Organização Internacional da Propriedade Intelectual: A China Leva Pedidos de Patentes Internacionais a Níveis Recordes; Cresce Demanda por Proteção de Marcas e Desenhos Industriais

Organização Internacional da Propriedade Intelectual: A China Leva Pedidos de Patentes Internacionais a Níveis Recordes; Cresce Demanda por Proteção de Marcas e Desenhos Industriais

PR Newswire

GENEBRA, March 21, 2018

GENEBRA, March 21, 2018 /PRNewswire/ --

A China subiu para a segunda posição entre as fontes de pedidos de patentes internacionais depositados por meio da OMPI em 2017. Aproximou-se, assim, dos Estados Unidos, líder de longa data, em mais um ano recorde para os serviços de propriedade intelectual da OMPI para patentes, marcas e desenhos industriais.

Duas empresas chinesas de tecnologia foram as principais depositantes de pedidos de patentes internacionais em 2017: a Huawei, em primeiro lugar, e a ZTE em segundo lugar, seguidas pela Intel, Mitsubishi e Qualcomm. No cômputo geral, inventores do mundo inteiro depositaram 243.500 pedidos de patentes internacionais através da OMPI, registrando um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.

O Japão registrou um forte crescimento em 2017, mas foi desalojado da segunda posição pela China, a qual, segundo as tendências atuais, deverá ultrapassar os Estados Unidos dentro de três anos, como a maior fonte de pedidos depositados nos termos do sistema PCT (Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes) da OMPI - um sistema que tem ajudado a difundir inovação no mundo inteiro desde que iniciou suas operações, há 40 anos.  

"Este rápido aumento na utilização, por parte da China, do sistema de patentes internacionais mostra que os inovadores chineses estão se voltando cada vez mais para o exterior, a fim de difundir suas ideias originais em novos mercados, já que a economia chinesa segue mantendo sua dinâmica de transformação rápida", disse Francis Gurry, Diretor Geral da OMPI. "Isto faz parte de uma mudança mais abrangente em matéria de geografia da inovação, com metade de todos os pedidos de patentes internacionais provindo atualmente do Leste Asiático".

A demanda aumentou em 5% para o serviço internacional da OMPI de pedidos de marcas registradas (o Sistema de Madri), que registrou 56.200 pedidos encabeçados pelos principais solicitantes L'Oréal, da França, com 198 pedidos, seguida pela Richter Gedeon Nyrt., da Hungria (117), e a ADP Gauselmann GMBH, da Alemanha (104).

O número de desenhos industriais apresentados nos pedidos de patentes depositados por meio do Sistema de Haia da OMPI aumentou 3,8%, chegando a 19.429 desenhos contidos nos pedidos internacionais. A Samsung Electronics, da República da Coreia (762 desenhos), e a LG Electronics (668) classificaram-se, respectivamente, em primeiro e em segundo lugar entre os principais solicitantes, seguidas pela Fonkel Meubelmarketing, dos Países Baixos (490).

Este é o oitavo ano consecutivo de aumento para todos os três sistemas da OMPI de depósito de pedidos.

Para mais amplas informações: http://www.wipo.int/pressroom/en/documents/pr_2018_816_p.pdf

Voltar noticias em Português no Mundo