A NASA seleciona a Supermicro para expandir a computação e análises de dados avançadas usadas no estudo da Terra, do sistema solar e do universo

A NASA seleciona a Supermicro para expandir a computação e análises de dados avançadas usadas no estudo da Terra, do sistema solar e do universo

Expandindo a infraestrutura de computação no Goddard Space Flight Center da NASA, a Supermicro forma parceria com a CSRA e com a Edge Solutions para o fornecimento de uma Solução de Escala de Rack (Rack Scale Solution) completa e pronta para usar com 216% mais desempenho do que a implementação anterior

PR Newswire

SAN JOSE, Califórnia, 6 de novembro de 2017

SAN JOSE, Califórnia, 6 de novembro de 2017 /PRNewswire/ -- A Super Micro Computer, Inc. (NASDAQ: SMCI), uma líder global em computação empresarial, soluções de armazenamento e redes, incluindo tecnologias de computação verde, anunciou hoje que a companhia formou uma parceria com o Centro de Simulações Climáticas (Center for Climate Simulation) da NASA para expandir a computação e análises de dados avançadas usadas no estudo da Terra, do sistema solar e do universo. Baseada na combinação da densidade, desempenho do sistema e custos otimizados, a solução baseada no FatTwin da Supermicro traz 1.56 PetaFlops adicionais para os pesquisadores da NASA. A solução de Escala de Rack é integrada de fábrica na matriz da Supermicro no Vale do Silício, para fornecer perfeita confiabilidade e eficiência.

A NASA seleciona a Solução de Escala de Rack completa da Supermicro para reforçar o desempenho da computação

O NCCS faz parte da Agência de Ciências Computacionais e Informações e de Tecnologia (CISTO - Computational and Information Sciences and Technology Office) da Direção de Ciências e Exploração do Goddard Space Flight Center (GSFC). Sua missão é permitir que os cientistas aumentem seu conhecimento da Terra, do sistema solar e do universo através do fornecimento de uma série de soluções de computação e análises de dados avançadas. Como uma importante parte para a realização dessa missão, o NCCS fornece mecanismos de computação de alto desempenho, armazenamento em massa e soluções de rede para atender às necessidades especializadas das comunidades de ciências da Terra e do espaço da NASA.

"Capacitar os cientistas, como aqueles da NASA, com o que há de mais atual em soluções de computação e análises de dados avançadas é um componente-chave da missão da Supermicro de fazer do mundo um lugar melhor, não somente para nós, mas também para as gerações futuras", disse Charles Liang, Presidente e CEO da Supermicro. "Com o Supermicro 3.0, estamos muito entusiasmados para ver nossos investimentos no avanço de tecnologias inovadoras, expansão da infraestrutura e fornecimento global sendo utilizados pela NASA e continuaremos a trabalhar de perto com a NASA, a Intel e outras parceiras como a CSRA e a Motivair para fornecermos Soluções de Escala de Rack completas e prontas para usar para uma das mais respeitadas agências de pesquisa de todo o mundo".

"Este é o próximo passo da evolução dos sistemas de supercomputação do NCCS para hospedarem simulações de alta resolução de tempo e clima para apoiarem a missão da NASA", disse Daniel Duffy, Líder de Computação de Alto Desempenho do NCCS. "Tais simulações trabalham em conjunto com as observações da NASA via satélite, atmosféricas e de superfície para ajudar aos cientistas e elaboradores de políticas a entenderem melhor eventos de condições meteorológicas extremas, impactos climáticos sazonais e mudança a longo prazo".

Dentro do NCCS, o sistema Discover é o principal grupo de computação de alto desempenho (HPC) e é formado por unidades individuais de computadores, chamadas de Unidades de Computação Escaláveis (SCUs - Scalable Compute Units). O mais recente aumento do grupo Discover é o SCU14, fornecido pela Supermicro. A aquisição desse sistema de expansão foi concedida para a Edge Solutions & Consulting, Inc., sediada em Westlake Village, Califórnia. A Edge é uma integradora certificada de sistemas, de pequeno porte e de propriedade de mulheres, a qual fornece soluções de classe empresarial para complexos clientes de classe empresarial.

Do ponto de vista do desempenho, este desenvolvimento traz 1.56 PetaFlops adicionais para a NASA além dos 3.5 PetaFlops já existentes, para uma melhoria de quase 45%. Comparado com o aumento anterior do SCU13, o SCU14 mais do que dobra o desempenho (216%) ocupando menor espaço e com custo total de propriedade (TCO) mais baixo.

A solução SCU14 fornecida pela Supermicro e pela CSRA é formada por três tipos de nós: nós de computação, nós de serviço e nós de entrada e saída (I/O). Os nós de computação serão usados para rodar grandes trabalhos paralelos que serão comunicados entre todos os nós de computação em uma certa fase, envolvendo várias SCUs. Os nós de serviço serão usados para uma série de propósitos, incluindo, mas não limitados a: logins de usuários, edição, compilação, submissão em lote, tarefas agendadas (cron jobs), gerenciadores de sub-redes, nós de gerenciamento, etc. Os nós de I/O fornecem o canal para a movimentação de dados entre um Canal de Fibra de rede de área de armazenamento (SAN) e os nós de computação, através da estrutura de interconexão de alta velocidade. Os nós de computação são nós dinâmicos com unidades de estado sólido (SSDs) como armazenamento permanente.

A Solução de Escala de Rack pronta para usar da Supermicro para o SCU14 é baseada nos nós de servidor FatTwin™ da Supermicro, cada um deles equipado com processadores duplos de 20 núcleos Intel® Xeon® Gold e SSDs da Intel® para armazenamento permanente. O SuperServer® FatTwin™ é um sistema 4U de 8 nós com cada um deles suportando 12 slots DIMM e seis SSDs frontais com hot-swap (troca durante a operação). Para fornecer interconexão de alta velocidade, o grupo utiliza comutadores de rede gerenciada de arquitetura topo de rack (top-of-rack) de 48 portas Omni-Path (OPA) 100G da Intel®. Os racks 42U da Supermicro para esta solução de grupo de HPC totalmente integrada estão equipados com o sistema de resfriamento de racks ChilledDoor® da Motivair, para maximizar a eficiência do resfriamento e para melhorar a eficiência do uso de energia (PUE).

"A CSRA está empolgada por entrar nessa nova fase da supercomputação e ajudar a NASA a criar as tecnologias do futuro", disse o Vice-Presidente Executivo Paul Nedzbala, Chefe do Grupo de Saúde e Civil da CSRA. "Através dessa aquisição, a NASA terá recursos melhorados para expandir suas capacidades de HPC e estamos ansiosos para trabalhar com eles para termos excelentes resultados nesse esforço".

"Pesquisadores líderes globais, como os da NASA, conduzem novas descobertas as quais enriquecem nosso entendimento do universo e melhora as vidas de todos", disse Trish Damkroger, Vice-Presidente de Computação Técnica da Intel. O portfólio equilibrado de tecnologia da Intel e a estreita colaboração com vendedores líderes de sistemas, como a Supermicro, nos ajudam a colocar as ferramentas de computação mais poderosas nas mãos de cientistas para lidarem com os desafios mais difíceis enfrentados pela sociedade".

"Como uma verdadeira pioneira da exploração e de novas tecnologias, a NASA continua a liderar o caminho com a recente adição ao seu sistema Discover. Utilizando a mais atual tecnologia, a NASA reconheceu a necessidade de um sistema de resfriamento de computadores, o qual permitiria que o sistema Discover atingisse seu potencial máximo", declarou Rich Whitmore, Presidente e CEO da Motivair Corporation. "Estamos honrados pela NASA ter selecionado o Sistema de Resfriamento de Racks ChilledDoor® da Motivair para desempenhar um importante papel na sua busca por avanços tecnológicos e temos orgulho pela parceria com uma das agências mais reverenciadas de nosso país".

Siga a Supermicro no Facebook e no Twitter para receber as notícias e avisos mais recentes da Supermicro.

Sobre a Super Micro Computer, Inc. (NASDAQ: SMCI)
A Supermicro® (NASDAQ: SMCI), a inovadora líder em tecnologia de servidor de alto desempenho e alta eficiência, é uma das principais fornecedoras de Building Block Solutions® de servidor avançado para Centro de Dados, Computação em Nuvem, TI Empresarial, Hadoop/Big Data, HPC e Sistemas Incorporados em todo o mundo. A Supermicro tem o compromisso de proteger o meio ambiente através da sua iniciativa "We Keep IT Green® (mantemos um ambiente verde para a TI)", proporcionando aos clientes as soluções de maior eficiência energética e respeitadoras do meio-ambiente disponíveis no mercado.

Supermicro, SuperServer, Server Building Block Solutions, FatTwin e We Keep IT Green são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Super Micro Computer, Inc.

Intel e Xeon são marcas comerciais ou marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Todas as outras marcas, nomes e marcas registradas pertencem às suas respectivas proprietárias.

SMCI-F

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/597280/2017Supermicro_RackGraphic_FatTwin.jpg

 

 

FONTE Super Micro Computer, Inc.

Voltar noticias em Português no Mundo