Prêmio WISE de Educação de 2017 concedido a Patrick Awuah, fundador do Colégio Universitário Ashesi em Gana

Prêmio WISE de Educação de 2017 concedido a Patrick Awuah, fundador do Colégio Universitário Ashesi em Gana

PR Newswire

DOHA, Catar, 15 de novembro de 2017

DOHA, Catar, 15 de novembro de 2017 /PRNewswire/ -- O prestigioso Prêmio WISE de Educação foi concedido ao sr. Patrick Awuah, fundador e presidente do Colégio Universitário Ashesi, uma instituição privada, sem fins lucrativos, que se tornou uma das universidades mais conceituadas de Gana, em pouco mais de uma década.

A presidente da Fundação do Catar, Sua Alteza Xeica Moza bint Nasser, entregou o prêmio ao sr. Patrick Awuah na sessão Plenária de Abertura da oitava Cúpula Mundial da Inovação para a Educação (WISE -- World Innovation Summit for Education), em Doha, Catar, perante uma audiência de 2.000 participantes de 100 países.

O CEO da WISE, Stavros N. Yiannouka, disse: "Estou muito satisfeito por poder homenagear Patrick Awuah, como o sexto Laureado com o Prêmio WISE de Educação. Ele se junta a um grupo conceituado de indivíduos que compartilham a paixão pelo empoderamento das pessoas através da educação. Os Laureados com o Prêmio WISE que reconheceram as necessidades que os levaram a agir. Cada um marcou um caminho no engajamento e na mobilização de outros em torno de uma visão. A história de Patrick Awuah é única em seu despertar para o papel de liderança ética renovada em transformação social, particularmente na África. O Colégio Universitário Ashesi, sob sua orientação, desenvolve uma variedade de currículos contemporâneos sobre os pilares das artes liberais. Ele reconheceu que as ferramentas para adquirir e interpretar conhecimentos são pelo menos tão importantes quanto os próprios conhecimentos. Ao colocar a liderança no núcleo de seu comprometimento, Patrick Awuah se torna um modelo para todos nós que nos dedicamos ao empoderamento através da educação".

O Prêmio WISE para Educação é a primeira distinção de sua espécie a reconhecer um indivíduo ou uma equipe de até seis pessoas por uma contribuição notável, de nível internacional, à educação. O Laureado recebe o Prêmio WISE de Educação e mais $ 500.000.

Patrick Awuah é bem conhecido pela dedicação com que apoia a educação em Gana e em toda a África. Cada formando do Colégio Universitário Ashesi encontrou emprego de qualidade e a maioria deles permaneceu na África, onde muitos iniciaram empresas muito necessárias. A inovação de Patrick Awuah em educação superior está não apenas na capacitação de estudantes, mas também no potencial de transformar Gana e outras nações africanas, por desenvolver uma nova geração de líderes e empreendedores.

Patrick Awuah deixou Gana em 1985 com $ 50 em seu bolso e uma bolsa de estudos para o Swarthmore College, na Pensilvânia, Estados Unidos. Nos quatro anos seguintes, sua educação em artes liberais mostrou a ele o poder do pensamento crítico, um contraste total com sua formação escolar anterior.

Depois de se formar, Patrick Awuah teve uma carreira bem-sucedida na Microsoft, onde ele liderou o design para acesso à Internet por linha discada (dial-up). Disposto a causar um impacto em seu próprio país, ele retornou à Gana, com planos de criar uma empresa de software.

De volta à Gana, Patrick Awuah entendeu rapidamente que estimular a liderança ética seria essencial para construir uma geração capaz de produzir mudanças positivas na África. Ele decidiu voltar aos estudos, então na Universidade da Califórnia, em Berkeley, para entender o que era preciso para criar uma universidade que pudesse promover a liderança e a integridade.

Patrick Awuah disse: "Eu decidi criar uma nova universidade em Gana não por causa de falta de universidades em meu país, mas por falta de universidades que ensinassem qualificações para o Século XXI. Era dada muita ênfase ao conhecimento adquirido por repetição e à memorização, muito menos do que pelo pensamento crítico ou independente, pela ética ou pela colaboração. Decidi abrir uma universidade que iria oferecer aos jovens ganenses e africanos em geral a oportunidade de se destacar e de se tornar solucionadores de problemas -- os próximos líderes da África".

Em 2002, o Colégio Universitário Ashesi ("começo" no idioma akan) abriu suas portas em uma casa alugada, com uma primeira classe de 30 estudantes.

Hoje, o Colégio Universitário Ashesi tem um campus de nível internacional de 100 acres, com vista para Acra, com quase 900 estudantes. O Colégio Universitário Ashesi oferece cursos de quatro anos para bacharelado em engenharia, administração de empresas, ciência da computação e sistemas de administração da informação. A formação se baseia em um currículo interdisciplinar, com ênfase contínua em liderança, ética e empreendedorismo. Antes da formatura, todos os estudantes se envolvem com serviços comunitários.

O Colégio Universitário Ashesi coloca ênfase na diversidade cultural, econômica e de gênero, com 50% dos estudantes com bolsas de estudo totais ou parciais. Metade dos estudantes são mulheres e mais de 20 países estão representados no campus. Além disso, em 2008, os estudantes do Colégio Universitário Ashesi criaram um código de honra, assumindo responsabilidade com o comportamento ético, o primeiro de sua espécie em universidades africanas.

Ao receber o Prêmio WISE, Patrick Awuah disse: "Estou honrado por receber o Prêmio WISE de Educação. Esse é um momento crucial para a África. Hoje, uma em seis pessoas no mundo vive na África e esse cálculo deve mudar para uma em quatro pessoas até 2050. Nós precisamos, urgentemente, impulsionar o sistema educacional na África, para nos assegurarmos de que vamos explorar essa mudança para fortalecer o continente. Ganhar o Prêmio WISE representa um apoio ao trabalho que já estamos realizando no Colégio Universitário Ashesi, que visa inspirar, educar e formar uma comunidade de pessoas que possa manejar as complexidades do crescimento da África e estabelecer um exemplo para o resto do mundo".

Mais informações sobre Patrick Awuah 

Saiba mais sobre o Laureado com o Prêmio WISE de 2017 em http://www.wise-qatar.org/2017-wise-prize-education.

Acesso a fotografias: http://www.wise-qatar.org/press-room-global-image-bank.

Sobre o Colégio Universitário Ashesi

O Colégio Universitário Ashesi é uma instituição de ensino privada, sem fins lucrativos, em Gana, cujo objetivo é formar líderes éticos e empreendedores na África. Ao elevar o padrão da educação superior, o Colégio Universitário Ashesi visa dar uma contribuição significativa para um renascimento do continente. Nos últimos 15 anos, a Universidade ganhou muito respeito por sua capacidade de inovar e pela qualidade de seu ensino. O Colégio Universitário Ashesi é a primeira universidade de Gana a adotar e mesclar o método educacional das artes liberais com cursos superiores em ciência da computação, sistemas de administração da informação, administração de empresas e engenharia. Em 2008, também se tornou a primeira universidade a adotar um Sistema de Código de Honra, operado pelos estudantes, em que os estudantes fazem exames sem fiscais e assumem responsabilidades pelos altos padrões da integridade acadêmica.

A Universidade mantém um compromisso com a diversidade socioeconômica, cultural e de gênero e tem quase 900 estudantes e mais de 1.000 ex-alunos de toda a África e além dela. Entre as nacionalidades representadas estão Gana, Camarões, Costa do Marfim, Quênia, Nigéria, Ruanda, Serra Leoa, Gâmbia, Uganda e Zimbábue. Aproximadamente 50% dos estudantes são mulheres e metade da população de estudantes recebe bolsas de estudo, graças ao apoio de organizações e pessoas generosas do mundo. O Colégio Universitário Ashesi é mais respeitado por seu contínuo sucesso na preparação de estudantes para carreiras sólidas e quase todos os bacharéis da Universidade estabelecem uma empresa, conseguem emprego e ingressam em cursos de pós-graduação dentro de seis meses após a formatura. Os ex-alunos do Colégio Universitário Ashesi trabalham em uma ampla variedade de setores e em uma variedade de organizações na África ou em outros continentes, impactando milhões de pessoas com seu trabalho.

Saiba mais em http://www.ashesi.edu.gh/.

Sobre o Prêmio WISE de Educação

Criado em 2011 por Sua Alteza a Xeica Moza bint Nasser, o Prêmio WISE de Educação é a primeira distinção de sua espécie a reconhecer um indivíduo ou uma equipe de até seis pessoas por suas contribuições notáveis, de nível internacional, para a educação. O Prêmio WISE de Educação eleva o status da educação por lhe atribuir o prestígio similar ao desfrutado em outras áreas, razão porque o reconhecimento internacional existe, tais como literatura, paz e economia. O Laureado com o Prêmio WISE de Educação é normalmente anunciado na Sessão Plenária de Abertura da cúpula mundial bienal e recebe a medalha de ouro do Prêmio WISE de Educação e US$ 500.

Os Laureados do Prêmio WISE de Educação são modelos de vida inspiradores para todos aqueles que se dedicam a construir o futuro da educação, como uma fundação para um mundo mais seguro, próspero e sustentável.

Os laureados anteriores do Prêmio WISE:
2015 -- Dr. Sakena Yacoobi, Afeganistão 
2014 -- Sra. Ann Cotton, Reino Unido 
2013 -- Sra. Vicky Colbert, Colômbia 
2012 -- Dr. Madhav Chavan, Índia  
2011 -- Sr. Fazle Hasan Abed, Bangladesh 

Saiba mais em https://www.wise-qatar.org/wise-prize-for-education

Sobre a Cúpula Mundial da Inovação para a Educação 

A Cúpula Mundial da Inovação para a Educação (WISE -- World Innovation Summit for Education) foi estabelecida pela Fundação do Catar em 2009, sob a liderança de sua atual presidente, Sua Alteza Xeica Moza bint Nasser. A WISE é uma plataforma internacional, multissetorial, para o pensamento criativo baseado em evidências, o debate e a ação com propósito em educação. Através da cúpula bienal, da pesquisa colaborativa e de uma variedade de programas em andamento, a WISE é uma referência global em termos de novas abordagens à educação. A WISE de 2017 é realizada em Doha, de 14 a 16 de novembro, sob o tema "Co-Exist, Co-Create: Learning to Live and Work Together" ("Coexistir, Cocriar: Aprendendo a Viver e Trabalhar Juntos").

Observe, por favor, que certas sessões da WISE de 2017 serão transmitidas ao vivo online pelo website da WISE:
15 de novembro: ceremônia de aberturasessão plenária à tarde
16 de novembro: sessão plenária de manhãceremônia de encerramento
Essas sessões também serão transmitidas ao vivo no Facebook em https://www.facebook.com/wiseqatar/ 

Para mais informações sobre a WISE, visite www.wise-qatar.org.

Junte-se à conversação usando a hashtag #WISE17.

Twitter #WISE17: twitter.com/WISE_Tweets 
Instagram: instagram.com/wiseqatar/ 
Facebook: facebook.com/wiseqatar/ 
LinkedIn: linkedin.com/groups/1982051/profile 

 

View original content:http://www.prnewswire.com/news-releases/premio-wise-de-educacao-de-2017-concedido-a-patrick-awuah-fundador-do-colegio-universitario-ashesi-em-gana-300557192.html

FONTE WISE - World Innovation Summit for Education

Voltar noticias em Português no Mundo