A Comissão de Justiça para a Vida Selvagem entrega ao Vietnã material de novo processo a respeito de uma rede criminosa negociando grandes volumes de vida selvagem

A Comissão de Justiça para a Vida Selvagem entrega ao Vietnã material de novo processo a respeito de uma rede criminosa negociando grandes volumes de vida selvagem

Processo apresenta provas a respeito de uma rede criminosa profissional comercializando mais de US$ 15 milhões em produtos de vida silvestre de alto valor.

Um ano após a audiência pública da entidade, a Comissão de Justiça da Vida Selvagem fornece ao governo vietnamita provas concretas para de modo colaborativo combater crimes contra a vida selvagem e observar progressos na implementação das recomendações feitas na audiência.

PR Newswire

HAIA, Holanda, 8 de dezembro de 2017

HAIA, Holanda, 8 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- A Comissão de Justiça da Vida Selvagem (Wildlife Justice Comission – WJC, em inglês, http://www.wildlifejustice.org) forneceu às autoridades do Vietnã o material de um novo processo contendo provas convincentes a respeito de uma rede criminosa, no Vietnã, identificada traficando marfim bruto e chifres de rinoceronte avaliados em mais de US$15 milhões, em um período de 15 meses.

Foto - http://mma.prnewswire.com/media/617360/Rhino_Horns.jpg

O material, apresentado um ano depois da primeira audiência pública da WJC no Vietnã, é parte do diálogo e do apoio em curso às autoridades vietnamitas em seus esforços de combater o tráfico ilegal da vida selvagem, no país.

À primeira audiência pública realizada pela WJC, em novembro de 2016, seguiu-se uma investigação de 18 meses feita pela entidade dentro do polo do tráfico de Nhi Khe, Vietnã. Depois da audiência pública, a WJC se encontrou com membros sêniores das agências vietnamitas de aplicação da lei. Um ano mais tarde, graças aos esforços de todos os protagonistas envolvidos na luta contra o crime contra a vida selvagem no Vietnã, o comércio aberto de produtos ilegais de vida selvagem em Nhi Khe foi em sua maior parte erradicado.  

Prisões significativas também ocorreram, desbaratando o crime organizado contra a vida selvagem em outros lugares do Vietnã. Em abril último, o chefe de uma das cinco quadrilhas, um famoso traficante, foi preso com 36 kg de chifres de rinoceronte. "A prisão de um traficante de tão alto nível é extremamente alentadora, uma vez que aponta para a detecção de indivíduos operando no topo da cadeia fornecedora", disse Olivia Swaak-Goldman, diretora executiva da WJC.

A WJC continua a monitorar a rede de Nhi Khe e a mapear o deslocamento das atividades ilegais, bem como a investigar as redes de tráfico de vida selvagem em outros lugares do Vietnã e a apoiar as autoridades na ação e desmantelamento dessas redes.

Íntegra do comunicado https://goo.gl/SqqjSN

A WJC é uma fundação com sede em Haia, Holanda, operando mundialmente para interromper e ajudar a desmantelar o crime organizado transnacional contra a vida selvagem. Nosso alcance engloba comércio ilegal de vida silvestre, madeira e pesca.

View original content:http://www.prnewswire.com/news-releases/a-comissao-de-justica-para-a-vida-selvagem-entrega-ao-vietna-material-de-novo-processo-a-respeito-de-uma-rede-criminosa-negociando-grandes-volumes-de-vida-selvagem-300569138.html

FONTE The Wildlife Justice Commission

Voltar noticias em Português no Mundo