Semana Mundial da Água começa em Estocolmo: a água é fundamental para cumprir os objetivos globais

Semana Mundial da Água começa em Estocolmo: a água é fundamental para cumprir os objetivos globais

PR Newswire

ESTOCOLMO, 28 de agosto de 2017

ESTOCOLMO, 28 de agosto de 2017 /PRNewswire/ -- Líderes mundiais, especialistas em água, profissionais de desenvolvimento, formuladores de política e um astronauta se reuniram em Estocolmo para um encontro de uma semana focado na busca de maneira de utilizar melhor e reutilizar a água doce crescentemente mais escarça no mundo.

Conforme as pressões das populações em crescimento e menor disponibilidade de água doce são sentidas em todo o mundo, cresce a conscientização entre formuladores de política, empresas e cidadãos de que precisamos ser usuários mais eficientes da água.

"A Semana Mundial da Água é um espaço fundamental de encontro para a comunidade da água e do desenvolvimento. É aqui que nos reunimos e nos certificamos de que as melhores ideias sejam apresentadas", disse o diretor executivo do Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (SIWI – Stockholm International Water Institute), Torgny Holmgren.

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Peter Thomson, definiu os recursos de clima e água do mundo como o "fundamento de nossa existência". Ele disse que "Sem a administração adequada desse fundamento, o plano de desenvolvimento sustentável de 2030 não irá a lugar algum, obviamente, porque, sem esse fundamento, não podemos existir".

O astronauta e membro da Academia Real das Ciências da Suécia, Christer Fuglesang, descreveu os intrincados sistemas de reutilização da água, que são necessários durante missões espaciais, possibilitando que alimentos sejam cultivados a bordo e assegurando o suprimento de água potável, ajudando a informar a pesquisa e otimizar os métodos para maior eficiência do uso da água na Terra.

"O tema da Semana, Água e desperdício: reduzir e reutilizar, toca na essência de nossas vidas cotidianas. Para reduzir, algumas mudanças dramáticas serão necessárias, especialmente pelos principais usuários de água, como indústrias, produtores de energia e o setor agrícola", disse Torgny Holmgren, do SIWI.

Ele acrescentou que mudanças também são necessárias em nossos pensamentos sobre a reutilização da água: "Eu penso que é muito importante tentar e mudar a mentalidade sobre o desperdício. Em vez de nos apresentar um problema, podemos ver o desperdício como um ativo".

Stephen McCaffrey, laureado com o Prêmio Água de Estocolmo e professor de direito da água, falou sobre a necessidade da cooperação pela água e da diplomacia pela água. Ele disse aos participantes que, apesar de os ingredientes para um potencial conflito da água existirem, como pressões mais altas da população, mudança do clima e pelo fato de grande parte da água doce do mundo ser compartilhada entre dois ou mais países, estudo mostram que o compartilhamento da água deverá, mais provavelmente, levar à cooperação do que a conflitos.


Contato com a imprensa: Rowena Barber, do SIWI, Rowena.barber@siwi.org, Tel+46-8-12136039.

View original content:http://www.prnewswire.com/news-releases/semana-mundial-da-agua-comeca-em-estocolmo-a-agua-e-fundamental-para-cumprir-os-objetivos-globais-300510502.html

FONTE Stockholm International Water Institute (SIWI)

Voltar noticias em Português no Mundo