Comitê Consultivo Ásia-Pacífico (APAB, Asia Pacific Advisory Board) da Faculdade de Administração de Harvard.

"O setor publicitário está passando por mudanças drásticas", declarou SY Lau. Se analisarmos a tendência, por um lado, a publicidade de custo por ação (CPA) está crescendo rapidamente. Por outro lado, a velocidade de crescimento de anúncios de marca está diminuindo. Com relação à publicidade de feed de notícias, a publicidade de custo por tempo (CPT) está mudando para custo por ação. Há uma grande demanda por publicidade de conteúdo agregado. Isso possui um enorme potencial de negócio. A publicidade em vídeos curtos também se tornou uma tendência global na mídia social.

"Acho que todas as empresas de Internet concordam que estamos na era dos algoritmos", afirmou Lau. "Vem aí uma era de publicidade moderna baseada em Big Data." A publicidade de feed de notícias inteligente impulsionada e baseada em algoritmos é o modelo predominante da publicidade de custo por ação (CPA) na Internet. As estatísticas também comprovam isso: a publicidade móvel de feed de notícias da China gerou quase 4 bilhões de dólares em receita em 2016, uma taxa de crescimento de 110% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Espera-se que essa receita atinja os 6,6 bilhões de dólares em 2017.

Na opinião de Lau, a publicidade na Tencent é significativa por duas maneiras. Uma no valor que ela gera para os acionistas como fonte de receita estável. A outra é funcionar como um "conector", que combina diferentes negócios por meio da publicidade. A Tencent espera capacitar os publicitários com tais plataformas.

"O futuro da publicidade da Tencent é adotar completamente a publicidade em celulares, em vídeo e em redes sociais. Nossa maior preocupação é com a cobertura, bem como com a taxa de retenção e penetração". Lau declarou que as direções futuras da integração da publicidade da Tencent residem em: primeiro, proporcionar uma solução abrangente para grandes clientes, combinando publicidade baseada em desempenho e marca a fim de atingir altas taxas de penetração. Em segundo lugar, para clientes long tail (ou, cauda longa), aumentar a quantia de anunciantes pequenos e regionais otimizando e atualizando a gestão de vendas e ferramentas de autoatendimento para valorizar a eficiência do anúncio publicitário.

A Tencent precisa atingir o seguinte para integrar a publicidade em seu negócio, declarou Lau. "Primeiro, precisamos resistir à solidão, e desenvolver com base no sucesso recente, mas iniciar novamente do zero." Em segundo lugar, os diferentes setores paralelos precisam se comunicar uns com os outros. Em terceiro lugar, a Tencent precisa mudar sua mentalidade de "para C" para "para B"".

Clique no seguinte link para ver a entrevista completa do "LUNCH WITH FT" da Financial Times.

Grace Tang
Departamento de RP e marketing corporativo da Tencent  
+86-10-6267-1188-40335
Yepingtang@tencent.com

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/547106/SY_Lau.jpg

FONTE Tencent

Voltar noticias em Português no Mundo