Huawei ajuda a EPMTPQ a montar a melhor rede de comunicações por Wi-Fi veículo-estação terrena do mundo para ônibus

Huawei ajuda a EPMTPQ a montar a melhor rede de comunicações por Wi-Fi veículo-estação terrena do mundo para ônibus

PR Newswire

SHENZHEN, China, 19 de dezembro de 2017

SHENZHEN, China, 19 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ -- A Empresa Pública Metropolitana de Transporte de Pasajeros de Quito (EPMTPQ) é uma empresa do setor terciário subordinada à prefeitura municipal de Quito, a capital do Equador. A empresa opera e gerencia quase todos os veículos de transporte público em Quito, incluindo ônibus, bondes e ônibus elétricos.

Com o advento da era da informação e da Internet, o acesso a redes Wi-Fi a qualquer tempo, em qualquer lugar, se tornou um forte desejo das pessoas, em suas vidas cotidianas. Para verificar a viabilidade da utilização de rede Wi-Fi em seus veículos, a EPMTPQ conduziu ativamente diversas pesquisas e consultou muitas empresas no setor. O resultado mostrou que a implementação de redes Wi-Fi em veículos enfrenta os seguintes desafios:

Largura de banda

Os veículos da EPMTPQ são principalmente ônibus de três vagões, que têm quase 30 metros de comprimento e podem transportar até 225 passageiros. A ETMTPQ planeja empregar três câmeras de vigilância por vídeo de alta definição (HD) em cada veículo, de forma que as redes Wi-Fi devem atender essas necessidades. Além disso, para atender as demandas dos passageiros por acesso à Internet, as redes Wi-Fi precisam fornecer serviços tais como navegação na Web, rede social e chamada por vídeo. Portanto, as redes Wi-Fi em veículos precisam ter uma grande largura de banda e dar suporte a mais de 100 usuários simultaneamente.

Cobertura de alta densidade

Os veículos da ETMTPQ transitam por ambientes complexos, tais como vias elevadas, áreas urbanas e subúrbios. É extremamente difícil oferecer serviços de Wi-Fi de alta qualidade em veículos fechados, com muitos passageiros, em ambientes eletromagnéticos complexos.

Estabilidade

A segurança é a consideração mais importante para a ETMTPQ e a estabilidade das redes Wi-Fi é fundamental para comunicações de emergência e serviços de vigilância por vídeo. Assegurar a estabilidade e a segurança em condições complexas das vias públicas e em ambientes eletromagnéticos é um enorme desafio para a implementação de redes Wi-Fi.

A melhor solução do mundo de backhaul de rede de área local wireless (WLAN) da Huawei é especialmente projetada para cenários de backhaul veículos-estação terrena do setor de transporte. A solução apresenta os seguintes destaques e, efetivamente, resolve os problemas da EPMTPQ:

"Soft Switching" assegura grande largura de banda, pequeno delay (atraso) e utilização simultânea de múltiplos usuários

A solução de backhaul de WLAN veículo-estação terrena da Huawei adota a tecnologia "soft switching" e melhora significativamente a largura de banda para uplink e reduz o delay.

Ferramenta de planejamento de WLAN profissional reduz a interferência

Boas redes Wi-Fi requerem um planejamento sólido de rede. A Huawei fornece uma ferramenta de planejamento de WLAN profissional que cobre uma variedade de ambientes, tais como plataformas de estação e estradas elevadas, retas e sinuosas. Ao utilizar essa ferramenta, os usuários podem estabelecer modelos de transmissão com base em características da WLAN, realizar a calibragem para modelos de transmissão para cenários específicos e estimar com precisão a distância da implementação dos APs. A ferramenta de planejamento de WLAN da Huawei também é capaz de obter classificações da rede com base na força do sinal nas bordas das células, ajustando-se, portanto, à largura de banda requerida. Isso melhora muito a eficiência da construção da rede e reduz custos de construção.

AP 5G duplo da WLAN, montados profissionalmente em veículo, fornecem cobertura de alta densidade

O AP9131DN da Huawei, feito sob medida para cenários de montagem em veículos, está em conformidade com o padrão 802.11ac e fornece uma taxa máxima de 1,75 Gbit/s. O AP9131DN cumpre as exigências de ser à prova de água e à prova de fogo e usa soquetes industriais antivibratório M12, tornando-o bem adequados para uso em veículos.

Backup de plano duplo garante alta confiabilidade

A interferência de sinais wireless, causada por cinturões verdes à margem de estradas e prédios residenciais, impacta adversamente a estabilidade do sistema de WLAN. Para resolver esse problema, a Huawei usa a solução do plano A + B que emprega APs de backhaul na dianteira e na traseira de um veículo. Sob circunstâncias normais, o AP na dianteira do veículo estabelece conexões com APs à margem das vias públicas e fornece uplinks. O status do link é monitorado com o uso de um protocolo de inspeção rápida. Se a qualidade do link decair, os uplinks são imediatamente alternados para o AP na traseira do veículo. Isso melhora a estabilidade e a confiabilidade da rede, mesmo em cenários com obstáculos e interferência.

A solução de backhaul de WLAN veículo-estação terrena da Huawei ajuda a EPMTPQ a obter imagens satisfatórias de vigilância por vídeo em HD, permitindo ao pessoal de operações e manutenção (O&M) observar claramente o status do veículo em tempo real. Mesmo durante as horas do rush, os passageiros podem navegar por websites, enviar e receber e-mails, fazer download de músicas e upload de fotos e desfrutar a melhor experiência do Wi-Fi.

Hoje em dia, os ônibus com Wi-Fi estão florescendo. Recursos de operação e serviço continuamente inovadores e novos modelos de negócios irão tornar o ônibus com Wi-Fi mais eficientes. Serviços como análise de dados do comportamento do usuário, envio de informações comerciais baseadas em localização do usuário e aplicações em cidades inteligentes serão viabilizados em um futuro próximo. O ônibus com Wi-Fi irá gerar grandes mudanças nas empresas de transporte globais e nas vidas das pessoas.

FONTE Huawei

Voltar noticias em Português no Mundo