Stryker anuncia a publicação dos resultados do teste DAWN™ no New England Journal of Medicine

Stryker anuncia a publicação dos resultados do teste DAWN™ no New England Journal of Medicine

PR Newswire

KALAMAZOO, Michigan, EUA, 13 de novembro de 2017

KALAMAZOO, Michigan, EUA, 13 de novembro de 2017 /PRNewswire/ -- O New England Journal of Medicine publicou os resultados do teste DAWN, o primeiro a fornecer evidências contundentes sobre o tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), ao acordar (Wake-up) e tardio, com trombectomia mecânica. Atualmente, menos de um em 10 pacientes sofrendo de um AVC isquêmico recebe trombectomia, em parte devido a uma ausência de evidências científicas suportando tratamento para mais de seis horas do AVC. Os resultados demonstrados no teste DAWN têm o potencial de fundamentalmente mudar o paradigma dos cuidados a pacientes de AVC de todo o mundo.

Stryker Logo. (PRNewsFoto/Stryker)

De acordo com o Dr. Tudor Jovin, investigador principal adjunto do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, "Ao quadruplicar o tamanho da janela de tempo terapêutica, a consequência do DAWN é que muito mais pacientes com AVC causado por oclusão de vaso grande têm o potencial de ser tratados com trombectomia mecânica. O DAWN valida o enfoque fisiológico, e não o baseado em tempo, para selecionar o paciente de terapia endovascular".

"O tempo, sozinho, não deveria continuar a ser um desqualificador para trombectomia, mas, preferencialmente, ser somente uma fonte para determinar a urgência. Esperamos que este novo paradigma de tratamento vá beneficiar uma larga proporção de pacientes que foram anteriormente considerados intratáveis", comentou o Dr. Raul Nogueira, professor de neurologia, neurocirurgia e radiologia da Escola de Medicina da Universidade Emory, e diretor do serviço neurovascular do Centro Marcus de Acidente Vascular Cerebral e Neurociência do Grady Memorial Hospital – e investigador principal adjunto do estudo.

"Os resultados do teste DAWN oferecem as primeiras evidências de nível um da significativa redução da incapacitação em pacientes que apresentam uma janela de tempo tardia", disse Mark Paul, presidente da divisão neurovascular da Stryker. "Entretanto, os melhores resultados são conseguidos quando pacientes são tratados o mais rápido possível, exigindo que uma maior conscientização do paciente, divulgação do Serviço Médico de Emergência (SME) e a infraestrutura hospitalar estejam preparadas". 

O teste DAWN reflete o compromisso da Stryker com a liderança clínica e o foco na jornada de desenvolvimento do paciente. Patrocinado pela Stryker, o teste foi criado para avaliar os resultados funcionais, em 90 dias, de pacientes de AVC tratados com trombectomia mecânica, usando o recuperador Trevo®, comparados com aqueles recebendo somente terapia médica. Para inclusão no teste, os pacientes foram avaliados quanto a terem tido um AVC iniciado dentro de seis a 24 horas, ou um AVC iniciado em um tempo desconhecido—uma janela de tratamento significativamente mais longa do que a da indicação para a trombectomia atualmente liberada.

Sobre o recuperador Trevo

O recuperador Trevo da Stryker é um dispositivo médico em forma de stent que é acoplado a um fio fino. Num procedimento minimamente invasivo, que utiliza raios-X, o médico navega o recuperador desde a artéria femoral (localizada na parte superior da perna) até a artéria bloqueada, no cérebro. O recuperador é projetado para atrair o coágulo de sangue e removê-lo do corpo. Originalmente liberado pela FDA em 2012, para a revascularização de pacientes passando por AVC isquêmico, o recuperador Trevo foi usado em milhares de pacientes em todo o mundo. A indicação do recuperador no âmbito do teste DAWN, para uso em pacientes tratados de seis a 24 horas desde que estiveram bem pela última vez, atualmente está apenas sob uma isenção para dispositivo investigativo (IDE, em inglês). O recuperador Trevo foi o único dispositivo de trombectomia usado no teste DAWN.

Uma animação e importantes informações de segurança do recuperador Trevo da Stryker estão disponíveis aqui: https://youtu.be/PxcERzyI67I

Sobre o AVC isquêmico
Um AVC isquêmico ocorre quando uma artéria no cérebro fica bloqueada por um coágulo sanguíneo ou outra substância, a exemplo de uma placa, um material adiposo. Vasos sanguíneos carregam sangue, oxigênio e nutrientes por todo o corpo e para o cérebro. Quando o cérebro é privado de sangue e oxigênio, ele não consegue funcionar apropriadamente. Dependendo da severidade do AVC e da área do cérebro afetada, a perda da função cerebral ou a morte pode ocorrer. De acordo com a Federação Cardíaca Mundial, o AVC isquêmico contribui para seis milhões de mortes em todo o globo1.

Sobre a Stryker
A Stryker é uma das empresas líderes de tecnologia médica e, junto com seus clientes, é movida a melhorar a saúde. A empresa oferece produtos e serviços inovadores em ortopedia, médicos e cirúrgicos, e de neurotecnologia e da coluna vertebral, que ajudam a melhorar os resultados dos pacientes e dos hospitais. Mais informações estão disponíveis em www.stryker.com.

Contato de mídia
Keri Laden
Stryker
510 413 2534
keri.laden@stryker.com

1. http://www.worldstrokecampaign.org/learn.html. Acessado em 19 de setembro de 2017.

Logo - http://mma.prnewswire.com/media/601960/STRYKER_LOGO.jpg

FONTE Stryker

Voltar noticias em Português no Mundo