Consumer Goods Forum publica relatório sobre soluções de baixo carbono no setor de bens de consumo

Consumer Goods Forum publica relatório sobre soluções de baixo carbono no setor de bens de consumo

Membros do CGF compartilham as melhores práticas sobre como implementar estratégias de negócios com baixas emissões de carbono

PR Newswire

PARIS, 13 de dezembro de 2017

PARIS, 13 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- O Consumer Goods Forum publicou hoje um relatório que mostra exemplos concretos de como o setor de bens de consumo está implementando soluções de baixo carbono. Ao compartilhar essas soluções, o relatório procura compartilhar conhecimentos essenciais e exemplos da vida real para promover seu uso em toda a indústria e ajudar a reduzir a pegada de carbono do setor. O relatório ocorre exatamente dois anos após a COP 21 e em coordenação com a One Planet Summit, onde o presidente francês, Emmanuel Macron, busca impulsionar o compromisso com a ação e levar o Acordo de Paris à economia real.

Logo: http://mma.prnewswire.com/media/556222/The_Consumer_Goods_Forum_Logo.jpg 

Composto por fabricantes, transportadores e distribuidores, o setor de bens de consumo é hoje um dos maiores da atividade econômica. Presente em nossas vidas diárias com produtos domésticos e alimentos, representa cerca de 60% das emissões globais de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor.

Por vários anos, as empresas do setor testaram e implementaram soluções relacionadas à eficiência energética, energia renovável e inovação tecnológica para reduzir sua pegada ambiental. Incluindo:

Essas soluções podem efetivamente reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor, portanto, é necessário implantá-las em larga escala para gerar impactos significativos.

Peter Freedman, diretor-administrativo do The Consumer Goods Forum, disse: "O desafio do clima é um que todos precisamos aceitar. A hora da conversa acabou. Se as temperaturas globais continuarem a aumentar à taxa atual, a indústria de consumo - como todas as outras - enfrentará riscos comerciais maiores. As empresas participantes estão há muito empenhadas em apoiar negócios responsáveis e estou feliz em vê-los na liderança, implementando uma economia circular de baixo carbono e compartilhando suas experiências em benefício de todos".

Alexandre Bompard, presidente e CEO do Carrefour, que compartilha sua solução no relatório, acrescentou: "O desafio das mudanças climáticas exige uma transição global de todos os setores e todas as cadeias de valor para limitar o aquecimento global entre 1,5°C e 2°C. Desse ponto de vista, nossos concorrentes também são parceiros com os quais podemos, e devemos compartilhar as soluções mais relevantes. O desafio do Carrefour é, portanto, continuar a desenvolver a colaboração, ao mesmo tempo em que apoia as parcerias existentes nessa transição global".

No entanto, isso só pode ser considerado como um primeiro passo. As emissões indiretas de gases de efeito estufa, associadas à fonte de matérias-primas e hábitos de consumo, compõem a maioria das emissões do setor. O Consumer Goods Forum reconhece que a colaboração deve ocorrer em toda a cadeia de valor e em todos os setores. Somente através desta abordagem colaborativa e transversal o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU poderão ser alcançados e o crescimento econômico a longo prazo será garantido.

Faça o download do relatório Low Carbon Solutions for a Sustainable Consumer Goods Sector

Sobre o Consumer Goods Forum  

O Consumer Goods Forum ("CGF") é uma rede industrial global baseada em paridade conduzida por seus membros para incentivar a adoção global de práticas e padrões que servem à indústria de bens de consumo no mundo todo. Reúne CEOs e gerentes seniores de cerca de 400 varejistas, fabricantes, prestadores de serviços e outros investidores em 70 países e reflete a diversidade da indústria em geografia, tamanho, categoria de produto e formato. As empresas participantes possuem, combinadas, vendas no valor de 3,5 trilhões de euros e empregam diretamente quase 10 milhões de pessoas, com mais 90 milhões de empregos indiretos estimados em toda a cadeia de valor. É dirigido pelo seu Conselho de Administração, que compreende mais de 50 CEOs da indústria e do comércio. Para mais informações, visite: http://www.theconsumergoodsforum.com.

FONTE The Consumer Goods Forum

Voltar noticias em Português no Mundo