YOUTH - O grande vencedor do segundo Asian Brilliant Stars em Berlim

YOUTH - O grande vencedor do segundo Asian Brilliant Stars em Berlim

PR Newswire

BERLIM, 22 de fevereiro 2018

BERLIM, 22 de fevereiro 2018 /PRNewswire/ -- Os vencedores do 2o Asian Brilliant Stars foram anunciados no dia 21 de fevereiro, em Berlim. YOUTH, o filme mais recente do diretor chinês Feng Xiaogang, foi o maior vencedor da cerimônia de premiação.

Da esquerda para a direita: Moritz Bleibtreu, Shozo Ichiyama, Detlev Buck, Zhang Yang, Zhong Chuxi, Chang Chen, Kim Ki Duk, Feng Xiaogang, Chutimon Chuengcharoensukying, Shen Dongjun, Samuel Maoz, Yan Geling, Manfred Wong e Shozo Ichiyama (PRNewsfoto/Asian Brilliant Stars)

Exibido na categoria "Apresentações Especiais" do Festival Internacional de Cinema de Toronto 2017, YOUTH, de Feng Xiaogang, foi campeão de bilheteria em dezembro na China, arrecadando mais de US$ 157 milhões (1 bilhão de yuan), à frente de COCO, animação da Pixar. "Feng utiliza um trabalho artesanal tradicional para desenhar um grande quadro histórico com profundos transtornos humanos que refletem as virtudes e falhas do povo chinês" (Variety). YOUTH recebeu três prêmios no 2o Asian Brilliant Stars: prêmio especial do júri para Feng Xiaogang, prêmio de melhor roteirista para Yan Geling e prêmio de novo talento asiático para Zhong Chuxi, atriz protagonista do filme.

Feng Xiaogang,prêmio especial do júri(acima); Chutimon Chuengcharoensukying, melhor atriz (no meio); Chang Chen, melhor ator (abaixo) (PRNewsfoto/Asian Brilliant Stars)

O prêmio de melhor diretor foi para Samuel Maoz por seu recente FOXTROT. O filme venceu o Leão de Prata – grande prêmio do júri no 74o Festival Internacional de Cinema de Veneza e representa Israel na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2018.

Chutimon Chuengcharoensukying recebeu o prêmio de melhor atriz por seu trabalho em BAD GENIUS, um sucesso de bilheteria na Ásia em 2017, com excelentes críticas. Chutimon Chuengcharoensukying também está em Berlim este ano por sua personagem protagonista em DIE TOMORROW, selecionado na seção Fórum do 68o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O prêmio de melhor ator foi para Chang Chen, protagonista de BROTHERHOOD OF BLADES II: THE INFERNAL BATTLEFIELD. Chang Chen é mais conhecido por seu papel em A BRIGHT SUMMER DAY, de Edward Yang, THE ASSASSIN, de Hou Hsiao-hsien e CROUCHER TIGER, HIDDEN DRAGON, de Ang Lee.

Zhang Yang venceu o prêmio de melhor produtor por seu trabalho em PATHS OF THE SOUL. Zhang escreveu, dirigiu e produziu o filme, que conta a história de 11 aldeões tibetanos que fazem uma peregrinação de 1200 km, que dura um ano.

O júri escolheu entre 19 filmes indicados. O júri deste ano inclui o diretor sul-coreano Kim Ki Duk, o ator iraniano Babak Karimi, o ex-presidente do Hong Kong Film Award Mandfred Wong, o produtor japonês Shozo Ichiyama, o ator alemão Moritz Bleibtreu e o diretor chinês Cao Baoping. Kim Ki Duk também está em Berlim esta semana por seu filme HUMAN, SPACE, TIME AND HUMAN, selecionado no Berlinale Panorama deste ano. Babak Karimi é o protagonista de INVASION, que também participa do Berlinale Panorama deste ano.

Feng Xiaogang afirmou durante o evento: "O Asian Brilliant Stars dá aos cineastas asiáticos a oportunidade de conhecer uns aos outros e trocar experiências. Gosto muito dos filmes de Kim Ki Duk, mas nunca tinha tido a chance de conhecê-lo. O Asian Brilliant Stars abriu um diálogo – e esse diálogo continuará no futuro".

Kim Ki Duk afirmou: "Os festivais de cinema do Big Three selecionaram muitos filmes asiáticos incríveis nos últimos anos. O Asian Brilliant Stars acrescenta uma perspectiva asiática à escolha dos filmes e fortalece a voz dos cineastas asiáticos".

Da esquerda para a direita: Feng Xiaogang, Kim Ki Duk (PRNewsfoto/Asian Brilliant Stars)

Richard Shen, secretário-geral da General Secretary of Asian Film and Television Promotion, acredita que "o Asian Brilliant Stars é mais do que uma cerimônia de premiação – é uma plataforma para promover os filmes asiáticos e criar uma ponte entre a Ásia e o mundo. Se a cultura asiática deseja ter mais influência no futuro, é necessário estabelecer um diálogo interno".

Os prêmios do 2o Asian Brilliant Stars:
Feng Xiaogang: prêmio especial do júri por YOUTH
Samuel Maoz: prêmio de melhor diretor por FOXTROT
Chutimon Chuengcharoensukying: prêmio de melhor atriz por BAD GENIUS
Chang Chen: prêmio de melhor ator por BROTHERHOOD OF BLADES II: THE INFERNAL BATTLEFIELD
Yan Geling: prêmio de melhor roteirista por YOUTH
Zhang Yang: prêmio de melhor produtor por PATHS OF THE SOUL
Zhong Chuxi: prêmio de novo talento asiático por YOUTH

Lista de filmes do 2o Asian Brilliant Stars
Brotherhood of Blades II: The Infernal Battlefield (China)
Wolf Warriors II (China)
Path of The Soul (China)
Our Time Will Come (China)
Chasing the Dragon (China, Hong Kong)
Love Education (China, Hong Kong)
The Day After (Coreia do Sul)
I Can Speak (Coreia do Sul)
Anarchist from Colony (Coreia do Sul)
Grain (Turquia, Alemanha, França, Suécia)
Foxtrot (Israel, Alemanha, França)
Dangal (Índia)
Pauwi Na (Filipinas)
What a Wonderful Family! (Japão)
The Third Murder (Japão)
Mumon: The Land of Stealth (Japão)
A Man of Integrity (Irã)
Youth (China)
Bad Genius (Tailândia) 

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/645139/Asian_Brilliant_Stars_Berlin.jpg   
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/645140/Asian_Brilliant_Stars_Feng_Xiaogang.jpg   
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/645141/Asian_Brilliant_Stars___Feng_Xiaogang___Kim_Ki_Duk.jpg 

FONTE Asian Brilliant Stars

Voltar noticias em Português no Mundo