Testes Genéticos inova na coleta de amostra de DNA com o uso de swab bucal para investigação de doenças hereditárias raras

Testes Genéticos inova na coleta de amostra de DNA com o uso de swab bucal para investigação de doenças hereditárias raras

PR Newswire

SÃO PAULO, 13 de dezembro de 2017

SÃO PAULO, 13 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- Uma nova técnica de coleta de amostra de DNA é oferecida pela Empresa Testes Genéticos às pessoas com histórico familiar de doenças hereditárias raras. Trata-se da coleta da saliva e de células por raspagem da mucosa bucal com o uso de swab (cotonete) bucal. O moderno método permite o diagnóstico de mais de 690 tipos de testes genéticos para a investigação de doenças, como câncer, Alzheimer, anomalia fetal, cardiomiopatia e algumas causas de cegueira, a exemplo do glaucoma.

A análise genômica da amostra é feita nos Estados Unidos da América pelo Laboratório GeneDx, detentor de tecnologia de ponta para exames genéticos no mundo, adiantou a diretora da Empresa Testes Genéticos, Simone Finzi, que coordena, no Brasil, a realização de exames e execução de diagnóstico junto ao laboratório americano.

Outra vantagem da tecnologia é que testes múltiplos podem ser realizados mediante coleta de apenas uma mostra no swab, explicou a médica.

A missão da Empresa Testes Genéticos é garantir ao indivíduo e familiares facilidades para a realização de testes genéticos, de forma segura e confiável. Os testes possibilitam estudar todos os genes e suas mutações e identificar as probabilidades ou não da pessoa desenvolver uma doença genética grave.

"É uma estratégia decisiva para a adoção de medidas de prevenção e tratamento adequado e eficaz, graças aos avanços terapêuticos efetivos", enfatizou a médica, especialista em genética ocular. O teste é realizado com indicação e receita médica. Os resultados ficam prontos de 6 a 8 semanas. 

Com o moderno método de coleta (swab bucal), acrescentou o gestor da empresa, Victor Hasbani Schmidt, o teste genético torna-se possível em todo o País, inclusive em regiões onde atualmente estes testes são de difícil acesso.

Coleta

Aparentemente fácil, o procedimento exige obediência às instruções para não comprometer o resultado. O paciente, em jejum, deverá passar o swab bucal na gengiva inferior em movimento circular por 10 vezes e repetir suavemente o movimento de fricção no lado oposto da boca, por mais 10 vezes. Em seguida, a amostra deverá ser colocada dentro de um tubo, contendo líquido específico para conservação, e enviada, pelo correio, para a Empresa Testes Genéticos, em no máximo 24 horas após a coleta. 

Na dúvida, a recomendação é contatar a Empresa Testes Genéticos pelo telefone (11) 2838.0079.  A médica Simone Finzi dará assistência durante todo o processo de coleta, realização de exames e resultados.

No caso do paciente se sentir inseguro em realizar o teste em sua residência, a coleta poderá acontecer nas dependências da empresa ou, inclusive, no Hospital  Israelita Albert Einstein, onde seus especialistas poderão ser consultados no caso do paciente não possuir receita médica.

Para solicitar o teste, o paciente deverá enviar a receita médica, por e-mail, para a Empresa Testes Genéticos.  Na sequência, receberá em sua casa o kit de coleta. O endereço é: contato@testesgeneticos.com.br. Mais informações, no http://www.testesgeneticos.com.br.

Contato:
Bete Subires – Mtb: 13.772
Assessoria de Imprensa
Tel: 11 97661.6456
bete.subires.imprensa@gmail.com

FONTE Testes Genéticos

Voltar noticias em Português no Mundo