Equashield e Palex Medical expandem a distribuição de CSTD ao mercado português

Equashield e Palex Medical expandem a distribuição de CSTD ao mercado português

PR Newswire

PORT WASHINGTON, Nova Iorque, October 30, 2017

PORT WASHINGTON, Nova Iorque, October 30, 2017 /PRNewswire/ --

Depois de entrar com sucesso no mercado espanhol há 18 meses, a Equashield estará agora disponível para ajudar as instituições portuguesas de saúde a proteger os seus funcionários que trabalham com medicamentos perigosos  

A Equashield (http://www.equashield.com), um importante fornecedor de dispositivos de transferência em sistema fechado (Closed System Transfer Devices, CSTD) para medicamentos perigosos, anunciou hoje que o seu distribuidor espanhol, a Palex Medical, irá expandir a distribuição dos CSTD da Equashield através da sua operação portuguesa, a LusoPalex Lda.

Depois da entrada com sucesso da Equashield no mercado espanhol com a Palex Medical SA, a empresa irá expandir o seu atual relacionamento com o distribuidor para levar os seus CSTD para Portugal, um mercado que ainda não adotou as seringas especializadas para a manipulação segura de medicamentos perigosos.

"Quando apresentámos os CSTD da Equashield ao mercado espanhol, havia pouca consciência da necessidade de sistemas fechados", salientou Adela Turienzo, gestora de Marketing da Palex Medical SA. "Temos observado uma mudança significativa nos últimos dois anos, à medida que os hospitais que utilizavam outros sistemas passaram a utilizar o Equashield pela sua superior facilidade de utilização. Outros hospitais que não utilizavam nenhum CSTD passaram a entender a necessidade de tais dispositivos. Prevemos um resultado semelhante em Portugal, à medida que o mercado começar a conhecer os perigos associados à exposição a agentes antineoplásicos."

Num estudo de 2014 realizado em dois hospitais portugueses, os investigadores analisaram 327 amostras de toalhetes para testar a contaminação de superfícies por três medicamentos substitutos. Em 121 amostras (37%), foi possível detetar e quantificar, pelo menos, um dos três substitutos de medicamentos, e outras 28 amostras (8,6%) indicaram que mais de um substituto de medicamento contaminaram a superfície em ambos os hospitais, principalmente nas áreas de administração. Os investigadores recomendaram que medidas específicas de segurança fossem tomadas para proteger os funcionários.

"Há um perigo evidente e presente nos hospitais e instituições de saúde que não utilizam sistemas fechados para a composição e administração de medicamentos perigosos. Por esse motivo, vão entrar em vigor novos regulamentos nos Estados Unidos, como o USP 800, que exige a utilização de CSTD para a administração de medicamentos perigosos", explicou Adi Shor, Vice-presidente de vendas no resto do mundo (VP Sales ROW) na Equashield. "Estamos confiantes na nossa sólida parceria com a Palex Medical. Queremos trabalhar com a LusoPalex em Portugal no sentido de contribuir para um melhor conhecimento em relação à realidade do mercado português, e melhorar as atuais práticas de segurança dos profissionais de saúde, nas áreas da farmácia e enfermagem."

Sobre a Palex Medical
A Palex Medical é um importante fornecedor de dispositivos, consumíveis e equipamentos médicos para o setor hospitalar em Espanha. A subsidiária da Palex, a LusoPalex, é igualmente um importante fornecedor de artigos médicos em Portugal. A Palex tem uma vasta experiência no marketing e distribuição de produtos para a área da saúde de grandes empresas internacionais, as quais trazem inovações interessantes às suas respetivas áreas de intervenção.

A Palex Medical conhece muito bem o mercado, tendo mais de 60 anos de experiência, e já deu importantes contributos em áreas como cirurgia cardíaca e terapêuticas de intervenção, ortopedia, cirurgia minimamente invasiva, automatização hospitalar, farmácia, oncologia, materiais descartáveis e terapêuticas no domicílio. A Palex atribui os seus sucessos empresariais aos longos relacionamentos que detém com as empresas que representa e com os seus clientes.

Atualmente, a Palex Medical tem centros de trabalho em Barcelona, Madrid e Lisboa, e tem uma equipa de 400 profissionais especializados em fornecer soluções avançadas aos seus clientes.

Sobre a Equashield 
A Equashield é um importante fornecedor de uma ampla gama de soluções manuais e automatizadas para hospitais para a composição e administração de medicamentos perigosos. A gama de produtos da Equashield inclui o EQUASHIELD II, o emblemático Dispositivo de Transferência com Sistema Fechado (CSTD), e o EQUASHIELD® Pro, o primeiro robô de composição de medicamentos em sistema fechado. Está clinicamente comprovado que os CSTD da Equashield protegem os profissionais de saúde contra a exposição a medicamentos perigosos. O globalmente premiado EQUASHIELD® II abrange mais vias de exposição do que os sistemas alternativos ao evitar a contaminação dos êmbolos das seringas e os resíduos de medicamentos nas superfícies dos conetores, bem como a exposição aos vapores dos medicamentos. Os estudos demonstraram que os CSTD da Equashield são mais rápidos de colocar em funcionamento e mais fáceis de utilizar do que os sistemas da concorrência, e o sistema foi aprovado no protocolo de contenção de vapor de álcool de 2015 proposto pela NIOSH, confirmando que consegue conter os vapores e as emissões mais irritantes. O EQUASHIELD é utilizado em centenas de hospitais e clínicas em todo o mundo, e recebeu a aprovação da FDA sob o código de produto ONB, e a etiqueta aprovada pela FDA como capaz de impedir a entrada microbiana durante sete dias. 

Siga a Equashield no LinkedIn, Twitter e Facebook.

Para obter mais informações, visite: http://www.equashield.com

Contacto para a comunicação social:
Finn Partners for Equashield
Nicole Grubner
nicole.grubner@finnpartners.com
@nicolegrubner
+1-929-222-8011

Voltar noticias em Português no Mundo